herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Sabemos que a busca por novos clientes é constante. Afinal, para o crescimento de qualquer empreendimento, é importante que você tenha novos consumidores. Entretanto, saber como fidelizar clientes pode ser ainda mais determinante para o seu sucesso.

Sim! Muito mais do que conquistar novos clientes, saber fidelizá-los é o segredo de qualquer negócio que deseja ser sustentável a longo prazo. Mais do que isso: é o que diferencia uma empresa da outra no mercado. 

Por isso, neste conteúdo, você vai conhecer 7 dicas práticas para fidelizar clientes e destacar-se com a sua marca entre as demais. Vamos começar? 

1. Faça overdelivery

O termo “delivery” já é popular, mas você sabe do que se trata o “overdelivery? Nada mais é do que entregar além do que foi pedido pelo cliente. 

Isso significa agregar valor ao seu produto, seja com um presente pela compra recorrente ou, ainda, uma experiência do cliente diferenciada no recebimento do produto. 

Além disso, também é possível disponibilizar cupons de desconto para aquele cliente que garante o seu produto com frequência. 

Neste ponto, o que importa é ir além da entrega simples do seu produto ou serviço. Afinal, os detalhes podem fazer toda diferença para fidelizar o seu cliente!

2. Crie uma comunidade

Seja qual for seu produto ou serviço, ter uma comunidade é uma das formas de como fidelizar clientes e que gera engajamento de maneira orgânica. 

Ter um ambiente propício para a troca pode gerar um sentimento de pertencimento nos seus clientes, tornando a experiência de comprar com a sua marca ainda mais rica. Além disso, essa pode ser uma oportunidade para captar novas ideias e sugestões de melhorias. 

Assim, ao inserir a comunidade na sua estratégia de negócio, seu produto evolui ao mesmo tempo em que atende às dores da sua persona de maneira mais assertiva. 

3. Faça vendas personalizadas 

Quem nunca recebeu um produto com o seu nome ou alguma característica personalizada e não sentiu-se especial por isso? 

Não é à toa que apostar em personalização é uma boa estratégia para fidelizar clientes. Afinal, você impacta diretamente aquela pessoa ao mostrar que o seu produto é personalizado. 

Neste ponto, não é necessário reinventar a roda. Usar o nome da pessoa pode ser apenas uma das abordagens para personalizar o seu produto e criar algo especialmente para ela. 

O que importa é que o sentimento de exclusividade criado com essa ação contribui para uma percepção mais positiva da sua marca.

4. Receba feedbacks 

O que parece básico, pode ser uma ferramenta poderosa de como fidelizar clientes. Mais do que isso: é uma forma de conhecer mais sobre sua persona e quais são as suas necessidades. 

Ainda que você tenha uma percepção, nada será tão real quanto a dor de quem, de fato, compra o seu produto ou serviço. 

Além disso, mostrar que você está aberto para evoluir é um ótimo sinal para seus clientes. Um negócio que busca ouvir seu público e, dessa forma, procura melhorar a sua solução, se destaca entre os demais que apostam no “mais do mesmo”. 

5. Aposte em um atendimento pós-venda de qualidade 

Seja qual for o produto ou serviço oferecido por você, a venda não acaba após a compra. O pós-venda é tão importante quanto o momento de fechar negócio. 

Nesse sentido, garantir um atendimento de qualidade após a venda é importante para que o seu cliente sinta segurança em comprar a sua solução novamente.

Seja para tirar uma dúvida sobre o seu uso ou, ainda, para pedir algum suporte, é importante que você tenha um canal eficiente para responder seus clientes. 

Mesmo com o produto ideal para a sua persona, pode ser que o seu diferencial seja o atendimento direcionado após a compra. 

6. Envie brindes 

Você já se pegou apreciando algum “mimo” que veio junto com a sua encomenda? Se você gostou, tenha certeza de que seus clientes também irão gostar. Pode ser uma boa estratégia para fidelizá-los e, quem sabe, ainda garantir um compartilhamento especial nas redes sociais. 

Mas, não basta mandar qualquer coisa. É importante que o presente tenha a ver com o seu público-alvo ou, ainda, seja algo para complementar a compra já feita pela pessoa. 

O cuidado também é uma forma de diferenciar o seu serviço e contribuir para um olhar mais positivo para a sua marca no momento de uma escolha. 

7. Crie um plano de fidelidade

Uma ótima estratégia de como fidelizar clientes é apostar em uma recompensa pela sua lealdade. Assim, oferecer um bônus quando a pessoa alcança um determinado número de pedidos ou, ainda, um desconto diferenciado para a próxima compra, pode ser uma boa ideia para fazer o seu cliente voltar mais vezes. 

Além de ser uma tática que gera vantagens para quem se engaja, também é uma forma de, dependendo da solução oferecida, criar uma receita recorrente. 

Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Com a transformação digital bastante acelerada nos últimos anos, as marcas não tiveram outra opção a não ser se adaptar à nova realidade. 

O que antes era visto como algo inusitado, agora faz parte de um conjunto de experiências, que vão contribuir para transformar aquela pessoa em cliente (ou não).

Portanto, em um cenário como este, conhecer a pessoa que você deseja impactar é essencial para traçar estratégias assertivas. Sem essas informações, é como andar no escuro e contar apenas com a sorte. 

E aí, quer saber como criar o perfil de cliente ideal, com as características e necessidades que você precisa conhecer para conquistá-lo e vender a sua solução? 

Então baixe agora mesmo a ferramenta gratuita da HeroSpark que te ensina a criar a persona que o seu negócio precisa para vender mais!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias