ferramentas de inbound marketing

9 ferramentas de Inbound Marketing para você implementar hoje

O Inbound Marketing já é realidade para as empresas que desejam se destacar no mundo online e, com isso, conquistar autoridade e novos clientes. Assim, com frequência surgem novas ferramentas de Inbound Marketing, cada vez mais eficientes e atualizadas.

É importante ressaltar que o Inbound Marketing revolucionou de vez a maneira de fazer marketing digital. Assim, ao conhecer e utilizar suas técnicas, ao invés de empurrar produtos e serviços sem relevância para o público geral, esse método atrai as pessoas certas para o seu negócio. Porém, para acertar em cheio nessa estratégia, é essencial conhecer as melhores ferramentas de Inbound Marketing atuais.

Sabendo disso, selecionamos aqui 9 ferramentas de Inbound Marketing que precisam ser utilizadas por empresas que acreditam e desejam investir nessa estratégia. Confira e opte por aquelas que melhor condizem com as necessidades da sua marca.

ferramentas de inbound marketing

Os principais termos de Inbound Marketing

Antes de conhecer as ferramentas de Inbound Marketing essenciais para a sua empresa, selecionamos os principais termos que precisam ser conhecidos por aqueles que irão atuar na área. Assim, se você irá acrescentar o Inbound Marketing em sua estratégia, é importante conhecer sobre:

  • SEO;
  • Keywords, ou palavras-chave;
  • Analytics;
  • E-mail marketing;
  • Automação de marketing;
  • Marketing de conteúdo e certificação;
  • Landing pages;
  • Redes sociais;
  • CRM.

Esses são apenas alguns dos itens essenciais que auxiliam a compor uma boa estratégia de Inbound Marketing. Sabendo disso, é hora de conhecer as principais ferramentas de Inbound Marketing que farão com que suas metas e objetivos sejam alcançados. Optamos por selecionar uma ferramenta para cada um dos 9 tópicos citados acima.

– Veja também: Dicas de SEO para cursos online

As 9 ferramentas de Inbound Marketing para prestar atenção

1. SEMRush – SEO

O nosso primeiro tópico sobre as ferramentas de Inbound Marketing citado anteriormente é o SEO. Assim sendo, o SEMRush é muito útil nesse momento. Ele é uma das melhores plataformas para as empresas que trabalham com marketing de conteúdo e SEO.

O SEMRush permite que você visualize o tráfego mensal do seu site e analise a concorrência. Ainda, oferece a possibilidade de descobrir quais keywords você está ranqueando e identificar outros sites que estão fazendo backlinks para o seu blog. Ou seja: que estão utilizando links do seu blog como referência.  

O SEMRush possui uma versão gratuita, com certas limitações, e planos pagos. Para conhecer, a nossa dica é: experimente e versão gratuita e, caso ache importante, garanta a versão premium para a sua empresa.

2. Google Keyword Planner – Keywords, ou palavras-chave

O segundo ponto importante para dominar as ferramentas de Inbound Marketing é utilizar uma plataforma que auxilie nas keywords. Nesse cenário, o Google Keyword Planner se destaca.

A ferramenta é integrada ao Google AdWords e auxilia na busca detalhada por palavras-chave. Ainda, o Google Keyword Planner mostra as tendências dos conceitos buscados. A ferramenta é gratuita, porém é preciso que você tenha uma conta no AdWords para utilizar a pesquisa de palavras-chave.  

3. Google Analytics – Analytics

Conhecer e saber como manusear o Google Analytics também é essencial para o funcionamento do Inbound Marketing. A ferramenta auxilia a monitorar sites e blogs, oferecendo dados sobre tráfego, conversões, redes sociais e campanhas de mídia paga. Além de ser extremamente importante para a estratégia de marketing de conteúdo, o Google Analytics é gratuito e oferece inúmeras possibilidades para alavancar sua marca online.

4. MailChimp – E-mail marketing

O MailChimp é uma excelente plataforma de e-mail marketing. Fácil de ser utilizada, eficiente e com várias funções, o MailChimp é uma boa opção para fazer a comunicação com o público via e-mail marketing. Também é importante lembrar que o MailChimp é uma das plataformas de email marketing mais conhecidas, principalmente pela facilidade de uso, eficácia e baixo custo.

– Veja também: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

5. RD Station – Automação de marketing

Criada pela Resultados Digitais, empresa brasileira, a RD Station é uma plataforma de automação de marketing extremamente eficiente. Dentre as ferramentas de Inbound Marketing, a RD permite que você crie fluxos de e-mail para nutrir leads, desenvolva campanhas de e-mail marketing, landing pages, testes A/B, entre outras funções. Assim sendo, é uma ferramenta muito funcional para quem deseja se destacar na estratégia de Inbound Marketing e tem o plus de ser uma plataforma 100% nacional.

6. EADBOX – Marketing de conteúdo e certificação

O Inbound Marketing está diretamente ligado com a produção de marketing de conteúdo. Assim sendo, a EADBOX é uma ferramenta que auxilia nessa função – e ainda oferece o diferencial da certificação. Brasileira, a plataforma oferece toda a informação necessária para aqueles que desejam ter sucesso na utilização das ferramentas de Inbound Marketing de maneira correta e efetiva.

7. Unbounce – Landing pages

As landing pages são essenciais para uma boa estratégia de Inbound. Assim, contar com uma ferramenta especializada nesse item pode ser importante para a sua empresa. Nesse cenário, a Unbounce se destaca. Ela é extremamente intuitiva e utiliza o mecanismo de “clicar e arrastar”. Assim, você cria a página da maneira que preferir, totalmente personalizável. Todavia, para utilizar das facilidades da Unbounce, é preciso investir pelo menos $79 dólares por mês, que é o valor do plano básico.

8. Buzzsumo – Redes Sociais

Para empresas que utilizam redes sociais, é interessante conhecer o Buzzsumo. Isso porque a plataforma auxilia a aumentar a visibilidade da marca nesses canais. O app aponta quais conteúdos tiveram mais interação de acordo com a sua pesquisa. Assim, o Buzzsumo funciona como uma forma de verificar quais conteúdos são mais relevantes. Também, permite que você tenha insights para criar materiais de qualidade e que terão mais chances de ser compartilhados nas redes sociais.

Dica extra: além do Buzzsumo, que auxilia a entender o que é tendência no momento, você também pode controlar melhor as suas redes sociais com o uso de outras ferramentas. O Postcron é uma dessas. A plataforma é importante para ajudar no gerenciamento de páginas. Ele permite que você planeje e agende postagens para vários canais de maneira ágil e fácil de ser entendida.

9. Pipedrive – CRM

Para ter um com CRM de vendas, uma dica é utilizar o Pipedrive. A ferramenta une todas as informações dos usuários em um funil de vendas virtual. Assim, você tem uma visualização rápida de toda a sua estratégia de vendas, organizando os clientes de acordo com a sua etapa na jornada de compras.

Ademais, conhecendo todas essas etapas e ferramentas de Inbound Marketing, você está mais preparado para acertar sua estratégia de vendas e relacionamento. E então, você já utiliza alguma dessas ferramentas na sua empresa? Quais são as suas preferidas? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias