tipos de conteúdo

5 tipos de conteúdo para você gerar mais leads e engajar sua audiência

Para conquistar novos clientes, gerar mais leads e engajar o seu público, é importante oferecer vários tipos de conteúdo. Essa ação faz com que a sua marca seja encontrada mais facilmente nos mecanismos de buscas online e, principalmente, tenha maior autoridade e credibilidade online.

Também, produzir materiais em vários formatos diferentes é uma forma de conquistar um número maior de fãs. Afinal, sempre vão existir pessoas que preferem ver vídeos, outras que preferem infográficos, jogos, animações, leituras interessantes, entre outros.

Mas você sabe quais são os tipos de conteúdo mais populares no mercado? Pensando nisso, listamos aqui alguns dos principais formatos de materiais que ajudam a gerar leads e aumentar a taxa de conversão da sua marca. Confira!

 tipos de conteúdo

5 tipos de conteúdo que você precisa conhecer

1. Blogposts

Os blogposts são as postagens feitas em formato de texto para o seu blog. Esse é um dos tipos de conteúdo mais tradicionais e efetivos que existem. É extremamente vital para o bom reconhecimento de uma marca no marketing digital.

Isso acontece porque, resumidamente, é por meio dos blogposts que a empresa atrai visitantes e ganha autoridade. Ainda, é um conteúdo que educa o público sobre assuntos relacionados às tendências do mercado, serviços e produtos. Ainda, vale ressaltar que as postagens podem ser feitas para diferentes públicos, usando diversas linguagens. É possível fazer postagens educativas, institucionais, noticiosas, em formatos de listas – como essa que você está lendo, – entre outros. Ao trabalhar com produção de conteúdo, investir em bons blogposts é fundamental para a sua marca.

Outro ponto extremamente positivo das postagens é que elas são excelentes para

posicionar o seu negócio como especialista no mercado. Também, quando bem feitas, auxiliam a ranquear o seu blog nos mecanismos de buscas como o Google. Isso faz com que o seu endereço virtual seja encontrado com mais facilidade pelos usuários de internet.

– Para acertar em cheio nos seus blogposts é importante conhecer sobre as métricas e regras de SEO. Para isso, complemente a leitura com: SEO para iniciantes: aprenda hoje a fazer SEO e venda mais

2. Materiais ricos

Os materiais ricos também são uma ótima opção para você gerar mais leads e engajar sua audiência. Podem ser e-books e infográficos, por exemplo. Isso acontece porque esse é um tipo de material extremamente eficiente na hora de atrair novos prospects.

Por que? Porque muitas pessoas não veem problema nenhum em deixar seu e-mail e preencher um pequeno formulário em troca desse material rico. Assim, ao mesmo tempo em que você passa a ter o contato desses leads, eles recebem um material de interesse para eles e se educam sobre áreas relevantes para a sua empresa. É um tipo de relacionamento em que ambos os lados saem ganhando.

A partir de então, cabe à empresa segmentar e desenvolver boas ações com esses dados que possui dos novos leads. Para acertar em cheio na produção do seu material rico, garanta que ele seja relevante e esteticamente atraente. Assim sendo, aposte em imagens, gráficos, cores e formatação harmônicos e bonitos.

– Veja mais: 7 ferramentas para criar infográfico que vão facilitar sua rotina!

3. Vídeos

Os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais populares do momento. Isso porque é um formato de material interativo, didático e que chama a atenção do público. Ainda, oferece um leque infinito de oportunidades. Pode ser um vídeo de animação, tutorial, entrevista, didático, entre outros. Ainda, pode ser feito via transmissão ao vivo – como um webinário – ou palestra.

Outro ponto que merece destaque nesse formato é que os vídeos dão uma cara para a sua empresa. Assim, cria-se uma maior identificação e empatia com o público. Para isso, é importante garantir que o material feito seja profissional e de alta qualidade. Essas características, hoje em dia, já podem ser alcançadas por meio do uso de um bom smartphone, iluminação e, se preciso, programas de edição. Tudo isso, é claro, sendo regido por um profissional que saiba se portar bem em frente às câmeras.

– Confira: Estabeleça uma estratégia de conteúdo de vídeo para dar destaque a esse formato

4. Podcasts

Os podcasts também são um formato muito popular de conteúdo. Sua vantagem é que, por ser exclusivamente em áudio, o podcast pode ser consumido enquanto se executa outras tarefas. Assim sendo, é uma ótima forma de transmitir informações relevantes para o seu público enquanto ele faz outras ações do dia a dia. Além desse benefício, o áudio não consome muitos dados de celular – quanto o vídeo, por exemplo.

Enquanto os vídeos dão uma cara para a sua marca, os podcasts dão uma voz para ela. Esse material pode ser feito para promover conversas e debates mais informais sobre tendências do mercado, aumentar a interação com o público, responder perguntas frequentes, entre outros. Uma dica interessante é investir em vinhetas que marquem o seu podcast – assim, quando ele começar a tocar, já será facilmente identificado pelo público.

5. Materiais que possam ser usados como base pelo público

Outra forma de conquistar a atenção dos leads e engajar a audiência é oferecer materiais que possam ser reutilizados – ou utilizados como base – pelo público. Por exemplo:

  • Templates;
  • Planilhas;
  • Modelos de certificados e apresentações;
  • Calendários;
  • Compilação de pesquisas e dados atualizados e relevantes sobre assuntos atuais, entre outros.

Ao oferecer esses tipos de conteúdo é essencial garantir que você está dando ao seu lead materiais que ele não encontraria de outra maneira na internet. Ou, pelo menos não encontraria com toda essa facilidade e qualidade oferecida.

Esses tipos de materiais facilitam a vida do lead e fazem com que ele entenda que o objetivo da sua marca é auxiliá-lo. Essa é uma ação que aumenta a credibilidade e confiança do público na sua empresa.

Com essas dicas, você passou a conhecer melhor sobre 5 tipos de conteúdo que engajam o público e auxiliam na geração de leads. Nossa dica é: utilize-os em conjunto. Assim, garantirá uma estratégia mais eficiente e estará ao alcance de um maior número de pessoas.

Ainda, um material feito em formato  de vídeo, por exemplo, também pode ser convertido em texto, áudio, ebook e infográfico! Assim, você potencializa ainda mais o alcance do seu conteúdo.

Aproveite e compartilhe conosco a sua opinião: qual o tipo de conteúdo que mais lhe atrai? Sua empresa já produz algum material nesse formato? Deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias