SEO-para-cursos-online

Dicas de SEO para cursos online

Fala pessoal, mais um texto meu aqui hoje!

Dessa vez falarei sobre SEO e aqui você vai entender melhor o que é SEO para cursos onlines e algumas técnicas que você pode utilizar para melhorar seu rankeamento e suas pesquisas orgânicas.

Você também pode assistir essas dicas em vídeo: Palestra online EADSUMMIT – SEO para Cursos Online.

Então, vamos lá?

 

1. O que é SEO?

É um conjunto de técnicas que tornam o seu site mais amigável para os mecanismos de busca, ajudando a aumentar o seu tráfego orgânico (tudo que um usuário encontra sobre você ou sua empresa em um buscador – exemplos de buscadores: google, bing, yahoo, duckduckgo, e outros buscadores) e que não é nada que você pagou para aparecer, foi algo orgânico/ gratuito.

 

2. Porque SEO para cursos online é importante

* Trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.
Quando você utiliza técnicas de SEO em seu curso online, você melhora o seu rankeamento e seu posicionamento para os seus buscadores, e com isso você reduz custos com anúncios e melhora a aparição da sua marca, melhora a aparência dos seus links perante seus concorrentes.

 

3. Otimização técnica

São três áreas fundamentais da otimização:

Otimização técnica (sitemaps, robots e etc);
SEO On Page (Otimização de páginas);
SEO Off Page (Otimização off-page).

 

4. SEO On Page (Otimização de página)

É tudo o que está dentro do seu site, ou seja, sobre o que você tem controle. Sempre ficando em seu usuário.

Exemplos: conteúdo, velocidade, meta – tags, URL amigável e usabilidade.

google-page-speed

“Ninguém constrói um site para os motores de busca. Nós construímos sites para pessoas, Google.”

Dicas de como melhorar as páginas, passo a passo:

  • Escolher a palavra-chave: Nesse caso escolhi gravar vídeo aula ou gravar videoaula;
    palavra-chave-gravar-video-aula
  • Hora de priorizar as palavras-chave que eu escolhi otimizar;
  • É fácil ficar ganancioso e querer ir atrás das palavras-chaves de maior volume, mas ao invés disso, escolha um par de palavras de menor volume, mas mais longo e que representava exatamente o que a postagem é – estes são chamados palavras-chave long tail (cauda longa);
  • Por que usar as palavras de cauda longa? Porque elas são mais específicas e aumentam a probabilidade de as pessoas encontrarem o que elas realmente estavam procurando;
    ferramentas-para-gravar-video-aula
  • Menor volume de palavras-chave geralmente torna menos competitivos em termos de ranking de pesquisa.

DICA: realizar pesquisa de palavras-chave não só permite que você saiba quais palavras focar, mas também é uma boa avaliação para saber se vale a pena escrever uma postagem no blog ou criar material sobre este tópico. Por isso que este é o primeiro passo.

ERRO que a maioria das pessoas cometem quando estão começando em SEO é só escrevem sobre a palavra. Pense sobre a experiência do usuário em primeiro lugar, se os leitores acham difícil entender o que você está tentando comunicar, então você falhou em seu objetivo de fornecer conteúdo valioso para eles.

ESQUEÇA a lista de palavras-chave por um tempo e apenas escreva. Depois de terminar, você pode começar com a otimização do conteúdo.

 

Como crescer o SEO para cursos online:

  • O título da página é o nome que você está fornecendo aos buscadores e ao navegador;
  • Não é tudo sobre a palavra-chave. O título da página deve ter um equilíbrio entre otimização e copywriting;
  • Mantenha-o sob 65 caracteres (para não cortar);
  • Meta-description: não tem um impacto direto na melhoria dos rankings da sua página. Escreva uma que seja sedutora, vá direto ao ponto, e prove para os pesquisadores que você vai fornecer as informações que eles estão procurando. Mantenha sob 155 caracteres, mesmo se você incluir uma meta-description, os mecanismos de pesquisa podem optar por exibir um texto diferente na página de resultados;
  • Otimização do cabeçalho (H’s) e corpo do conteúdo;
  • O cabeçalho principal da página tende a espelhar o conteúdo da página (ou vice-versa) por padrão;
    exemplo SEO para cursos online
  • Em alguns casos você pode escrever diferentes textos para os visitantes que visitam a página com um título mais descritivo do seu curso ou página sem a limitação de 65 caracteres.

Uma simples otimização e voilá.
lancar-curso-online

 
DICA: Se você sabe HTML o cabeçalho da sua página deve ser sempre o H1.
Utilize apenas um na página. E não tente incluir apenas as palavras-chave em todo o texto.

Os motores de busca são inteligentes e podem dizer quando você faz isso, e o que poderia ser prejudicial para seus rankings de pesquisa.

– Otimização de imagens;

– O nome do arquivo de imagem;

– A marca alt na imagem, texto alternativo ou título da imagem. Não é tão simples, você geralmente pode editar isso fazendo “edições avançadas” para uma imagem.

LINKS:

Internos – aqueles que apontam para outras páginas dentro do seu site.

Externos – aqueles que apontam para páginas fora do seu site. Pois ajuda a construir credibilidade para o seu conteúdo (fontes), ligando a sites de autoridade que também estão relacionados com o tema que você está otimizando. Do ponto de vista do marketing, você pode entrar em contato com os autores ou proprietários de blogs aos quais você está vinculando (ou do seu mercado), na tentativa de obter links ou mais visibilidade para seu curso.

 

5. SEO Off-Page (Otimização off-page).

Tudo que está fora do seu portal de cursos online, o que você não tem tanto controle sobre. Seria a quantidade de share que teve aquela página, por exemplo, é a interação que o público tem com a sua página, pois você não consegue medir como o público vai reagir logo de início.

 

6. Técnicas e exemplos de otimização.

Otimização técnica (sitemap, robots e etc.): mais direcionada a tecnologia, mostra como funcionam os buscadores. Basicamente em determinado horário do dia o google manda um robô identificar novas páginas (tanto no seu site quanto na internet).

Deixe o uso mobile mais acessível, pois a grande maioria das pessoas usam o celular como forma de primeiro contato. Não deixe seu público esperando, ofereça qualidade de conteúdo para eles via mobile.

 
Aplicando esses passos e utilizando pequenas e rápidas técnicas você pode ver o crescimento do seu site assim:
crescimento-palavras

Espero que esse artigo ajude você a crescer seu negócio e se tiver qualquer dúvida, ideia de melhoria comente aqui na sessão abaixo. Será um prazer!

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias