Como gravar videoaulas de cursos online

Como gravar videoaulas de cursos online: dicas técnicas de gravação

Quer criar um negócio online na área da Educação? Aprender como fazer videoaulas profissionais é o primeiro desafio para empreender neste universo. Além dos detalhes que envolvem o planejamento, os técnicos são outra parte importante envolvida no processo de como gravar videoaulas de cursos online.

Se você vai ensinar em cursos virtuais ou apenas usar conteúdo de aprendizagem digital para aprimorar sua classe presencial, o vídeo é um componente crucial para manter os alunos imersos no assunto.

Mas que tipo de vídeo você precisa? Já se foram os dias em que você poderia gravar suas palestras de duas horas de duração ou lançar um plano de estudos no seu LMS.

Escolher o equipamento de vídeo certo para filmar um curso online é uma tarefa impressionante. Não apenas porque existem tantas opções diferentes, mas porque é difícil saber em qual peça de equipamento vale a pena gastar dinheiro.

Os alunos de hoje esperam uma experiência mais interativa e envolvente. Então se você quer aprender como gravar videoaulas de cursos online continue lendo!

Que equipamento de vídeo online você comprará?

Ok, você deve estar todo preparado e pronto para gravar seu curso de vídeo!

Lembre-se, o equipamento é apenas metade da batalha. Você ainda precisa configurar tudo e oferecer um desempenho impressionante.

Não fique impressionado com todas as peças em movimento. Basta começar a gravar com o que você tem ou pode pagar agora. Você pode fazer um upgrade para outros equipamentos melhores depois de ganhar algum dinheiro com seu curso.

Vamos então para as dicas de equipamentos e detalhes técnicos de como gravar videoaulas de cursos online!

Como gravar videoaulas de cursos online: detalhes técnicos para gravação

Equipamentos de gravação

1. Câmera e tripé

Você já deve ter pesquisado por aí qual a melhor câmera semiprofissional para vídeo. E realmente, este tipo de equipamento é ótimo para produzir um material de qualidade profissional.

Como você terá outros gastos, ter um planejamentos de custos da empresa, ou melhor, nova empresa é importante para assegurar que você terá o que precisa, sem se endividar.

A diferença de uma câmera semiprofissional para a profissional são as questões técnicas, mas ela também tem a lente intercambiável, podendo trocar as objetivas de acordo com a necessidade.

Outras dicas para escolher sua câmera são:

– Prefira as câmeras digitais, que são mais fáceis de usar;

– Modelos com visor versátil para facilitar o trabalho sozinho;

– Defina o lugar onde você irá gravar e analise a iluminação do local;

– Você pretende usar a câmera só para gravar, só para fotografar ou quer ambos?

Esses detalhes vão te ajudar nas visitas às lojas para pechinchar e trocar impressões e dicas com os vendedores.

E para evitar os chacoalhões ou movimentos de câmera bruscos, um tripé para gravar vídeos também é outro acessório importante.

Ele deve ser compatível com a sua câmera e o tamanho – pequenos para apoiar em uma mesa ou maiores de chão – depende do espaço onde será seu cenário (detalhe que falaremos a seguir)

Montagem de cenário e iluminação

No seu planejamento de como criar videoaulas você pensei no seu tema e no público-alvo dos seus vídeos certo?

E essa definição é importante para esta etapa de como gravar vídeo aulas de cursos online, pois essas características do público influenciam na montagem do cenário.

Crie um background para os vídeos que deve ser padrão em todas as videoaulas. Siga a regra do menos é mais e não crie distrações do conteúdo com muita decoração no fundo.

Você deve criar uma espaço confortável, silencioso e longe de barulhos para que não hajam interferências internas.

Um ponto chave do cenário é a iluminação. Faça teste com seu celular, por exemplo, ou peça a câmera de um amigo emprestado para verificar se você vai precisar de iluminação artificial ou se a luz natural do espaço dará conta.

Leia também: Dicas de iluminação para o seu home studio: como fazer iluminação para vídeos.

Microfones

Os microfones de lapela são os mais adequados na hora de como gravar videoaulas de cursos online.

Eles dão mais qualidade ao áudio dos vídeos, um aspecto fundamental dos meus materiais junto com a iluminação.

Mais uma vez, o local do seu cenário vai ajudar a definir qual tipo de direção do microfone de lapela você vai. Existem 5 tipos: Omnidirecional, Direcional, Bidirecional, Cardóides e Hipercardóides.

Programas de edição

Depois de escolher câmera, tripé, cenários, iluminação e o microfone que vai usar, outro detalhe técnico importante de como gravar videoaulas de cursos online é escolher um bom programa de edição.

Se você não domina tanto esse tipo de programa, procure profissionais freelancers de edição ou tente aprender, usando os programas mais fáceis de manusear.

Está disposto a aprender? Leia nosso artigo sobre qual o melhor programa de edição de vídeos. Nele damos dicas de 5 programas recomendados para você conhecer e testar.

E se você precisa de ajuda para chegar no formato ideal para as suas videoaulas, vamos falar de alguns métodos para criar vídeos de elearnings.  

3 métodos fáceis para criar vídeos de e-learning

O vídeo é um dos formatos de e-learning mais populares, mas muitos instrutores não sabem por onde começar. Felizmente, criar vídeos nunca foi tão fácil!

Vamos aprender então as melhores práticas de aprendizado de vídeo e 3 métodos fáceis para qualquer um começar.

Como criar vídeos de e-learning

Os alunos de educação à distância exigem cursos modernos baseados em vídeo que funcionam perfeitamente em computadores, tablets e smartphones.

Esse é outro aspecto técnico importante para considerar no processo de como gravar videoaulas de cursos online. Os alunos querem consumir o conteúdo com praticidade, não importa se estão em casa, no metrô ou no carro à caminho do trabalho.

Dados recentes mostram como o vídeo está se tornando cada vez mais popular:

  • Edudemic relata que 67% dos professores acreditam que as videoaulas são muito eficazes na educação dos alunos. 46% dos professores disseram que criaram pelo menos uma aula em vídeo;
  • Um estudo realizado pela Skilljar em 2013 revelou que 67% dos alunos online relataram ter participado de uma aula baseada em vídeo.
  • Os sites de cursos online de rápido crescimento são em grande parte baseados em vídeo.

Aqui estão três métodos fáceis para criar vídeos de e-learning.

1. Slides narrados

Se você tiver apresentações do Powerpoint ou do Keynote, será fácil gravar uma narração em áudio pressionando o botão ‘Gravar apresentação de slides’.

O Powerpoint e o Keynote permitem que você salve sua apresentação como um filme. Para usuários de Mac, recomendamos o uso do Keynote, pois ele registra e converte apresentações muito mais facilmente do que o Office para Mac.

Para melhorar a qualidade visual de seus slides, use imagens e reduza a quantidade de textos escritos. Considere experimentar um produto como o Haiku Deck para criar seus slides antes de exportar para Powerpoint ou Keynote.

2. Screencasting

Screencasting refere-se a uma técnica em que você pode gravar a tela do computador ao adicionar uma narração. É comumente usado para treinamento técnico, treinamento em software e tutoriais em vídeo passo a passo.

Você provavelmente desejará editar o início e o final de cada segmento de vídeo. Procure uma ferramenta de screencasting com alguns recursos de edição. Para usuários de Mac, o iMovie funciona bem para edição básica.

Algumas opções de ferramentas são:

3. Animações

Animações, estilo desenhos em quadro branco, são muito modernas e visualmente atraentes para os alunos online. O software é fácil de usar e vem com imagens, textos, músicas e temas incorporados.

Embora leve um pouco mais de tempo para criar do que narrar slides do Powerpoint ou gravar a tela do computador, ainda é muito fácil fazer isso sozinho e os resultados parecem produzidos profissionalmente. Aqui estão algumas opções para considerar.

Resumo

Para educadores, instrutores e treinadores corporativos que estão considerando adicionar vídeo ao seu design instrucional, os três métodos descritos acima são maneiras fáceis de experimentar lições baseadas em vídeo.

Graças aos populares sites de educação online, o treinamento em vídeo assíncrono está se tornando a nova norma.

As melhores práticas são:

  • manter cada segmento curto (a evidência sugere 6 minutos ou menos),
  • usar um microfone para áudio (recomendamos o Snowball)
  • adicionar elementos interativos, como testes durante o curso.

O vídeo é outra ferramenta de criação em seu arsenal e não substitui o design instrucional por som.

Depois que seus vídeos foram produzidos, você poderá criar e fornecer um curso online usando uma plataforma de hospedagem, como o Skilljar ou postar seus vídeos publicamente em sites como o YouTube.

Se você está narrando slides, screencasting ou criando animações, é um ótimo momento para adicionar produção de vídeo às suas habilidades de eLearning.

Gostou das nossas dicas de como gravar videoaulas de cursos online e dos métodos que você pode usar na hora de produzir seus materiais de aprendizagem?

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias