herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Quem nunca teve dificuldade para começar algo, que atire a primeira pedra. No entanto, muitas vezes, isso pode ir além do que uma simples indisposição e se tornar uma verdadeira barreira, afetando o dia a dia e impedindo que você alcance seus objetivos. 

Infelizmente, a procrastinação é um problema que assombra muitas pessoas. Logo, saber como vencê-la é essencial para quem deseja ter o seu próprio negócio e, assim, conquistar sua independência financeira.

Sabemos que não é fácil dar o pontapé inicial, porém, trouxemos 7 estratégias para ajudar você nessa missão de como vencer a procrastinação de uma vez por todas. Assim, você vai conseguir tirar a ideia de ter o seu produto digital do papel. Boa leitura!

1. Comece o seu dia com uma lista

Dê o start no seu dia com uma lista de tudo o que precisa ser feito. Assim, você consegue ter uma noção de como será o seu dia e quais atividades serão feitas. 

Se preferir, separe por categorias, como “Casa” e “Trabalho”, para dividir entre as tarefas domésticas e o que diz respeito ao seu negócio. 

Começar o seu dia organizando quais serão as suas tarefas é uma forma de visualizar mais facilmente como será o ritmo do seu dia. Além disso, fazê-lo em um lugar organizado, fica muito mais agradável, o que nos leva para o próximo tópico. 

Esta é uma ótima forma de fazer uma mudança de hábito saudável e que torna o dia mais produtivo.

2. Mantenha o ambiente organizado 

É importante ter um certo equilíbrio no ambiente para “engrenar” nas suas atividades. Afinal, com outras distrações para além do que você já precisa fazer, fica difícil manter o foco. 

Assim, uma das estratégias mais poderosas de como vencer a procrastinação é manter a organização do seu ambiente de trabalho, mesmo que você seja do empreendedorismo digital.

Dizem que a organização influencia na energia do ambiente. Seja verdade ou não, é fato que estar em um local organizado faz toda diferença para a sua mente trabalhar com mais foco, sem se preocupar se algum objeto está fora do lugar ou não. 

3. Divida grandes marcos em pequenos objetivos 

Sabe aquela atividade que você considera enorme, que vai demandar bastante tempo e energia de você? Então, divida-a em pequenos objetivos e entregáveis. Assim, você terá uma meta alcançável para cada dia, ficando mais próximo de finalizá-la. 

O que parece simples, na verdade traz uma perspectiva diferente de um mesmo objeto. Afinal, quando olhamos para uma atividade com muitos processos e etapas, nos orientamos apenas para a sua entrega final. 

Ao “quebrarmos” essa entrega total em pequenas, temos um estímulo maior em concluí-las, sem a sensação de que estamos “no mesmo lugar”.

4. Defina recompensas para si mesmo 

Entregou um trabalho que precisou de muito tempo e dedicação? Se dê uma recompensa por esse feito! As recompensas ajudam a tornar a entrega mais estimulante, ao mesmo tempo em que contribuem para o seu marketing pessoal

Nem sempre poderá ser possível se presentear com algum bem material, entretanto, invista em momentos que você considera especiais. Gosta de fazer uma pausa para ler enquanto toma um café? Então coloque isso como uma recompensa após finalizar uma entrega.

5. Divida o seu tempo em blocos 

Está muito difícil de começar alguma tarefa? Que tal dedicar-se apenas por 25 minutos? 

Essa é a proposta do método Pomodoro, criado em 1980 por Francesco Cirillo, com a ideia de dividir o tempo em pequenos blocos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre uma atividade e outra. 

Isso auxilia na gestão de tempo e na sua produtividade, contribuindo para um momento de “foco total” que não exige horas e horas de trabalho. 

Ao dividirmos em pequenos blocos de 25 minutos, tornamos o horizonte de conclusão mais próximo. Afinal, são apenas 25 minutos. 

6. Comece pelo mais fácil 

Há quem prefira começar pelo que leva mais tempo. Entretanto, começar pelo que é mais fácil é uma das formas de como vencer a procrastinação sem, necessariamente, implicar em mudanças muito radicais. 

Sim, começar por aquilo que é mais simples é uma forma de colocá-lo na “atmosfera” do trabalho mais rapidamente. Além disso, você agiliza o seu trabalho e permite ter mais tempo para focar em atividades mais estratégicas para o seu negócio. 

Muitas vezes, o que consideramos mais simples pode trazer um grande adianto na nossa rotina atribulada, facilitando os processos, o dia a dia de trabalho e tornando a rotina mais dinâmica.

7. Faça um checklist 

Preencher uma caixinha tem um efeito poderoso no nosso cérebro. Por isso, use uma checklist para apoiar sua lista de tarefas e, assim, incentivar o preenchimento de cada box. 

Aliado a outras estratégias, como ter recompensas, isso pode tornar as atividades muito mais prazerosas, dando aquele “empurrãozinho” a mais que você precisava. 

O que parece uma atividade simples, na verdade, gera um estímulo interessante para o nosso cérebro. Com isso, você consegue cumprir com os objetivos propostos para o dia, além de ser uma forma visual de enxergar o seu progresso e se parabenizar pelo seu desempenho. 

Agora que você sabe como vencer a procrastinação, que tal aproveitar o momento para dar o próximo passo na sua missão com um guia que irá ajudá-lo a dar o pontapé inicial ou, quem sabe, incentivar aquele projeto que estava parado?
Confira esse material criado pela HeroSpark que já ajudou mais de 50 mil empreendedores! Ele é totalmente gratuito para você aplicar no seu negócio e ficar livre, de uma vez por todas, do fantasma da procrastinação! Baixe-já!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias