como estimular a inovação

Como estimular a inovação em sua equipe em 5 passos

Você sabe como estimular a inovação dentro da sua empresa? Essa pode ser uma ação essencial para garantir o engajamento no ambiente de trabalho e a aplicação de novas ideias. Assim sendo, se você deseja estimular essas ações, conheça algumas dicas importantes para colocá-las em prática.

– Você também pode se interessar por: Comprove as vantagens em investir em inovação na sua empresa

Também, vale ressaltar que ao saber como estimular a inovação em sua empresa, você passará a contar com uma equipe mais qualificada, engajada e motivada. O resultado? Melhora na produtividade e retenção de talentos. Mas como estimular a inovação e aproveitar todas essas vantagens no seu ambiente empresarial? Confira o nosso passo a passo!

como estimular a inovação

Como estimular a inovação corporativa em 5 passos:

1. Estimule o feedback e o diálogo entre as equipes

Para saber como estimular a inovação em sua equipe é importante oferecer um ambiente propício. Esse é um local que possibilita um bom feedback e diálogo entre todos os profissionais. Assim sendo, incentive o compartilhamento de ideias.

Para começar a aplicar a inovação corporativa, ofereça espaço durante as reuniões para que todos participem. Esse é um canal importante para que os colaboradores possam expor suas ideias, opiniões e diferentes pontos de vista. Também, promova brainstorms e debates entre os integrantes da equipe. É durante esses momentos que podem acontecer os insights para soluções inovadoras.

– Confira: Entenda a melhor forma de como dar e receber feedback

2. Ofereça ações criativas

Além de incentivar o diálogo e o feedback, também é importante pensar em ações criativas que estimulem a inovação. Gamificação, desafios, ações em equipe, apresentações, palestras, seminários, eventos diversificados, visitas, entre outros.

Também, dentre as ações criativas, demonstre reconhecimento pelos membros da equipe que se destacam. Ou seja, aqueles que oferecem novidades e pensam fora da caixa. Essa é uma ação que mostra que a empresa reconhece os bons colaboradores e ainda inspira os outros integrantes da equipe a serem melhores.

3. Priorize o coletivo

Estimular a inovação em sua equipe também consiste em priorizar o coletivo frente ao individual. Isso significa que os líderes de equipe devem se envolver mais com as equipes, com o objetivo de estimular a integração entre departamentos e profissionais.

Tenha em mente que um time unido, alinhado e que trabalha com o mesmo foco, possui maior probabilidade de solucionar velhos problemas da instituição. É possível que um profissional comece a sugerir uma boa operação – e, a partir dela, outros colaboradores podem desenvolver e aprimorar as ideias.

4. Mude a cultura empresarial

Para saber como estimular a inovação é essencial reconhecer que essa é uma ação que está diretamente ligada à cultura de uma empresa. Assim sendo, é uma mudança gradual, que acontece no dia a dia – e que deve ser levada a sério por todos os profissionais que ali trabalham.

Lembre-se que não basta dizer para a sua equipe que ela precisa inovar. É preciso apontar o caminho a ser seguido e deixar claro quais são os efeitos pretendidos na busca por essa inovação. Para isso, seja consistente nas suas ações e não force a barra com as suas equipes. O estímulo à inovação deve ser natural e, com o passar do tempo, despertar o interesse voluntários dos colaboradores. Isso acontece a partir do momento em que eles percebem que essas ações são positivas para todos.

– Complemente a leitura com: Como desenvolver uma cultura de inovação eficiente nas empresas

5. Use as ferramentas tecnológicas a seu favor

Todas as ações citadas anteriormente podem – e devem – ser potencializadas com o auxílio das ferramentas tecnológicas. Isso porque elas fazem com que haja um canal de comunicação aberto durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ainda, permitem que sejam compartilhados materiais relevantes para os colaboradores e estimulam o diálogo entre todos.

Assim sendo, é possível a empresa utilizar um bom sistema EAD, por exemplo, para oferecer materiais e treinamentos para a qualificação dos colaboradores. Além disso, essas ferramentas oferecem um bom custo-benefício e resultam em dados positivos – tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Pense que utilizar ferramentas tecnológicas para o surgimento de novas propostas de valor pode ser a melhor saída para a sua empresa. Assim sendo, não tenha receio em pesquisar sobre e encontrar as melhores plataformas para você.

– Veja também: Treinamento EAD: uma ferramenta de desenvolvimento

Hora de colher os resultados

Como dito anteriormente, para saber como estimular a inovação em sua equipe é preciso ter em mente que essa é uma mudança gradual. Assim sendo, exige paciência e foco. Porém, é preciso que, de tempos em tempos, o gestor saiba como está o andamento dessas ações. Nesse cenário, é importante saber como reconhecer e medir os resultados das inovações.

Para acertar nessa metrificação, é fundamental que a empresa defina, desde o início, quais são os objetivos de investir na inovação corporativa. As metas podem ser as mais variadas, desde melhorar o fluxo de caixa em 20% em 6 meses, ou fazer com que a equipe atual produza de maneira mais efetiva, sem desperdício de tempos e recursos, por exemplo.

Ainda, a inovação também pode ser utilizada para qualificar os profissionais e desenvolver capacidades e habilidades em outras áreas. Seja qual for o objetivo da empresa, com ele pré-estipulado será possível calcular o seu sucesso. Ainda, a instituição também sabe o que precisa melhorar para efetivar as ações que acontecerão no futuro.

Pronto para estimular a inovação na sua empresa?

Apesar de esse ser um processo que leva tempo e exige esforço coletivo, é essencial compreender que quanto antes você começar a estimular a inovação empresarial, mais cedo irá contar com uma empresa criativa, profissionais engajados, talentos retidos e clientes satisfeitos.

E então, pronto para colocar essas ações em prática? Possui mais algumas dicas para saber como estimular a inovação? Então compartilhe sua opinião e deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias