potencializar o atendimento

Implemente estratégias para potencializar o atendimento ao cliente em sua empresa e venda mais6 min read

Para se destacar no mercado, além de oferecer bons produtos e/ou serviços, uma empresa precisa, efetivamente, garantir uma boa experiência de compra e feedback ao cliente. Assim sendo, potencializar o atendimento é uma saída que tem auxiliado diversas instituições, físicas ou online. Se você ainda tem alguma dúvida sobre investir no bom atendimento ao cliente, confira esses dados:

  • Segundo a American Express, 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento;
  • Já um estudo da NewVoice concluiu que 58% das pessoas nunca mais voltam a contatar e consumir produtos e/ou serviços de uma empresa após uma experiência negativa;
  • Ainda, segundo a ThinkJar, 66% dos consumidores que trocaram de marca fizeram isso devido a um atendimento ruim.

Os dados que comprovam que o mau atendimento é uma das maiores causas de desistência de compra são inúmeros. Ainda, é claro que o atendimento deve ser sempre personalizado para cada cliente. Afinal, as pessoas mudam – e o que eu considero um bom atendimento nem sempre será o mesmo para você. Porém, existem ações básicas que revelam uma empresa preocupada com o público e auxiliam a potencializar o atendimento.

Hoje, com a utilização de canais tecnológicos de comunicação e redes sociais, oferecer um bom atendimento está ainda mais fácil. Assim sendo, confira algumas estratégias para potencializar o atendimento ao cliente em sua empresa e venda mais.

– Veja também: Atendimento ao cliente: o que é e porque é importante

 potencializar o atendimento

Como melhorar o atendimento ao clientes?

Independentemente do tamanho da sua empresa e sua área de atuação, a satisfação do cliente sempre deve vir em primeiro lugar. Ainda, esse pode ser um ponto forte na sua empresa frente à concorrência. Afinal, uma pessoa que compra de uma empresa menor busca, dentre outras coisas, um atendimento mais personalizado e exclusivo.

É por meio do atendimento que você se comunicará com o consumidor – antes, durante ou depois de uma compra. Também, pense que o cliente quer algo que vá além do óbvio. Os produtos e serviços de qualidade podem fazer com que você se destaque no mercado. Porém, é o bom atendimento e a experiência que garantem a fidelização de um cliente. Assim sendo, a empresa deve potencializar o atendimento e encantar seu consumidor.

Essa melhora de atendimento pode ser feita tanto pelos meios tradicionais de relacionamento – como o presencial ou o telefone. Porém, os canais de comunicação mais tecnológicos também se destacam, como o e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. Não é necessário optar por apenas uma estratégia ou canal de comunicação. Muito pelo contrário. O ideal é estar presente em todas as redes, fazendo com que a sua marca seja lembrada pelo público.

Assim, se você possui clientes ou prospects da geração X (nascidos entre 1961 e 1981), deve pensar em estratégias de atendimento diferente das gerações Y e Z  (nascidos a partir de 1981). Apesar de, atualmente, todos estarem aderindo às ferramentas tecnológicas, sempre atente-se em quem é o receptor da sua mensagem. Somente assim conseguirá se comunicar de maneira adequada.

– Confira: Como melhorar a satisfação do cliente e conquistar fãs para sua marca

Ferramentas para potencializar o atendimento

1. WhatsApp

Você já pensou que o WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para potencializar o atendimento ao cliente? O aplicativo de conversação é extremamente importante para as relações atuais. Mais do que isso, pode – e deve – ser utilizado pelas empresas.

Assim sendo, enxergue o WhatsApp como uma ferramenta extremamente útil de marketing digital. Ele oferece o contato próximo, personalizado e individual, e pode ser otimizado para melhorar o relacionamento com os clientes. Assim, use a plataforma para oferecer suporte, responder dúvidas, entre outros. Também, o app pode ser utilizado para enviar promoções, criar listas de transmissão ou convites para eventos especiais.

– Complemente a leitura com: Saiba como vender pelo WhatsApp e melhorar o relacionamento com seus clientes

2. Redes Sociais

Podemos citar três grandes redes sociais utilizadas no momento: Facebook, Instagram e Twitter. As 3 oferecem a possibilidade de uma comunicação dinâmica e ágil com os clientes. Assim sendo, aproveite essa oportunidade para oferecer suporte rápido e eficiente ao público. Além das postagens adequadas para cada tipo de rede social, elas também oferecem um chat para o cliente entrar em contato direto com a empresa. Faça disso um ponto positivo e garanta o melhor atendimento possível ao seu prospect.

Pense que os clientes que entram em contato via chat ou direct message (no caso do Instagram e do Twitter) necessitam de uma resposta rápida. Caso não fosse urgente, poderiam contatar a empresa via e-mail, por exemplo. Assim sendo, responda as dúvidas sempre que possível, utilize os chatbots a seu favor e, se considerar que esse é um caso que demanda mais atenção e cuidados, transfira-o para o privado (via e-mail ou telefone, por exemplo).

3. Ofereça um bom site

Além da utilização do WhatsApp e da presença nas redes sociais, também aproveite para potencializar o atendimento via site. Assim sendo, o seu endereço digital também deve fazer parte da sua estratégia de relacionamento. Para isso, otimize o site e aproveite todas as ferramentas que ele possa lhe oferecer.

Assim, disponibilize um bom FAQ. Ou seja: responda as principais dúvidas que podem guiar os consumidores nos momentos principais de uma compra. Para isso, colete as perguntas mais frequentes e crie respostas completas para cada uma delas. Normalmente, essas dúvidas referem-se ao frete, prazo de entrega, formas de pagamento, política de trocas e devolução, entre outros.

Também, disponibilize seu contato (e-mail e WhatsApp) e perfis em redes sociais. Caso a plataforma ofereça suporte e você considere plausível, disponibilize também um chat diretamente no site, para que possa resolver dúvidas rápidas.

4. Fortaleça o relacionamento via e-mail

O e-mail ainda é uma peça chave no relacionamento com o cliente. Essa ferramenta pode ser utilizada em todas as etapas da jornada de compra de um consumidor. A partir do momento em que o prospect deixar o e-mail dele disponível para você, utilize isso de maneira positiva.

O relacionamento via e-mail permite que a empresa entre em contato direto com o seu cliente. Assim, quando o material enviado é relevante, o consumidor entende que o conteúdo foi segmentado, de acordo com seus cliques e interesse na marca.

– Veja também: Veja como criar um programa de fidelidade e conheça as vantagens

Agora você já sabe como potencializar o atendimento ao cliente

Lembre sempre que o sucesso da sua empresa está diretamente ligado com a satisfação do seu cliente. Assim sendo, investir e potencializar o atendimento é ação essencial para garantir bons lucros e se destacar no mercado.

E você, já utiliza alguma(s) dessa(s) ferramenta(s) para se relacionar com o seu público? Faz uso de algum canal de relacionamento diferente? Então deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

CTA Ebook turnover

EBOOK-TURNOVER


Categorias