o que é uma comunidade online

O que é uma comunidade online e como usá-la em sua estratégia de marketing6 min read

Uma das grandes mudanças que a internet trouxe para a sociedade é a possibilidade de reunir no ambiente virtual grupos de pessoas com os mesmos interesses. Assim, seja para conversar sobre assuntos triviais, como hobbies, ou questões de saúde, a internet oferece todo o suporte e plataformas para unir essas pessoas. E, tratando-se de questões corporativas, essa ferramenta que reúne os interesses de uma comunidade também não fica de fora. Mas você sabe o que é uma comunidade online? Então confira como ela pode ser uma poderosa aliada para os seus negócios.

o que é uma comunidade online

Mas afinal, o que é uma comunidade online?

Como o próprio nome sugere, uma comunidade online é um local na web onde se reúnem pessoas com interesses semelhantes. Pode ser construída via páginas de Facebook, fóruns, grupos de e-mail, entre outros canais. O objetivo é fortalecer o laço, a troca de ideias e experiências entre essas pessoas. Ainda, ao conhecer como uma comunidade online funciona, a empresa pode investir em ações voltadas para o público ou para os seus próprios colaboradores.

Assim, é possível mantê-los interessados com informações atualizadas sobre questões que envolvem a empresa. Ainda, é estimulado o diálogo, o feedback e fortalecido o relacionamento entre ambas as partes. Também, auxilia a construir uma melhor imagem, credibilidade, integridade e autoridade frente ao público.

Nesse cenário, uma empresa que sabe o que é uma comunidade online e utiliza essas funcionalidades se destaca no mercado. Porém, se você não sabe por onde começar e ainda tem dúvidas sobre os benefícios que esses grupos virtuais trazem para a sua empresa, confira nossas dicas para acertar em cheio na sua estratégia.

As recompensas obtidas com a criação de uma comunidade de usuários são tão positivas que muitas empresas estão incluindo essa ideia entre suas principais estratégias de marketing. Veja cinco dicas para construir uma comunidade online forte.

– Veja também: Você sabe a importância do marketing para seu negócio?

Como criar uma comunidade online?

1. Planeje

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, é importante saber o que é uma comunidade online e planejá-la. Para isso, uma dica importante é contar com pessoas que estejam dispostas a pesquisar e encontrar as melhores ferramentas e plataformas para a sua comunidade virtual.

Você irá criar um grupo no Facebook para compartilhar novidades com seus seguidores? Vai criar fóruns dentro do sistema intranet da empresa para fortalecer o relacionamento com os colaboradores? Qual o tipo de conteúdo será compartilhado e/ou divulgado nesses canais? Quem irá administrar e mediar as comunidades?

Esses são pontos essenciais a serem levados em consideração na hora de iniciar a implementação da sua comunidade online.

2. Escolha o público certo

Para que a sua comunidade online funcione como o planejado, é preciso que ela conte com as pessoas certas. Assim sendo, é importante escolher o público que realmente se interessa pela sua marca e as ações que ela tem a oferecer.

Como dito anteriormente, as comunidades online são um local em que reúnem-se pessoas com interesses em comum. Mais do que isso, são pessoas que estão dispostas a interagir e se envolver com outros que também possuem esses interesses. Logo, de nada adianta a sua marca criar uma comunidade online se não possui o público-alvo correto.

  • Para os colaboradores, fazer parte da comunidade online da corporação pode significar estar por dentro de ações empresariais relevantes, se engajar com as causas da instituição, sugerir novas ideias e soluções, entre outros;
  • Para os clientes, fornecedores, investidores e demais parcela do público, participar da sua comunidade online significa fortalecer o laço com a empresa, a participação em eventos exclusivos, sugestões, feedbacks, entre outros.

Ou seja: entende-se que saber o que é uma comunidade online é uma ação que apresenta resultados positivos internos – para as equipes da instituição – e externos – para o mercado.

3. Não controle todas as ações

É importante, sim, monitorar, administrar e estar sempre de olho no que é falado na sua comunidade virtual. Porém, isso não significa controlar tudo o que é dito. Isso porque a comunidade deve ser entendida como um espaço para os usuários poderem se expressar como acharem mais propício. Lembre-se que a maneira mais rápida de destruir uma comunidade é desencorajar as discussões. Assim sendo, evite essa ação.

Não apague as postagens – a não ser em casos extremos, como ofensas, por exemplo. Atue como um mediador, estimulando e incentivando a troca de ideias, opiniões e experiências.

Para que a comunidade virtual funcione como um bom instrumento de marketing você deve lembrar que ela é, antes de tudo, um local para o feedback e relacionamento. Um dos motivos que o fez investir nessa ação é por não ter todas as respostas e querer melhorar, certo? Então mantenha isso em mente e deixe que os diálogos ocorram de maneira natural.

3. Aproveite a experiência

Estar em contato com pessoas interessadas pela sua marca, produtos e serviços é uma experiência a ser aproveitada. Assim sendo, tire o máximo proveito dessa situação. Considere que as pessoas ali presentes são suas aliadas e desejam o melhor para o sucesso da marca.

4. Invista em uma boa parte técnica

Quanto mais recursos você investir na sua comunidade online, mais os participantes poderão desfrutar da experiência oferecida por ela. Assim sendo, para que o grupo funcione como deve, você precisa de uma equipe qualificada. Ainda, é importante contar com uma plataforma, suporte e/ou software que suporte todas as suas necessidades.

Ao fazer esses investimentos, pense em apostar em ferramentas atualizadas e de fácil utilização. O seu objetivo é atrair os participantes e não criar barreiras entre eles. A plataforma escolhida deve garantir isso.

– Veja também: O que é Plataforma EAD? tudo o que sua empresa precisa

5. Fique de olho nos resultados

Os resultados do bom funcionamento de uma comunidade online não são tão facilmente mensuráveis. Isso porque essa não é uma ação de métricas e dados certeiros. Porém, é possível perceber se há uma maior interação entre os participantes, se o engajamento está alto, se o número de interessados aumentou com o passar do tempo, entre outros.

Pronto, agora que você sabe mais sobre o que é uma comunidade online e as vantagens de investir nessa estratégia para potencializar o relacionamento da sua empresa com o público e colaboradores! E então, a sua empresa já oferece uma boa comunidade online? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias