exemplos de forum ead

Exemplo de fórum EAD: como e porque usar essa tecnologia9 min read

Você já está cansado de saber que o ensino a distância vem, a cada semestre, ganhando mais alunos no Brasil inteiro. O que talvez você ainda não saiba é que os fóruns de discussão são verdadeiros aliados, tanto da instituição como do aluno na busca pelo desenvolvimento de cada um.

Os exemplos de fórum de discussão EAD vem mostrando que essa é uma ferramenta muito importante como instrumento de aprendizagem e engajamento dos alunos.

A educação a distância não precisa envolver um aprendizado individualizado e solitário. Ao contrário, a tecnologia empregada no EAD deve ser utilizada para estimular uma formação colaborativa entre os alunos, com o apoio de professores e tutores.

Leia também: Mercado de EAD no Brasil: confira seu crescimento deste mercado

O fórum de discussão para cursos EAD é uma ferramenta para o diálogo entre seus participantes, permitindo a troca de experiências e o debate de idéias, bem como a construção de novos saberes.

A tecnologia, então, permite que a comunicação seja cada vez mais próxima, mesmo que as pessoas estejam fisicamente a quilômetros de distância.

Os fóruns são resultados desse avanço dos benefícios da tecnologia na educação, principalmente no ensino a distância, que juntos permitem que alunos e professores interajam e construam um ambiente virtual de rica aprendizagem e compartilhamento de informações.

Entre seus diversos benefícios, os fóruns de discussão são recursos que estimulam a educação colaborativa e permitem:

  • Desenvolvimento da aprendizagem
  • Discussão de temas
  • Estreitamento da relação entre aluno e professor
  • Estreitamento da relação entre os alunos
  • Aprimoramento do conhecimento
  • Estímulo à discussão
  • Serve para incentivar a leitura
  • Compartilhamento de conteúdos, livros e opiniões, e muito mais.

As tecnologias da informação permitiram um ensino mediado pelo computador e desenvolveu novas possibilidades de interação, seja entre os alunos e o conteúdo (vídeo-aulas, PDFs compartilhados, apostilas digitais e outros), entre alunos e professores e entre os próprios alunos.

Visto isso, neste artigo vamos apresentar de maneira um pouco mais aprofundada algumas dicas de como a sua instituição pode usar as tecnologias dos fóruns para desenvolver ainda melhor suas atividades.

Tudo isso, por meio do resultados de pesquisas acadêmicas que utilizaram exemplos de fóruns de discussão EAD para levantarem suas principais vantagens.

4 maneiras para colocar em prática os exemplos de fórum de discussão EAD

Inserida em uma realidade digital, alguns estudiosos entendem que a aprendizagem colaborativa, atividade pela qual os participantes constroem cooperativamente seu conhecimento, é um modelo de aprendizagem propício para um ensino mediado por computador e internet, ou seja, ideal para o modelo EAD.

Se faz necessário destacar que os fóruns de discussão são importantes em todas as modalidades do EAD, seja nos cursos livres, cursos superiores, nos cursos preparatórios ou em qualquer outro tipo.

1. Estimular o engajamento dos alunos

Quando falamos de exemplo de fórum de discussão EAD o primeiro benefício normalmente levantado é o estímulo ao engajamento dos alunos.

Por meio das discussões estabelecidas os alunos participam tanto perguntando como respondendo aos demais colegas. Além disso, por meio do fórum, debates são levantados sobre temas abordados durante o curso.

Com a possibilidade de acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, não é necessário, ao contrário da educação presencial, que o aluno espere o momento da aula para conversar sobre os temas abordados.

Por meio dos fóruns de discussão, os alunos podem apresentar suas experiências com o assunto, suas opiniões e mesmo oferecer novas fontes de consulta para os demais participantes, anexando artigos, livros e documentos.

Os fóruns EAD permitem que os alunos se engajem mais nos temas abordados uma vez que não ficam “presos” às aulas ofertadas.

Observação: Uma instituição de ensino presencial também pode utilizar os fóruns de discussão para estimular a participação de seus alunos fora do horário da aula.

2. Instrumento de aprendizagem

Os fóruns de discussão EAD são importantes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. Eles contribuem para a formação de opinião, permitem ampliar a discussão sobre diversos assuntos e mais.

Como instrumento de aprendizagem os fóruns EAD podem estimular:

  • Discussão de temas
  • Resolução de dúvidas
  • Aprofundamento de assuntos
  • Contribuem para ampliar a discussão sobre assuntos diversificados.
  • Aprimoram o conhecimento
  • Estimulam a discussão sobre determinados temas, levando os alunos a fazerem pesquisas sobre os assuntos solicitados.

Os fóruns de discussão ainda favorecem a  troca de informações de forma interativa entre os colegas e o professor. O que enriquece ainda mais o aprendizado.

3. Educação colaborativa

O exemplo de fórum de discussão EAD é um dos melhores para o tema da educação colaborativa. Como já apresentamos, por meio da plataforma alunos e professores debatem, compartilham experiências, materiais auxiliares e opiniões.

Os fóruns são excelentes opções para promover discussões e aprofundamentos teóricos que sustentam o conceito de aprendizagem verdadeiramente colaborativa.

4. Comunicação entre alunos e professores

Poder conversar com os professores de maneira próxima é uma das maiores vantagens para os alunos e também para a instituição, que constrói uma imagem de uma empresa que se importa com a formação dos seus alunos e possui professores com conhecimento e boa vontade de ajudar.

Os professores são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Com as aulas muitas vezes gravadas, os alunos podem ter uma relação mais próxima nos fóruns. Além disso a participação dos professores nos fóruns:

  • Tornam as discussões mais ricas e interessantes através de suas opiniões e conhecimento aprofundado
  • Incentivam os estudantes
  • Ajudam a chamar atenção dos erros dos alunos
  • Esclarecem dúvidas
  • Direcionam e questionam os estudantes
  • Indica leituras
  • Introduz  questionamentos

Se você ainda está pensando em entrar no mercado EAD ou quer saber se está trilhando o caminho certo no curso que criou, sugerimos que complete sua leitura com o artigo, “Como montar um curso EAD: veja todos os benefícios desse negócio!”

Agora que você entendeu como os fóruns de discussão EAD são valiosos para alunos e para a instituição de ensino, separamos uma opção de como você, como instituição EAD pode organizar seu fórum para que ele realmente seja efetivo.

Como pode ser a estrutura do fórum de discussão de seu curso EAD

Descrevemos a seguir um exemplo de fórum de discussão EAD que você pode organizar para suas turmas.

1.Crie um espaço dedicado para cada curso realizado e abra um módulo para cada turma

Organização é palavra de ordem na criação de um fórum. É importante que cada aluno de cada curso e em cada módulo (por exemplo, uma turma EAD de determinado curso livre ou em determinado semestre de uma faculdade) saiba qual é o local para tirar dúvidas, realizar brainstorm e resolver problemas.

Os aplicativos de fórum, como no exemplo de fórum de discussão EAD da plataforma Eadbox, são intuitivos e facilmente você como instituição irá conseguir organizar para que as perguntas, dúvidas e debates aconteçam no local certo, por cada uma de suas turmas.

2. Construa uma linha do tempo para estimular as discussões

Uma outra opção para você colocar em prática com o exemplo de fórum de discussão EAD é construir um cronograma de integração com os módulos.

Lembre-se que é função da instituição e dos professores (ou tutores) alimentarem o ambiente dos fóruns e estimularem os alunos a participarem e trocarem informações.

Por isso sugira que os tutores EAD sigam uma linha do tempo para as conversas serem estimuladas e bem guiadas. Um exemplo de fórum de discussão EAD que você pode seguir, é o cronograma citado abaixo:

Linha do tempo: uma semana ou módulo

Segunda-feira

Criar uma pergunta em um post, por exemplo: O que você sabe sobre a unificação curricular da educação básica?

Essa é uma boa pergunta para um curso de pedagogia EAD e com toda certeza provocará o compartilhamento de muitas informações e pesquisas.

Quarta-feira

Criar um post adicional à pergunta feita na segunda-feira, por exemplo “Ainda tem dúvidas sobre a unificação curricular da educação básica?

Nesse momento as dúvidas serão levantadas e os professores precisam agir mais participativamente.

Sexta-feira

Criar um post adicional com a pergunta: “O que aprendemos”

Neste momento os alunos terão um espaço para encerrarem as discussões. Isso será muito importante.

Na semana seguinte, publique uma lista das respostas que os estudantes compartilharam relacionadas ao que eles aprenderam sobre o tema e objetivo.

3. Treine seus professores

Sim, você precisa treinar seus professores a realmente interagirem na plataforma EAD para que ofereçam a melhor experiência para seus alunos. Lembre-se que seus alunos são seus clientes e merecem bom atendimento, atenção e conteúdo relevante.

Leia também: Como vender cursos EAD: vença dificuldades com um bom atendimento.

Agora, com os benefícios e exemplos de fórum de discussão que devem ser postos em prática, você pode tornar seu curso ainda mais robusto, desenvolvendo alunos capacitados e satisfeitos e buscando novos clientes para seus variados cursos.

Se estiver precisando de apoio para as estratégias de seus cursos EAD, pode contar com a Eadbox. Somos a única plataforma para EAD com tecnologia própria e integrada para armazenar a apresentar seus cursos, realizar transmissão de aulas ao vivo e webinars. E claro, contamos com a possibilidade de abertura de fóruns para seus alunos.

A Eadbox é uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, preparada para receber seus cursos com tecnologia atual e preparada para acesso de muitos alunos. Fale com um consultor e saiba como começar gratuitamente.

 


Categorias