criar infograficos

7 ferramentas para criar infográfico que vão facilitar sua rotina!6 min read

Produzir conteúdo relevante é essencial para conquistar e engajar o público. Porém, além de precisar contar com informações relevantes, é importante que esse material seja atraente. Assim, conhecer algumas ferramentas para criar infográfico pode ser uma grande facilidade nesse processo. Isso porque os infográficos funcionam como uma maneira prática e eficaz de passar as informações para os leitores.

Além disso, são uma forma de educar e podem servir como uma postagem de blog, de rede social, ou integrar e deixar um e-book ainda mais rico. Considerados como um conteúdo de consumo fácil, os infográficos possuem grande engajamento e são um bom investimento a ser feito por toda a empresa. Ainda, ajudam a viralizar um conteúdo e, com isso, gerar buzz na internet.

Ainda não está convencido do poder do infográfico? Estudos publicados pela Alltwitter apontam que a presença de um infográfico em um post aumenta em 834% as chances dele ser compartilhado. E esse é apenas um dos vários dados que apontam a importância e o engajamento que esse formato de conteúdo apresenta sobre os leitores.

Quer fazer um infográfico, mas não sabe por onde começar? Então confira algumas ferramentas para criar infográfico que podem ser de grande auxílio nesta tarefa.

– Veja também: Conheça as melhores ferramentas para criar conteúdo

ferramentas para criar infográfico

7 ferramentas para criar infográfico

1. Venngage

Venngage é uma ferramenta nova no mercado com diversos templates (inclusive free) , flexíveis e com uma interface bastante intuitiva e com uma proposta de facilitar a criação de infográficos, relatórios e visualização de dados!

A ferramenta conta com uma versão gratuita para avaliação e criação de infográficos e também uma versão paga com mais funcionalidades!

Outra proposta interessante da Venngage é a possibilidade de criar projetos em equipe e criar url compartilhável do infográfico. Também há a possibilidade de compartilhar o infográfico facilmente através de código de incorporação.

2. Visme

O Visme é uma das mais populares ferramentas para criar infográfico. Ele é online e oferece um plano básico, que é gratuito. Nele, está incluso a criação de 3 projetos mensais e oferece um grande número de templates a serem utilizados. Porém, caso seja do seu interesse, é possível contratar outros planos com maiores possibilidades por preços bem baixos e acessíveis.

O Visme permite a criação de infográficos, apresentações, currículos, relatórios, conteúdos interativos, entre outros. Possui uma fácil manipulação e vários templates disponíveis. Ainda, oferece uma grande gama de vetores e fontes. Assim sendo, em poucos minutos você consegue transformar dados escritos em conteúdo visual de acordo com a identidade da sua empresa.

3. Piktochart

O Piktochart, assim como o Visme, também pode ser acessado de maneira gratuita ou paga. Para utilizá-lo, não é preciso ter nenhum tipo de conhecimento quando o assunto é design gráfico ou edição de imagens. Isso porque ele funciona como uma espécie de tutorial. Ou seja: indica um passo a passo ideal para você construir o seu infográfico.

A plataforma oferece centenas de templates prontos para serem escolhidos. Basta você selecionar o que considera mais adequado para o seu projeto. Além disso, o Piktochart também possui as demais ferramentas para a criação do infográfico: adicionar textos, selecionar as tipografias preferidas de acordo com seu tamanho, cores e elementos.

Também oferece ferramentas intuitivas para você criar os gráficos e tabelas que transformarão seus dados escritos em fáceis de serem entendidos e visualizados.

4. Adobe Photoshop

Essa pode ser a ferramenta de edição de imagens mais conhecida e utilizada no mundo. O Adobe oferece inúmeras opções de criação de todos os tipos de imagens.

Porém, diferente das ferramentas citadas anteriormente, o Photoshop exige maior conhecimento em design e investimento na área. Apesar disso, seus resultados são extremamente profissionais e satisfatórios quando executados por um bom profissional. O sucesso desse programa se deve à sua capacidade de criar absolutamente qualquer coisa.

Hoje já é possível aprender muito sobre o Photoshop com a utilização de tutoriais no Youtube. Porém, se o seu objetivo é criar um infográfico de maneira online e mais rápida, essa não deve ser a sua primeira opção. O Photoshop pode ser a escolha ideal para a produção de revistas, demais materiais impressos e mais robustos.

– Veja também: Como os criadores de conteúdos estão construindo essa nova profissão

5. Canva

O Canva é um software de design gráfico online. Também é uma das principais ferramentas para criar infográfico, pois oferece as opções de edição de imagem de maneira intuitiva e gratuita.

Um ponto positivo do Canva é que ele possui aplicativos desenvolvidos para iPad e iPhone. Isso significa que você pode usar essa ferramenta para criar infográficos no seu próprio celular ou tablet, a fim de organizar e agilizar a sua rotina de trabalho. Ainda, quando finalizar o infográfico, o Canva permite que você salve, compartilhe e, se desejar, utilize o mesmo design quantas vezes quiser – seja online ou impresso.

6. Google Charts

A gigante Google não poderia ficar fora do mercado. Assim sendo, a empresa também oferece uma ferramenta especial para a criação de infográficos: o Google charts. O Charts é gratuito e oferece a criação de colunas, gráficos e tabelas variados. Vale lembrar que a ferramenta é compatível com o HTML5. Isso significa que os infográficos ali gerados podem ser visualizados em qualquer tipo de browser, além de celulares e tablets.

Outro ponto positivo do Google Charts é que os dados presentes nos infográficos feitos por essa plataforma são dinâmicos. Assim sendo, podem ser alterados por você a qualquer momento em que isso for necessário.

7. Visual.ly

O Visual.ly se destaca na criação de infográficos online por oferecer inúmeros layouts inovadores e esteticamente atraentes e chamativos. Para usá-lo, é necessário apenas fazer login com uma conta já existente no Facebook ou do Twitter. A partir de então é só editar e exercitar a criatividade.

– Confira: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Já escolheu qual dessas ferramentas para criar infográfico é a ideal para você?

Conhecendo essas ferramentas para criar infográfico, é hora de colocar essas dicas em prática! Assim sendo, aproveite que várias dessas sugestões de ferramentas são gratuitas e de fácil utilização. Dessa forma, dedique alguns momentos do seu dia e logo perceberá que fazer infográficos não é um bicho de sete cabeças. Mais do que isso: colha os frutos de oferecer um material interessante e rico, engajando e conquistando o seu público.

Qual a sua ferramenta de criação de infográficos preferida? Compartilhe conosco a sua opinião!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias