planejamento de projeto digital

Conheça as ferramentas e estratégias para fazer planejamento de projeto digital

O planejamento é a chave para o sucesso em todas as áreas. E tratando-se do mercado digital não seria diferente. Assim sendo, confira alguma dicas e informações relevantes para saber como fazer um planejamento de projeto digital eficiente. Se o seu objetivo é criar conteúdos e cursos online, confira como acertar em cheio o seu público alvo com estratégias e técnicas efetivas.

planejamento de projeto digital

O que é o planejamento de projeto digital?

Como o nome sugere, o planejamento de projeto digital é o documento que serve para guiar todo o processo de criação, produção e divulgação de um produto. Tratando-se de um produto inteiramente digital – como um curso online, por exemplo, – ferramenta que se torna essencial nesse processo é o marketing digital.

Assim sendo, se você possui uma ideia de projeto digital, mas não sabe por onde começar, confira o nosso passo a passo para colocar em prática esse projeto. Ainda, lembre-se sempre que um bom planejamento é essencial para mensurar e garantir o sucesso de um bom produto.

Como fazer um planejamento de projeto digital? Confira nosso passo a passo:

Independente do produto online que você irá comercializar, é importante que o planejamento de projeto digital siga o mesmo esqueleto. Isso acontece porque o conteúdo do planejamento será alterado, porém, seu formato pode ser o mesmo em qualquer situação. Assim sendo, tome nota do passo a passo e desenvolva-o de acordo com o seu serviço/produto:

1. Defina claramente seus objetivos e metas

Se você deseja oferecer um serviço ou produto no mercado, você precisa ter seus objetivos bem definidos. Assim sendo, esse é o primeiro passo de um planejamento de projeto digital.

Aproveite esse tópico para definir as seguintes questões:

  • Quais soluções seu produto irá apresentar?
  • Qual o seu diferencial?
  • Qual é a sua persona?
  • Qual o seu objetivo concreto com esse produto?
  • O que você oferece que os seus concorrentes não oferecem?
  • Quais as expectativas em relação ao projeto?
  • Qual a melhor maneira de alcançá-las?

2. Quais serão os recursos necessários para colocar em prática o seu projeto digital

Para transformar o projeto em produto e, principalmente, alcançar os objetivos propostos, é importante levantar a questão financeira. Assim sendo:

  • Quais recursos serão necessários para o seu produto sair do papel?
  • Você já possui essas requisições – equipe, parceiros, equipamento, plataforma, investidores, infraestrutura, etc? Será necessário investir em alguma dessas áreas?
  • Quanto está disposto a investir, caso necessário?

3. Quem fará o que?

O planejamento de projeto digital também deve deixar pré estipulado as tarefas a serem desenvolvidas por cada pessoa da equipe. Isso faz com que todos os envolvidos no projeto sintam-se responsáveis e engajados na criação, produção e divulgação do material.

4. Desenvolva um cronograma

Outra parte essencial de um planejamento, seja ele qual for, é desenvolver um cronograma. Assim sendo, esse cronograma deve ser feito levando em consideração todas as etapas do projeto: desde o planejamento inicial, passando pela criação, produção, entrega e pós-vendas.

Disponibilize esse cronograma em uma plataforma que seja flexível e facilmente utilizada por todos da equipe. Você pode utilizar o Google Calendar para estipular prazos e datas. Também, pode fazer o uso de ferramentas como o Trello ou o Runrun.it para facilitar essas ações.

– Veja também: Como planejamento de marketing ajuda na divulgação de cursos online

5. Mantenha o acompanhamento

O planejamento de projeto digital não termina no momento em que o seu produto é lançado. Assim sendo, também faz parte desse documento definir a estratégia de acompanhamento do projeto após a entrega. Como a sua empresa fará a avaliação de feedback com os consumidores? Como será feita a campanha de divulgação? Haverá investimento contínuo e em marketing digital?

Essa etapa é essencial para mensurar o resultado positivo de um produto digital. Isso porque: por melhor planejado e implementado que seja um projeto digital, ele não estará 100% pronto até que os usuários o utilizem. Ainda, você não terá noção dessa aprovação dos clientes se não investir em ações de relacionamento e marketing digital.

As melhores ferramentas para otimizar o planejamento de projeto digital

As 5 etapas citadas acima são essenciais para garantir o sucesso de qualquer produto digital. Foram citadas as ferramentas como o Google Calendar, o Trello e o Runrun para facilitar todo os processo de desenvolvimento de um projeto. Porém, também existem outras plataformas tecnológicas que não só podem, como devem, ser utilizadas em um bom planejamento de projeto digital. Pensando nisso, separamos algumas outras soluções importantes nesse processo:

Para definir a sua persona ideal

Uma das etapas do planejamento de projeto digital é definir os seus objetivos. Nele, está incluída a definição da sua persona ideal. Para isso, existem 3 ótimas ferramentas que você pode usar. São elas: Google Forms, Make my Persona e o Gerador de Personas.

Checklist, organização e definição de tarefas

Para a organização como um todo, o Evernote é uma ótima ferramenta. Gratuito e intuitivo, ele funciona por meio do site ou de aplicativo. Permite a criação de checklists, produção de textos, lembretes, entre outros. Assim, destaca-se no que diz respeito à organização – juntamente com o Trello, o Runrun.it e o Google Calendar, citados anteriormente.

–  Para saber mais sobre o Evernote, confira: Conheça os recursos e saiba como usar o evernote para melhorar sua rotina

Outra importante ferramenta para organização é o Contentools. Dentre suas inúmeras funções, a plataforma também permite que seja controlado o andamento dos seus conteúdos, o agendamento de entregas e as datas de publicação automática.

Colocando em prática o planejamento de projeto digital

Assim sendo, seja quais forem as suas ferramentas escolhidas, atente-se ao nosso passo a passo e acerte em cheio na sua produção de planejamento de projeto digital. Todavia, entenda que esse é um passo essencial para, no futuro, saber como mensurar o sucesso do seu produto.

Assim, você também estará preparado para fazer lançamentos com mais experiência, prática e conhecimento.

E então, você, já fez um bom planejamento de projeto digital? O que acredita ser mais importante para acertar em cheio nessa tarefa? Deixe seu comentário!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias