SSO na Eadbox

Como Funciona o Single Sign On na Eadbox?

A Plataforma Eadbox suporta as integrações do tipo Single Sign On (SSO) para login no ambiente EAD. Basicamente, em relação à plataforma, existem duas possibilidades de SSO:

  1. Quando o usuário é autenticado na Plataforma Eadbox, utilizando uma conta de outro serviço (Facebook, Google+, Linkedin, Microsoft Account e outros serviços);
  2. Quando o usuário é autenticado em outro sistema, utilizando uma conta da Plataforma Eadbox.

Como funciona o Single Sign On?

Para você ser autenticado na Aplicação1 (AP1) com uma conta da Aplicação2 (AP2) você deve:

Configurar na AP1 um callback (através da criação de um aplicativo), com isso você deve ter como produto final um Cliente/App Token e um Secret Token;

Depois, você deve utilizar estes tokens para cadastrar um retorno, usando um link, como por exemplo, “plataforma/auth/[nome_da_aplicacao]/callback“;

 

Passos básicos para configurar a autenticação numa aplicação com uma conta Eadbox:

Primeiramente é preciso configurar o endereço de callback para a sua aplicação.

Para isso, acesse “http://[endereco-da-plataforma]/oauth2_provider/applications” e adicione o uma url válida para este callback. Após a criação deste endereço de retorno, serão gerados dois tokens, o App Token e o Secret Token. Estes tokens serão utilizados na configuração de autenticação em sua aplicação.

Para mais informações sobre como acessar o endereço para configuração de callback, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail “suporte@eadbox.com”.

Passos básicos para configurar a autenticação na Eadbox com uma conta de outra aplicação:

Na maior parte dos casos, será necessário criar um aplicativo onde será configurado o endereço de callback. Cada aplicação pode ter o seu próprio método de criação dos aplicativos. Por isso, sugerimos que você entre em contato com o Suporte ou o FAQ destes serviços para entender como funciona o processo de criação de aplicativos para SSO.

Independente do tipo de serviço que você utiliza, sempre será necessário configurar um endereço de callback neste app. O endereço é “[endereco-da-plataforma]/auth/[nome-da-aplicacao]/callback“.

Assim como acontece na criação do app dentro da plataforma, nestes outros serviços também serão gerados tokens de integração (tanto o App/Client Token, quanto o Secret Token)

É possível ver um exemplo deste processo neste artigo. Este material ensina a criar um aplicativo no Facebook para o serviço de SSO.

 

Caso você tenha uma aplicação personalizada – que não seja as já configuradas com a plataforma Eadbox, como Facebook, Linkedin, Google+ e Microsoft Account – será necessário informar também o URL do seu serviço.

Por fim, o seu serviço deverá retornar para a plataforma um e-mail e um nome para a realização do cadastro do aluno na sua plataforma Eadbox.

Para mais informações, entre em contato com o nosso suporte pelo e-mail “suporte@eadbox.com”.

Categorias