2 de abril de 2018
Você realmente sabe o que é saúde do trabalhador e como ela interfere no dia a dia de sua empresa? Para uma pessoa ser considerada saudável ela deve estar em equilíbrio, tanto com a sua vida pessoal quando com a sua vida profissional.
É nesse âmbito que a saúde corporativa começa a ganhar mais atenção do mercado. Afinal, para contar com bons profissionais, é preciso que eles estejam, antes de tudo, saudáveis. É importante que as empresas entendam que oferecer e auxiliar na manutenção da saúde do colaborador é parte do seu papel.
Atualmente as empresas perceberam que saúde e qualidade de vida envolvem características físicas, emocionais, intelectuais, sociais, espirituais e, é claro, profissionais. Quando são observadas práticas inadequadas no ambiente de trabalho, o resultado não poderia ser outro: impacto negativo na saúde do colaborador e na gestão financeira das empresas.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é saúde do trabalhador e PORQUE investir na qualidade de vida dos funcionários
Não é novidade para ninguém que pessoas satisfeitas e motivadas produzem melhor. Para chegar à esse ponto é preciso que haja equilíbrio e harmonia em diversas áreas. Com esse equilíbrio os níveis de estresse diminuem e, consequentemente, é possível conquistar uma vida mais saudável.
Como já mencionado anteriormente, as empresas são responsáveis pela saúde corporativa, isso porque são inúmeros os colaboradores que passam a maior parte do seu dia na sua jornada de trabalho.
Dessa forma, a empresa passa a funcionar como uma “segunda casa” e, por isso, deve se comportar como tal, entendendo o que é saúde no trabalho e implantando políticas sobre o assunto.
As principais vantagens que uma corporação passa a ter quando enxerga a importância de investir na saúde corporativa são:
- Redução de custos
- Fortalecimento da imagem da empresa
- Desenvolvimento do capital intelectual dos seus colaboradores
Você pode estar se perguntando, como o investimento na saúde do colaborador por diminuir os custos de uma empresa? Nós te explicamos: A redução de custos é observada a partir do momento em que são minimizadas faltas e os casos de doença na empresa. Em paralelo é aumentada a motivação e engajamento dos colaboradores. O resultado disso? Aumento na produtividade e nos ganhos financeiros da empresa.
Já o fortalecimento da imagem da empresa é uma consequência positiva do desenvolvimento de pessoas e de seu capital intelectual. Isso porque, quando investe-se na saúde corporativa e na qualidade de vida dos colaboradores, eles se desenvolvem em inúmeras áreas, não somente a profissional.
Evoluções emocionais e sociais são muito observadas e isso reflete na imagem positiva de uma empresa no mercado. No fim, o entendimento sobre o que é saúde do trabalhador auxilia a empresa a conquistar credibilidade e autoridade frente ao mercado.
Saúde corporativa no dia a dia
Como apresentado acima, a saúde do colaborador está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade. Para obter sucesso nessa jornada, cabe à empresa ao invés de remediar, prevenir os possíveis problemas.
Para que seja mantida a saúde corporativa, é preciso que hajam investimentos contínuos, que devem ser encarados como uma necessidade para manter a empresa funcionando – e não como gastos supérfluos.
Por fim, o ideal é acabar com a postura assistencialista das corporações e investir e assumir uma postura de educadora e formadora de consciência e opinião. Como? Ensinando o colaborador e cuidar da própria saúde e mostrando quais os benefícios que isso traz para ele.
Um exemplo simples e de baixo investimento para a empresa é a introdução da ginástica laboral no cotidiano da organização. Quando aplicada por um bom profissional e levada à sério pelos colaboradores, inserir a ginástica laboral no dia-a-dia dos funcionários pode ser de extrema importância para prevenir futuros problemas de saúde.
Porém, para que ela tenha o efeito desejado, deve ser encarada como um investimento e um ganho por todos. São poucos minutos do dia que serão dedicados para entender um pouco mais sobre a saúde do colaborador. Ela deve ser encarada como uma ação que auxilia na melhora do desempenho profissional.
Saúde mental dos colaboradores
Quando se fala de saúde no trabalho muitos pensam apenas nos problemas causados por movimentos de repetição ou de condições de trabalho perigosas.
A maioria das empresas se esquecem de algo extremamente importante no dias de hoje: a saúde mental.
Ter uma boa saúde mental é o que faz o profissional conseguir manter o equilíbrio e ter uma vida saudável. Síndromes e doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse são questões sérias e infelizmente muito observadas no dia-a-dia atual.
Porém, assim como existem ações a serem feitas para auxiliar nas doenças físicas, também existem questões muito importantes que devem ser levadas em consideração para manter a saúde mental em dia.
Contar com um psicólogo disponível e realizar ações em que sejam estimuladas interações entre as pessoas, além da implantação de cursos, treinamentos e desenvolvimento de funcionários são de extrema importância para a saúde corporativa.
Outras sugestões que podem auxiliar a manutenção da saúde mental são: o estímulo à meditação, o monitoramento e incentivo aos hábitos alimentares saudáveis, a oferta de projetos de atividades físicas, sugestões de leituras, entre outros.
Você também pode se interessar por: Como controlar a ansiedade: veja essas práticas que podem ajudar
2 dicas [DE OURO] para acompanhar a saúde do colaborador
A busca pela resposta sobre o que é saúde no trabalho é importante e deve estar atrelada a busca constante da manutenção da saúde corporativa. Para contar com colaboradores saudáveis podem ser seguidas algumas dicas. Abaixo separamos algumas sugestões, são elas:
1. Foque na saúde, não na doença
Aquilo que foi dito anteriormente, “prevenir é melhor do que remediar”, cabe como uma luva aqui. O ideal é trabalhar com o bem-estar do colaborador a partir do primeiro momento em que ele chega na empresa.
Esse acompanhamento deve ser personalizado e se estender à sua família, ao seu histórico e ao ambiente em que vive.
Um profissional que tem algum problema de saúde pré-existente, como a diabetes, por exemplo, deve receber um tratamento diferenciado.
Neste caso cabe uma observação: Não é necessário que se trate de uma doença específica. Um fumante, por exemplo, também deve ter um acompanhamento diferenciado.
Como você pode observar, quando o assunto é a saúde do colaborador é importante conhecer cada membro da equipe e saber se ele se enquadra em algum grupo de risco. À partir de então, pensar em quais são os melhores e mais eficientes acompanhamentos e tratamentos para cada caso.
2. Otimize o tempo de todos: invista na tecnologia
A tecnologia está disponível para ser utilizada por todos. Por que não investir em programas via ambiente virtual de aprendizagem que promovam e auxiliem na saúde corporativa? Como esse assunto é uma pauta constante e frequente nas empresas, ele pode ser muito bem explorado por meio de ambientes virtuais, sendo sempre atualizado com novas práticas, dicas e sugestões que auxiliem a manter o equilíbrio.
Outra qualidade dos ambientes virtuais é que eles permitem que pessoas introvertidas possam se expressar de forma mais eficiente. Assim, é possível estreitar relacionamentos e melhorar a interação entre os colaboradores dos mais diversos níveis de ocupação.
Gostou de nossas dicas? Então que tal aprender mais sobre treinamento a distância nas empresas e implementar um planejamento de capacitação voltados para o entendimento sobre que é saúde no trabalho, bem como auxiliar na manutenção da saúde com o acompanhamento próximo de seus colaboradores.
Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, que pode ajudar o seu trabalho em prol da saúde corporativa. Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar.
[wen_cta id=”6405″]
Categorias