multiplicadores internos

Como otimizar seus treinamentos corporativos com multiplicadores internos

Investir em treinamentos para contar com colaboradores qualificados, engajados e atualizados no mercado é essencial. Mas como garantir a eficiência e otimização dessas ações? Existem várias atitudes que podem ser tomadas pela gestão, uma delas é a utilização de multiplicadores internos. Mas você sabe o que são e o que fazem esses multiplicadores?

Então confira nosso artigo e esclareça suas dúvidas sobre a importância de investir e acreditar nessa função. É importante ressaltar que, com o passar do tempo, os profissionais que desenvolvem as características de multiplicadores internos passaram a ser cada vez mais valorizados pela empresa. E você logo entenderá os motivos.

multiplicadores internos

O que são os multiplicadores internos?

Resumidamente, os multiplicadores internos, como o próprio nome sugere, são os profissionais que sentem-se estimulados em multiplicar o conhecimento. Assim sendo, são aqueles colaboradores que ensinam os seus colegas de trabalho a aprenderem determinadas práticas e técnicas. No fim, saem ganhando a empresa, o colaborador e a equipe. Entenda:

Vantagens de contar com bons multiplicadores internos

A empresa que conta com profissionais com essas características está em posição de destaque. Isso porque essa é uma ação que auxilia no desenvolvimento de líderes e, ainda, é uma forma de fazer com que um colaborador de destaque, que tenha muito conhecimento sobre um determinado assunto, compartilhe com os outros. Essa ação faz com que:

  • O multiplicador desenvolva suas próprias capacidades de liderança e oratória;
  • Garanta para a empresa que todo o conhecimento adquirido por ele será passado para frente. Assim sendo, caso ele troque de cargo ou emprego no futuro as informações já terão sido compartilhadas;
  • Faz com que os outros profissionais da empresa se tornem mais qualificados e engajados.

Nesse cenário, é fácil compreender que otimizar seus treinamentos corporativos com multiplicadores internos é uma ação que representa ganhos para todos os envolvidos.

Ainda, vale ressaltar que as empresas devem incentivar todos da equipe a se tornarem verdadeiros multiplicadores internos. Assim, os profissionais são motivados a compartilharem seus conhecimentos e experiências.

– Veja também: Conheça o passo a passo para organização de treinamentos para suas equipes

Como formar multiplicadores internos?

A formação de multiplicadores internos é algo que deve fazer parte da cultura da empresa. Assim sendo, o primeiro passo para obter sucesso nessa empreitada é fazer com que a instituição valorize cada um dos seus profissionais. Somente assim eles se sentirão seguros e valorizados para se exporem e mostrarem seus conhecimentos.

Mudar a cultura de uma empresa é algo que acontece de maneira gradativa. Porém, para obter sucesso nessa empreitada, é necessário que todos da empresa estejam engajados nessa área. Desde os gestores até os novos profissionais. Somente assim todas as equipes entenderão a importância dessas ações para o sucesso da instituição.

Dessa forma, para implementar a cultura da disseminação de conhecimento, existem alguns passos que podem ser seguidos pela empresa. Listamo-os:

Algumas ações que a gestão e o RH podem fazer para estimular os multiplicadores são:

  • Designar um colaborador para fazer uma apresentação curta – de até 15 minutos – sobre algum assunto que ele domine perante toda a equipe;
  • Estimular a participação de todos durante as reuniões gerais, para que possam dar novas ideias e fazer feedbacks;
  • Oferecer certificados para os funcionários que fizeram treinamentos específicos. Assim, eles podem passar esse conhecimento para frente e ensinar àqueles que não fizeram o treinamento;
  • Reconhecer o bom trabalho de profissionais que estão desempenhando um bom papel, estimulando-os a compartilharem seu conhecimento com os demais;
  • Estimular o hábito de aprendizado e o fortalecimento entre os profissionais;
  • Desenvolver ações criativas que melhorem o ambiente profissional e inspirem os colaboradores – como ações de gamificação, por exemplo.

– Leia mais: Gamificação – O poder de engajar pessoas de forma divertida

Redução de custos e melhora nos treinamentos

Oferecer bons cursos e treinamentos corporativos é algo que pode exigir um grande investimento financeiro. Porém, ao contar com multiplicadores internos esse valor pode ser reduzido. Ainda, há a vantagem de o curso ser aplicado e monitorado por alguém que efetivamente faz parte da empresa. Assim sendo, há uma maior sensação de proximidade e relacionamento entre os profissionais.

Para ser bem sucedido, um treinamento nessa modalidade não exige a contratação de um palestrante externo, por exemplo. Apenas cabe à empresa definir se os ensinamentos serão passados presencialmente ou EAD. Seja qual for a opção da instituição, as chances de um bom retorno sobre o investimento são altos.

– Confira: Onboarding nas empresas: 5 treinamentos que toda organização deveria fazer

O descobrimento de novos talentos

As ações de disseminação de conhecimento também podem ser de grande auxílio para descobrir novos talentos da empresa. É possível que um colaborador se mostre um excepcional multiplicador, com ótima didática e demais habilidades que, até então, não haviam sido descobertas ou exploradas.

Ainda, por ser uma ação que envolve apenas os trabalhadores da empresa, também pode acontecer de o colaborador sentir-se mais confortável em oferecer novas ideias e soluções para a empresa.

Está pronto para investir em bons multiplicadores internos?

Contar com colaboradores que fazem a disseminação do conhecimento pode ser fundamental para uma empresa. Isso porque é necessário um menor investimento com treinamentos externos, ao mesmo tempo em que os treinamentos internos se tornam mais efetivos. A empresa que insere a cultura dos multiplicadores internos em sua rotina passa a contar com um time mais motivado. Ainda, além de motivada, essa é uma equipe engajada e satisfeita em fazer parte daquela empresa.

Também, outro ponto positivo das instituições que entendem a importância do compartilhamento de informações, é o reconhecimento dos profissionais que se destacam na sua área. Isso porque oferecem a oportunidade de eles repassarem esse conhecimento para frente e, com isso, a possibilidade de melhorar sua qualificação.

E você, está pronto para aplicar essa estratégia nos seus treinamentos corporativos? Já investe na qualificação dos multiplicadores internos? Então compartilhe sua opinião e deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias