como-desenvolver-cultura-inovacao

Como desenvolver uma cultura de inovação eficiente nas empresas

O mundo como conhecemos está mudando a cada dia. Para não ser deixado para trás nessa maré de mudanças, é preciso saber como ser levado por ela. Os profissionais e as empresas, para se manterem atualizadas no mercado, devem utilizar essas mudanças a seu favor.

O objetivo é aproveitar a oportunidade e aprender como desenvolver uma cultura de inovação para ser uma corporação visionária, buscar sempre se adaptar ao mercado e oferecer a melhor solução possível.

Porém, para essa cultura de inovação ser instalada com sucesso, é preciso seguir algumas orientações precisas como ter uma boa comunicação e diminuir ao máximo os obstáculos internos da empresa.

Mas vai além disso. Continue lendo e saiba como desenvolver uma cultura de inovação na sua empresa.

Veja também: Inovação tecnológica: comece a investir em sua empresa.

o-que-e-cultura-inovacao

O que é cultura de inovação?

A cultura de inovação é o ambiente de trabalho que os líderes cultivam para nutrir o pensamento não ortodoxo e sua aplicação.

Os locais de trabalho que fomentam uma cultura de inovação geralmente concordam com a crença de que a inovação não é a província de liderança superior, mas pode vir de qualquer pessoa da organização.

As culturas de inovação são valorizadas por organizações que competem em mercados definidos por rápidas mudanças. A manutenção do status quo é insuficiente para competir de forma eficaz, tornando assim uma cultura de inovação essencial para o sucesso.

Muitas vezes, as culturas de inovação medem os funcionários com base em métricas, como criação de valor (para clientes e acionistas) e diferenciação competitiva, em vez de métricas tradicionais, como entrega no prazo e geração de receita.

As empresas que promovem o pensamento inovador também incentivam a descoberta e encontram maneiras de recompensar o tempo gasto na pesquisa necessária para gerar novos produtos e ideias.

Um exemplo muito citado disso é a política de “20% de tempo” do Google, que permite que os funcionários gastem um quinto de sua semana de trabalho naquilo em que querem trabalhar, com a expectativa de que esse trabalho discricionário resulte em um momento “aha!”.

Cultura de inovação nas empresas

Até mesmo corporações mais antigas e tradicionais estão se rendendo à cultura de inovação. Isso porque aquelas instituições que não se adaptam, não conseguem reter os seus principais talentos. Afinal, eles vão em busca de empresas que os motivem e deem oportunidade para crescer. E a inovação tecnológica é uma dessas ferramentas que auxiliam o crescimento pessoal e profissional.

Porém, a inovação que tratamos aqui também vai além da tecnologia. É preciso que as empresas também estejam antenadas com as situações do cotidiano.

Com o passar dos anos, é preciso realizar inovações também em âmbitos comportamentais, possíveis valores e princípios ultrapassados, analisar as normas internas e verificar se as questões como visão, missão e valores da empresa ainda são adequadas aos dias atuais. A cultura de inovação nas empresas engloba toda essa questão.

Pode parecer difícil para uma empresa mudar sua visão que já a acompanha por anos, por exemplo. Porém, pior do que isso é permanecer no passado. Talvez essa seja a hora de repensar o presente para colher os louros no futuro.

Leia maisSaiba como desenvolver pessoas na empresa e reter talentos.

Como desenvolver uma cultura de inovação

Mudanças assustam. É preciso ter muita coragem para ser visionário e investir nas novidades. Mas, sem elas, a sociedade não vai para frente.

Por isso, para desenvolver uma cultura de inovação nas empresas, sugerimos alguns passos a serem seguidos:

1. Escute todos à sua volta

Quem sabe a sua empresa possui um talento ainda não reconhecido. Por isso, escute e leve em consideração a opinião e comentários dos colaboradores. Eles podem ter conhecimentos importantes, que auxiliem a cultura de inovação. Incentive fortemente a comunicação, ela é de extrema importância para uma empresa.

2. Não tenha medo da tecnologia: use-a a seu favor

A cultura de inovação também engloba o uso da tecnologia para a empresa não se tornar obsoleta. Por isso, ao invés de lutar contra a internet, aproveite tudo o que ela tem a oferecer.

Por que não investir em conteúdos relevantes online para educar os colaboradores?

As ferramentas de ensino à distância (EAD) oferecem inúmeras opções de aprendizado. Além disso, possuem um bom custo-benefício e resultam em dados positivos – tanto para a empresa quanto para cada colaborador.

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Treinamento a distância nas empresas: conheça as vantagens do EAD.

3. Tenha em mente que mudanças são positivas

Nem sempre é fácil mudar, mas mantenha em seu pensamento que mudanças chegam para o bem. Muitas vezes uma jornada de trabalho se torna muito mais prazerosa com pequenas mudanças que nunca haviam sido exploradas.

Fez uma tentativa de mudança e não funcionou? Tudo bem. Mas não deixe que um pequeno erro o faça desistir de tentar inovar.

Inovar é uma atitude diária

Todos da empresa, principalmente os líderes, gestores e gerentes, devem incentivar e praticar a cultura da inovação. Assim, por meio de suas atitudes, irão estimular todos os colaboradores e fazerem o mesmo. Essa é a melhor estratégia de como desenvolver uma cultura de inovação para manter sua empresa qualificada, crescente e sempre atualizada no mercado.

E você, já investe na cultura de inovação? O que acha dessa prática? Compartilhe conosco sua opinião

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias