implementar um sistema comercial

Saiba a hora de implementar um sistema comercial e fazer uma melhor gestão da venda do seu conteúdo5 min read

Cuidar do processo de comercialização significa ter plena consciência sobre as entradas e saídas financeiras da sua empresa. Afinal, as vendas são a base para o funcionamento de toda e qualquer empresa, seja de produtos e serviços ou de conteúdos online. E muito mais do que ter controle sobre entradas e saídas, é preciso análise e sistematização de vendas para otimizar os resultados futuros.

Nesse sentido, implementar um sistema comercial essencial para a eficácia e rentabilidade da equipe de vendas. Devido ao seu poder de agregar e conectar vários serviços e áreas, essa ferramenta apresenta-se como um auxílio às mais diversas áreas, garantindo uma gestão completa aos gestores e empreendedores.

Leia também: Conheça o passo a passo para fazer o planejamento comercial

Mas, você você sabe realmente o que é um sistema comercial?

implementar um sistema comercial

O que é um sistema comercial?

O sistema comercial basicamente consiste em um software para controle e organização. Através dele, é possível gerenciar aspectos financeiros, fiscais e contábeis de uma empresa. Dessa forma, torna-se viável aumentar a quantidade e qualidade das vendas realizadas.

Também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), o sistema comercial proporciona informações sobre despesas e receitas, considerando os custos tributários dessas operações. Dentre os benefícios proporcionados por implementar um sistema comercial, podemos citar:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos prazos de entrega;
  • Redução do investimento em TI;
  • Maior autonomia na gestão de estoque, compra e venda de itens;
  • Redução de multas por atrasos tributários;
  • Menor número de demandas com contadores.

Como implementar um sistema comercial?

Embora não existam regras para implementar um sistema comercial, algumas boas práticas deixam o processo facilitado – algo que ajuda a evitar dores de cabeça entre a  empresa e seus funcionários.

Envolva as equipes como um todo

É fato que ao implementar um sistema comercial algumas mudanças passam a acontecer na empresa. Fatores esses que podem alterar a rotina diária, desde a organização até metodologia de trabalho. Nesse sentido, investir em uma comunicação transparente é uma é uma forma de manter os colaboradores unidos. Além disso, eles se sentirão parte das mudanças que ainda estão por vir.

Treine as equipes

Outro aspecto importante a ser lembrado é que implementar um sistema comercial proporciona maior produtividade devido à redução dos prazos de entrega. Dessa forma, investir na capacitação dos colaboradores é essencial para que a qualidade acompanhe o aumento nas vendas.

Característica que garante, além de qualidade, conhecimento sobre os produtos oferecidos pela empresa e segurança para lidar com a ferramenta de gestão. Mas, para que o treinamento seja proveitoso, é necessário identificar a necessidade de cada setor.

Contrate profissionais para implementar um sistema comercial

Implementar um sistema comercial é um processo complicado, ainda mais quando se tem toda uma empresa para administrar. Nesse sentido, contratar profissionais responsáveis pelo processo é mais do que bem vindo. Essa escolha garante qualidade e eficácia no desenvolvimento do projeto.

Esses profissionais são de grande ajuda para a empresa, uma vez que eles prestam assistência sanando as principais dúvidas geradas pela equipe. Ou seja, é um suporte antes, durante e depois da implementação. Garantindo assim adequação da equipe no uso da ferramenta no trabalho.

Adeque a ferramenta às necessidades de sua empresa

Ao implementar um sistema comercial no negócio ele vem com algumas funções pré-estabelecidas. No entanto, cada empresa funciona de um determinado modo, com fluxos e processos próprios. Somente o empreendedor poderá personalizar a ferramenta para que ela se adeque e atenda aos seus objetivos.

Essa é uma das vantagens do sistema ERP, que possibilita personalização aos desenvolvedores. Proporcionando assim adequação aos mais diversos tipos de empresas – desde uma empresa de e-commerce até um serviço de marketing digital.

Agora você deve estar se perguntando “e como saber a hora de implementar um sistema comercial?”. Veja:

Quando implementar um sistema comercial?

Essa é uma questão complicada, afinal trata-se de uma  ferramenta que deve estar alinhada às estratégias da sua empresa. Dessa forma, ao passo que o negócio cresce é necessário implementar soluções para que ele se torne escalável. Além de proporcionar meios para que o empreendedor deixe de executar tarefas relacionadas à produção e passe a realmente gerenciar a organização.

Claro, simplesmente implementar um sistema comercial não é sinônimo de resolução de problemas operacionais. No entanto, quando bem aplicado, o sistema pode proporcionar resultados cada vez mais positivos à empresa, aumentando os ganhos financeiros, além da competitividade no mercado.

Nesse sentido, cabe ao empreendedor fazer uma análise da rentabilidade e situação atual. Em todo caso, se o objetivo do negócio é crescer uma boa dica é começar estruturando os processos.

Você também pode se interessar por:Veja como fazer uma proposta comercial completa para seus clientes

O que podemos concluir ao implementar um sistema comercial?

Implementar um sistema comercial significa investir em uma ferramenta que facilita a gestão dos processos comerciais, garantindo assim um acompanhamento completo de gestores a emprendedores. Através dessa ferramenta é possível ter total controle sobre valores e a receber, além de análise e otimização de resultados, fatores que proporcionam ganhos financeiros e de processos para o negócio.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias