Você sabe o que é cultura empresarial?
A cultura empresarial é o que desenvolve diretrizes para uma empresa de sucesso.
O ponto de partida é: quando bem feita, ela define a forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele.
A empresa que investe na gestão de pessoas e em cultura corporativa de qualidade gera maior satisfação entre os clientes e, com isso, obtém maior lucro em suas atividades.
Mas como melhorar a cultura organizacional?
Neste poste, você vai entender melhor o que é cultura empresarial, como melhorar a cultura organizacional e quais são os tipos de cultura empresarial.
O que você vai ler nesse artigo?
Entendendo o que é cultura organizacional
Toda empresa possui seu conjunto de valores, normas, formas de relacionamento, tipos de gestão entre outros.
A soma de todos esses fatores pode ser entendida como a cultura empresarial de uma instituição.
E uma boa cultura empresarial pode transformar todo o espírito de uma companhia.
Porém, assim como tudo na vida, com o passar do tempo, a cultura empresarial deve passar por mudanças. Infelizmente, é comum que haja uma resistência dos colaboradores, e principalmente dos gestores, para aceitarem essas alterações que são necessárias.
Um tópico que vem chamando muito a atenção no que diz respeito à Como melhorar a cultura organizacional e a educação de empresas é a utilização de métodos de ensino a distância para valorizar, ensinar e engajar os colaboradores.
Mas nem todos os responsáveis pela companhia ainda acreditam nessa ferramenta de ensino, e isso faz com que eles fiquem para trás no mercado de trabalho.
Isso acontece porque a educação digital deve ser vista como uma forma de somar ao ensino realizado de forma presencial.
Não para extinguir o ensino presencial, mas sim, acrescentar mais uma forma de aprendizado.
Mas, em muitos casos, para isso acontecer de maneira eficaz, é preciso que haja uma mudança cultural na empresa.
Como melhorar a cultura organizacional
Entende-se que esse tipo de mudança de cultura organizacional não acontece da noite para o dia.
Ela exige dedicação, esforço e criatividade. Segundo Marcos Kissil, em seu livro publicado em 1998, denominado “Gestão da Mudança Organizacional”, para que a organização possa sobreviver e se desenvolver e para que exista revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional.
E só se consegue isso quando as pessoas possuem os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara.
Quando todos têm orgulho de fazer parte da organização que os valoriza e é transparente. Quando há engajamento.
Também vale ressaltar que não há Como melhorar a cultura organizacional se a mudança não vier de cima para baixo, ou seja: deve ser executada pela diretoria.
Todos devem fazer parte do processo, obrigatoriamente. É papel dos gestores de incentivar as mudanças propostas. É por eles que as instruções chegam a todos os colaboradores.
E apenas com a integração de todos é possível fazer com que se mude a cultura de uma organização. Clique aqui e confira como avaliar e medir o clima organizacional.
Alguns dos atributos mais valorizados da cultura empresarial de uma instituição são:
- Ética,
- Responsabilidade social,
- Competência,
- Compromisso,
- Etc.
Esses valores jamais deixarão de ser importantes, porém, é possível passá-los para os colaboradores de forma diferente.
Como fazer isso? Como melhorar a cultura organizacional?
Investindo em treinamentos que garantam engajamento e utilizando a tecnologia a seu favor. As plataformas de ensino a distância podem lhe auxiliar nisso.
EAD na mudança da cultura empresarial
O EAD é uma excelente manira de omo melhorar a cultura organizacional.
Treinamentos já se provaram mais do que necessários para conquistar novos profissionais e manter os talentos da empresa.
Fazer o profissional se sentir valorizado e investir em seu bem estar e conhecimento são atributos necessários para uma empresa de sucesso.
Além disso, sem profissionais qualificados, a produção da empresa também diminui. Ou seja, todos saem perdendo, veja:
- O profissional: pois não utiliza toda a sua capacidade e sente-se desestimulado;
- O mercado: pois não terá serviços/produtos de qualidade e oferecer;
- A empresa: pois, com menos produtividade, terá menos lucro, não conseguirá reter seus principais talentos e não terá destaque no mercado.
E esses são apenas pequenos tópicos perto do que acontece quando a sua empresa não investe em treinamentos. Se a sua não investir, outras investirão.
E esse é um grande diferencial na hora de contratar e manter os profissionais em sua instituição. Clique aqui e veja como construir um clima organizacional e de sucesso.
Tendo isso em mente, as empresas que possibilitam o desenvolvimento dos funcionários por meio de treinamentos e cursos internos já possuem pontos à frente da sua concorrência.
E, como citado anteriormente, eles podem ser oferecidos por meio de EAD. Ou seja, sem oferecer grandes gastos para a empresa.
A vantagem do EAD é que esse formato de ensino e aprendizagem ocorre em local, tempo e em momentos diferentes.
É uma modalidade em que a flexibilidade é o principal diferencial.
Isso significa que o profissional fará o treinamento no momento em que julgar melhor para si próprio, ou seja, quando se dedicará e prestará 100% da atenção no aprendizado.
Se a empresa souber omo melhorar a cultura organizacional utilizando dessa atenção para reforçar a sua cultura empresarial ao colaborador, terá muitos profissionais engajados.
Por que investir na cultura empresarial?
Se tudo o que foi citado anteriormente ainda não o convenceu da importância de ter uma cultura empresarial bem difundida, talvez agora isso mude.
Ressaltamos dois tópicos importantes para comprovar que sim, investir na cultura empresarial é de extrema importância para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e área de atuação.
Uma cultura empresarial eficiente transforma o ambiente de uma empresa:
segundo o professor de Gestão de Pessoas em Empresas, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, uma empresa com os valores bem definidos e compartilhados aumenta o impacto positivo da liderança em relação ao comportamento dos funcionários.
Quando bem aplicada, ela traz mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os profissionais.
Custo benefício:
investir em um treinamento através das plataformas EAD é o segredo para convencer o seu gestor a investir na cultura empresarial.
É difícil marcar um treinamento presencial para todos os profissionais ao mesmo tempo, pois falta espaço físico e é complicado acertar os horários.
As plataformas EAD permitem que sejam utilizados inúmeros formatos de conteúdo: vídeos, slideshows, apostilas, animações, exercícios, ilustrações, etc.
Tudo isso para transmitir a cultura empresarial e engajar os profissionais. Assim, não é preciso gastar com deslocamento nem preocupar com espaço físico. Basta que os profissionais tenham acesso a internet.
Não é segredo para ninguém que a internet é um dos principais meios de comunicação atuais.
Utilizá-la como ferramenta de disseminação da marca e a cultura empresarial para o público interno é, ou pelo menos deveria ser, uma ação natural.
Cultura empresarial: um desenvolvimento contínuo
Investir em aprendizado é algo que jamais cessa. Sempre existem novos conteúdos a serem explorados, pontos a serem melhorados.
O importante é que o gestor tenha a mente aberta. Assim, poderá investir em novas formas de deixar o seu profissional interessado, motivado, e o principal: vestindo a camisa da empresa com orgulho.
E a sua empresa? Já embarcou no treinamento online para melhorar a cultura empresarial?
[wen_cta id=”6405″]