agile marketing

Agile Marketing: comece a implementar este método de gestão em sua equipe

Você já ouviu falar sobre Agile Marketing? Como o próprio nome sugere, o Agile Marketing é baseado em uma gestão ágil de projetos. Ainda, quando bem aplicado, o resultado é extremamente positivo – e você logo irá entender o motivo.

Hoje o tempo é escasso. Seja para empresas, colaboradores, clientes, patrocinadores, entre outros. Assim sendo, conhecer e dominar processos que tragam bons resultados de maneira acelerada é essencial para os negócios. Nesse cenário, o Agile Marketing se destaca e recebe cada vez mais atenção das instituições.

Isso acontece porque esse método de gestão auxilia a encontrar um equilíbrio e flexibilidade nas tarefas a serem executadas. Ao implementar o Agile Marketing uma empresa passa a trabalhar de maneira mais efetiva – e, ainda, está pronta para lidar com possíveis mudanças de última hora, sem que isso desestruture toda a organização da equipe. Resumidamente, o Agile Marketing consiste em pegar um problema e dividi-lo em partes menores. Essas pequenas tarefas devem ser realizadas em ciclos. Assim, ao término de cada ciclo, uma parte do projeto é entregue. Tudo muito bem explicado e feito de maneira que otimize o tempo e recursos.

Assim, se você deseja contar com uma estratégia ágil e efetiva, confira os benefícios do Agile Marketing para sua gestão e aprenda a implementá-lo em sua empresa.

– Veja também: Monte um planejamento estratégico de marketing e obtenha melhores resultados

agile marketing

Agile Marketing: a solução para lidar com muitas demandas

O profissional que trabalha com o marketing sabe que, atualmente, precisa se dividir em inúmeras funções. Ainda, deve estar atualizado e sempre por dentro das novas ferramentas, funcionalidades e plataformas que são criadas. Isso acontece porque as as tecnologias evoluem. Assim, é necessário acompanhar tendências, concorrentes e lidar com o número elevado de canais de relacionamento.

À equipe de marketing, cabe a responsabilidade de gerir todos esses canais. São inúmeras redes sociais, campanhas de e-mail marketing, produção de conteúdo relevante por meio das estratégias de Inbound Marketing, entre outros. Todas essas exigências do mercado faz com que o time de marketing precise conhecer sobre essas novas tecnologias e encontrar as melhores soluções para cada situação. Ainda, um projeto de marketing leva tempo para ser feito e executado, levando em consideração todas essas necessidades.

Assim, nesse cenário, o Agile Marketing começa a ganhar cada vez mais destaque. Ele auxilia a fazer toda a gestão da equipe, organizando e selecionando as tarefas de acordo com prioridades. Tudo isso de maneira mais rápida e pensada para um menor espaço de tempo.

O Agile Marketing surgiu da necessidade de se adaptar às inovações

O modo de consumo vem sendo mudado de acordo com a tecnologia. Assim, o marketing também precisou se adaptar a essas mudanças, que fazem com que o ritmo de vida seja mais rápido.

Assim, em 2001 o Agile Marketing como conhecemos hoje foi citado pela primeira vez. O método foi citado no “Manifesto do Desenvolvimento Ágil”, obra que determina os principais 12 princípios dessa filosofia. Conheça esses itens – já adaptados para a realidade de uma equipe de marketing de conteúdo.

Como aplicar o Agile Marketing em sua equipe? Conheça os 12 princípios dessa teoria:

1. Em primeiro lugar: a satisfação do cliente

Esse é o ponto crucial do Agile Marketing: satisfazer o cliente. É importante lembrar que conquistar um cliente, satisfazê-lo e deixá-lo encantado com a sua marca é uma tarefa contínua. O relacionamento com o cliente deve ser nutrido sempre, para que ele volte a fazer negócios com a sua empresa. Assim sendo, é importante pensar nessa satisfação inclusive no período de pós vendas.

2. Esteja pronto para mudanças

O Agile Marketing exige que a empresa esteja preparada para mudanças e adaptações. Portanto, é importante estar sempre pronto para encontrar novas oportunidades e enfrentar novos desafios. Essas ações devem estar coordenadas com as novas necessidades de mercado. Assim, a empresa deve sempre satisfazer essas exigências que surgem de tempos em tempos. No Agile Marketing, a mudança é bem vinda e deve ser incorporada sem estresse.

3. Frequência e constância

O Agile Marketing ressalta que é importante manter sempre entregas constantes e frequentes. Tratando-se do marketing de conteúdo, é essencial manter as redes sociais atualizadas, fazer postagens em blogs, produzir materiais ricos, desenvolver campanhas de e-mail, entre outros.

4. Equipe multidisciplinar e unida

Para o Agile Marketing funcionar como deve, é essencial que as equipes estejam integradas e unidas. Assim, o time de marketing e de vendas, por exemplo, irão executar melhor as suas funções. A empresa deve mostrar o quão essencial é contar com equipes unidas e integradas.

5. Engaje e motive as equipes

Pessoas engajadas e motivadas produzem mais. Ainda, entregam um serviço de melhor qualidade e, com isso, os resultados da empresa são positivos. Para isso, o ideal é desenvolver atividades de treinamento e desenvolvimento a fim de conquistar um melhor ambiente de trabalho.

– Veja também: Obtenha melhores resultados com capacitação de equipe

6. Comunicação é essencial

O Agile Marketing preza por uma comunicação transparente e eficiente entre todos os canais envolvidos. Sejam gestores, colaboradores, parceiros, investidores ou clientes, a mensagem deve ser sempre clara.

7. Estratégias funcionais no dia a dia

A melhor maneira de mensurar o sucesso real em uma empresa é perceber o seu andamento no dia a dia. Assim, é importante lidar com situações em que é possível colocar em prática as mudanças funcionais na rotina dos colaboradores. Essas são ações pequenas, mas que, com o tempo, fazem toda a diferença.

8. Processos ágeis e sustentáveis

Os processos sugeridos pelos Agile Marketing são, claramente, ágeis. Com isso, levam menos tempo para serem feitos e tornam-se sustentáveis. Isso acontece porque demandam 100% de atenção em um pequeno período de tempo. Assim, não é necessário o retrabalho – e, com isso, não é perdido tempo ou recurso. O que nos leva ao próximo tópico:

9. Excelência nas ações

O objetivo é fazer melhor em menos tempo. Assim, o Agile Marketing ressalta que as atividades devem ser feitas de maneira contínua, sem interrupções e com menores chances de falhas humanas.

10. Simplicidade

Tarefas simples e bem explicadas representam uma maior chance de sucesso. No Manifesto do Agile Marketing, a simplicidade é citada como uma arte. E existem bons motivos para isso. Afinal, tudo o que pode ser simplificado represente, no fim, uma economia de tempo e recursos.

11. Autodisciplina e auto organização

Um time que trabalha com os princípios de Agile Marketing precisa saber se organizar por conta própria. Por acontecerem mudanças e ser um processo flexível, é importante definir prioridades e avaliar possibilidades sempre que possível. Os times são responsáveis por apresentarem melhores estratégias e atender às novas demandas que surgirem.

12. Avaliação de desempenho

Por último, mas não menos importante, o manifesto ressalta a avaliação do desempenho. Essa é a hora de ter a certeza de que os processos foram efetivamente bem sucedidos. É importante lembrar que a avaliação de desempenho no Agile Marketing é constante e deve sempre seguir as novidades propostas. Aqui, cabe à empresa acompanhar métricas, mensurar os resultados e incentivar o diálogo. Assim, será possível otimizar os próximos planejamentos e melhorar o desempenho geral.

Agora que você conhece os 12 princípios do Agile Marketing, que tal colocá-los em prática?

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias