mudança-de-hábito

Mudança de Hábito: comece a sua com essas dicas

É comum que as pessoas criem metas para atingir seus objetivos e, é mais frequente ainda, a frustração por não alcançá-los. Isso ocorre, principalmente, por não haver uma mudança de hábito efetiva. A máxima “continuar fazendo as mesmas coisas esperando respostas diferentes” é real, mas por vezes mudar é complexo demais para ser colocado em prática. É claro que sair do padrão e da zona de conforto é sim muito difícil, principalmente pelo fato de que é necessário reconhecer os próprios erros.

O autoconhecimento se faz muito necessário para que você tenha consciência sobre seus atos e para descobrir as melhores formas de transformá-los. Essa mudança não depende tão somente de níveis de inteligência ou talento, mas sim a criação de novos hábitos, que quando colocados em prática tornam-se comuns no dia a dia.

Bom, agora que você já tem uma ideia de como a mudança de hábito pode trazer consequências positivas em sua vida, veja algumas dicas para começar.

Leia também: Proatividade: desenvolva seu comportamento para conquistar mais

mudança de hábito

Comece a mudança de hábito por três pequenos passos

  1. Planeje seus objetivos

É comum criar inúmeros planejamentos acerca do que se imagina para um futuro ideal. Mas, muitas vezes, esse planejamento é extremamente fantasioso e as expectativas altas demais. Isso faz com que a determinação do que deve ser feito para chegar até o objetivo desejado seja escassa ou mesmo inexistente. Isso faz com que os planos sejam apenas sonhos e fiquem sempre só no papel. .

É necessário imaginar os objetivos com o pé no chão. Dessa forma, é possível criar um processo passível de ser colocado em prática. Portanto, pense no resultado final e as ações necessárias para chegar até ele. Isso pode levar um tempo, dependendo do trabalho necessário, mas lembre-se: todo tempo gasto com o planejamento é, na verdade, um investimento.

2. Evite a procrastinação

Chegar a um objetivo demanda tempo e empenho, é comum ter resistência para realizar algumas tarefas. Nesse momento, tarefas podem parecer pequenas demais quando observadas individualmente, mas no final cada passo é essencial. A principal mudança de hábito que deve ser feita é deixar a procrastinação de lado e começar a colocar em prática os planos.

Se você quer entender melhor como driblar a procrastinação, confira nosso texto sobre esse tema.

3. Mude sua forma de pensar

A mudança de hábito não é feita somente através dos comportamentos, mas também de pensamentos. Quando é estabelecido um planejamento, é comum criar pensamentos mais abstratos. Como por exemplo, “quero que minha empresa fature mais”, quando é possível pensar em “a meta semanal é de x”.

A primeira forma de pensar é mais geral e deixa lacunas na hora de colocar em prática. Enquanto a segunda é mais pontual e específica, não deixa dúvidas do que deve ser feito.

Mudança de hábito deve ser vista como uma habilidade

Mudar um hábito não acontece de um dia para o outro. Assim como uma habilidade demora para ser inserida em sua rotina, um hábito também demora. Deve ser uma ação consciente e rotineira para que se torne, de fato, um hábito.

O começo de uma mudança nunca é fácil, mas é necessário pensá-la em micro ações para perceber o resultado como um todo. Esses três passos são simples, mas colocados em prática causam um efeito grandioso.

EADSummit

Eadsummit

30


Categorias