como reter clientes

Como reter clientes e transformá-los em advogados da sua marca5 min read

Você sabe como reter clientes de maneira eficiente e, mais do que isso, torná-los promotores e advogados da sua marca? Então confira algumas dicas e vantagens de investir nesse formato de ação.

Muito se sabe que o que garante o sucesso de uma marca é o bom relacionamento com o cliente, certo? Assim sendo, para ser bem sucedido nessas ações é importante agir de maneira certeira. Como em qualquer outra área da empresa, o relacionamento é algo que exige preparação, planejamento e, é claro, ação.

E então, você deseja contar com clientes satisfeitos, fiéis e propagadores da sua marca? Confira como adicionar essas ações na sua estratégia de marketing e aprenda a fazer isso de maneira eficiente. Primeiramente, veja dicas para a retenção de clientes para, após, saber como transformá-los em advogados da marca.

– Complemente a leitura com: Estratégias de fidelização de clientes: conheça 9 táticas infalíveis

como reter clientes

Como reter clientes?

De maneira resumida, ao saber como reter clientes você está mantendo-os fiéis a sua marca. O passo de chamar a atenção e atrai-los você já realizou. Agora, é hora de fortalecer o relacionamento, criando um laço e fazendo com que eles desejem continuar consumindo produtos e serviços da sua marca. Para fazer isso, existem algumas ações a serem tomadas. Dentre elas, destacamos as seguintes atitudes:

1. Conheça o seu cliente

Para fazer um relacionamento funcionar, seja ele qual for, é essencial que você conheça a outra parte envolvida. Aqui, tratando-se do relacionamento profissional, é necessário que você conheça profundamente o seu público e clientes. Somente assim você saberá o que oferecer, para quem oferecer, como e quando oferecer. Essas ações farão com que o cliente sinta-se valorizado e reconhecido por você. Ainda, tentado a fortalecer o relacionamento com a sua marca, afinal, estará sempre recebendo mensagens relevantes da sua empresa. Conhecer o seu público aumenta empatia da marca, ou seja: você consegue se colocar no lugar dele e, assim, oferecer exatamente o que ele procura.

– Confira: Aprenda o que é marketing de relacionamento e se destaque no mercado

2. Use as taxas de churn a seu favor

Churn é um termo utilizado para representar a proporção de clientes que desistem do seu serviço em um determinado tempo. Ou seja: a parcela do seu público que cancelou a sua assinatura. Assim, ao invés de enxergar essa taxa como algo negativo, transforme-a em uma motivação para a sua empresa.

Calcule como está a sua taxa de churn e, a partir de então, desenvolva ações que melhorem o relacionamento da sua marca com os clientes. Para fazer a média do seu churn é utilizada uma fórmula bem simples: se você perdeu 10 clientes de 100, a sua taxa de churn é de 10%. O seu objetivo é sempre diminuir essa taxa. Por isso é essencial conferi-la de tempos em tempos para ter certeza se as suas campanhas estão sendo bem sucedidas e se o seu público está recebendo materiais relevantes.

3. Saiba como se relacionar com o cliente

Além de oferecer materiais relevantes para diminuir o churn, outra ação fundamental para saber como reter clientes é: saiba se relacionar com eles. Surgiu um problema? Resolva de prontidão. Esteja sempre de olho nos canais de comunicação e disposto a conversar com o público.

Também, leve em conta as opiniões e feedbacks oferecidos pelos clientes. Tenha um bom SAC, faça pesquisas e enquetes, incentive os vendedores a perguntarem aos clientes a opinião deles sobre a sua marca, entre outros.

Também, o e-mail deve ser encarado como uma valiosa ferramenta de comunicação entre empresa e público. Esse canal permite que você crie campanhas personalizadas e segmentadas de acordo com gostos pessoais, necessidades, comportamentos e demais características de cada cliente. Assim, é possível entrar em contato com essa pessoa de maneira certeira.

Para isso, é importante contar com ferramentas tecnológicas a seu favor e uma boa equipe, sempre disposta a oferecer a melhor experiência ao seu público.

– Você também pode se interessar por: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

4. Ofereça experiências positivas

O cliente se torna fiel é porque o relacionamento que ele tem com a sua marca é assimilado a sensações positivas. Seja em uma loja física ou virtual, é essencial garantir que o seu cliente termine o negócio com um sentimento de ter feito uma boa compra. E, mais do que isso, essa sensação deve permanecer – a ponto de ele desejar voltar a negociar novamente com você e indicá-lo para seus amigos.

Experiências positivas são garantidas por meio de inúmeras ações funcionando em conjunto. São elas:

  • Bom atendimento;
  • Sentimento de valorização;
  • Boa condição de pagamento;
  • Ao se tratar de serviços online, questões envolvendo frete, trocas e devoluções resolvidas de maneira adequada;
  • Qualidade no produto, entre outros.

Ou seja: é importante que a sua empresa ofereça todas essas características ao fechar um negócio.

Como transformar os clientes em advogados da sua marca?

Além de reter os clientes, o objetivo das empresas é fazer com que eles se tornem advogados da sua marca. Ou seja, sejam engajados, compactuem com as ações da empresa e defendam-a. Em outras palavras, os clientes advogados da marca são os propagadores e promotores espontâneos da sua empresa. Isso é algo que garante grande credibilidade e atrai o público.

Assim sendo, para garantir que a sua empresa saiba como reter clientes e, após, transformá-los em advogados da sua marca, a ação mais importante nesse cenário é utilizar as ferramentas disponíveis a seu favor. As redes sociais, por exemplo, são um excelente canal para incentivar os seus clientes a postarem suas opiniões sobre a marca.

Também, publicar depoimentos positivos e cases de sucesso mostram que a sua empresa valoriza os seus clientes e incentiva o feedback.

Agora você sabe como reter clientes!

Com essas dicas sua empresa está melhor preparada para valorizar seus clientes, retê-los e transformá-los em advogados e propagadores da sua marca. Lembre-se que esse é um ciclo que deve ser sempre mantido em equilíbrio, afinal, o objetivo é fazer com que os clientes permaneçam fiéis à sua marca pelo maior tempo possível.

E então, está pronto para colocar essas ações em prática? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias