Você com certeza já ouviu falar sobre a Geração Millennials, certo? Formada por pessoas que nasceram entre 1980 e o final da década de 90, a Geração Millennials representará o grupo mais importante da população ativa a partir de 2025. Assim sendo, essa é a geração que assumirá os papéis de líderes, gestores e colaboradores em um futuro próximo. Porém, você sabe quais são as principais características dos jovens Millennials?

Então confira esse artigo e entenda como acertar nas estratégias de treinamentos corporativos para essa geração. Assim, estará mais preparado para criar um ambiente de trabalho produtivo. É claro, de acordo com o novo formato de pensamento e experiências dessa nova geração.

geração millennials

A mudança que a Geração Millennials representa para o mundo

Primeiramente é essencial ressaltar que essa é a primeira geração de nativos digitais. Ou seja: os Millennials já nasceram inseridos em um mundo no qual a tecnologia está englobada no seu dia a dia. Assim, essas são pessoas que utilizam dessas ferramentas em sua vida pessoal e profissional. Ainda, mais do que isso, estão sempre em busca de novidades que possam facilitar e otimizar a sua rotina.

Também é importante ressaltar que essa é a geração responsável por toda uma mudança no mercado em âmbito geral. Isso acontece pois os Millennials são pessoas que alteraram a maneira de produzir e consumir – produtos e informações. Ainda, são pessoas que estão em busca de qualificação e satisfação pessoal, muito mais do que apenas as questões financeiras. Assim sendo, cabe à empresa saber como lidar com esses anseios da nova geração.

Ponto que merece grande destaque é que os integrantes da Geração Millennials são pessoas que gostam e apoiam as mudanças. São engajados e estão sempre em busca de novidades e tecnologias. Essa é uma geração mais otimista do que a anterior e está mais disposta a enfrentar desafios. Assim sendo, podem ser a solução para apresentar questões inovadoras – seja na vida pessoal ou no âmbito empresarial.

A Geração Millennials no mercado corporativo

Esqueça o formato “tradicional” de trabalho, em que o profissional apenas vai para a empresa, realiza a mesma função todos os dias, e vai embora. A Geração Millennials quer mais do que isso. E, quando sente-se desvalorizado, o profissional dessa geração não hesita em procurar novos ares.

Segundo a publicação Millennial Survey divulgada pela Deloitte, apenas 28% dos ‘Millennials’ sente que a empresa em que trabalha atualmente aproveita de maneira efetiva todas as capacidades que ele possui. Ainda, mais da metade dos profissionais possuem o objetivo de tornarem-se líderes. O resultado? É observado que, no local de trabalho, os Millennials trocam de emprego com maior frequência do que as gerações anteriores.

E essa é uma ação que reflete em toda a sociedade: famílias são formadas mais tarde, jovens demoram mais tempo para sair da casa dos pais, a qualidade de vida é prioridade – e não, necessariamente, uma carreira longínqua na mesma instituição. Porém, goste ou não, essa é a geração do presente e futuro próximo. Por isso, se uma empresa deseja crescer no mercado atual, deve entender e compreender as exigências dos Millennials. Mais do que isso, precisa utilizar a seu favor esse conhecimento e, com isso, valorizar seus colaboradores.

– Confira: Veja como desenvolver uma cultura de inovação nas empresas

As principais características do profissional Millennial

É comum que os profissionais da Geração Millennial tenham certas características a serem observadas. Dentre elas, destacamos:

  • Os Millennials costumam aceitar e incentivar empresas que trabalham com tecnologias modernas e inovadoras;
  • São profissionais ambiciosos;
  • São pessoas que valorizam o fato de ter um mentor profissional, que auxilie na carreira e ajudem no desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Valorizam a comunicação transparente entre os colaboradores e líderes de uma empresa;
  • São sociáveis e consideram importante um ambiente de trabalho participativo e divertido;
  • Sentem a necessidade de serem valorizados e qualificados.

Geração Millennials: rapidez, exigência e propósito

Lembre-se: a Geração Millennials está a um clique de resolver alguma dúvida ou obter uma informação. Por isso, são pessoas que prezam por empresas que ofereçam mais. Ainda, é importante ressaltar que essa geração valoriza mais o propósito de um negócio do que o lucro que ele oferece. Segundo o mesmo estudo da Millennial Survey, 6 em cada 10 Millennials levam a sério a “missão” de uma empresa na hora de escolher o seu atual emprego.

Segundo levantamento da Trendsity divulgado pela Época Negócios, 64% dos Millenials consideram sua geração mais exigente e difícil de satisfazer. E isso é válido tanto para os consumidores quanto para os profissionais que estão no mercado de trabalho. Outro dado que merece destaque é que, dentre os entrevistados, 62% se frustram ou se desmotivam mais rapidamente se não conseguem resultados rápidos no trabalho.  

Com essas informações, entende-se que a Geração Millennials é exigente, preza pela rapidez e por um bom propósito de vida. E essas questões estendem-se da vida pessoal para a profissional.

– Você também pode se interessar por: Conheça boas práticas de inovação para implementar em seu negócio

Adaptando-se ao mundo atual

Se a sua empresa foi criada nos últimos anos, possivelmente já está inserida no mundo da Geração Millennials. Porém, se a sua instituição já possui mais tempo de vida, é essencial pensar em uma transição a fim de torná-la atual.

Seja como for, independentemente de área de atuação, tamanho da empresa e número de colaboradores, é essencial entender que em pouco tempo a Geração Millennials ocupará grande parte do seu quadro de colaboradores.

Assim sendo, se a empresa deseja contratar e reter seus principais talentos, é necessário que entenda o que move esses profissionais. Dessa forma, é mais do que preciso conhecer as novidades do mercado, investir em inovações e, principalmente, valorizar o seu patrimônio humano.

E você, faz parte da Geração Millennials? Conta com colaboradores na sua empresa que fazem parte dessa geração? Consegue observar as mudanças no comportamento desses profissionais? Deixe seu comentário!

[wen_cta id=”6405″]


Categorias