como-ser-criador-conteudo

Como ser um criador de conteúdo freelancer de sucesso6 min read

O consumo de informação aumenta a cada dia. E isso também se deve ao aumento da produção de materiais e de muitas pessoas se dedicando em como ser um criador de conteúdo bem-sucedido.

Os criadores de conteúdos digital estão construindo uma nova profissão. Isso acontece porque o mercado é muito amplo e existem milhões de assuntos que podem ser explorados.

A internet e a globalização fazem com que pessoas de lugares diversos se unam no ambiente online em busca de um mesmo assunto.

Assim, o produtor de conteúdo freelancer que sabe explorar o público e capricha na sua criação, têm uma grande chance de alcançar o sucesso.

A grande questão é: como ser um criador de conteúdo freelancer, se já existem tantas pessoas produzindo? Por isso, é importante oferecer diferenciais e conquistar a autoridade frente ao público.

criador-de-conteudo-digital-freelancer

Como ser um criador de conteúdo

Assim como em qualquer profissão, o criador de conteúdo digital, mesmo que trabalhe como freelancer, deve ter disciplina. Precisa investir em:

  • qualificação;
  • formação;
  • bons planejamentos;
  • estratégias.

Há anos, quando a produção de conteúdo freelancer ainda estava engatinhando, até poderia ser possível conquistar o mercado com menos planejamento e produções espontâneas. Porém, agora o mercado não tem mais espaço para amadores.

Hoje, se a pessoa fica entre dois trabalhos – um “tradicional” e o de freelancer/criador de conteúdo digital, não consegue se dedicar de forma adequada a nenhum deles. Ou seja: para obter sucesso, é preciso uma dedicação igual como em qualquer outra profissão.

Além disso, para conquistar o público como produtor de conteúdo freelancer é preciso saber se relacionar. Ser original e conquistar a confiança e a credibilidade dos seus seguidores também são pontos importantes.

Para isso, os conteúdos devem ser produzidos com uma frequência pré-estipulada e adequados para cada canal.

Veja também: Descubra como ser um youtuber de sucesso em 6 passos.

Investindo na produção de conteúdo freelancer

Para ter bons resultados, os criadores de conteúdos digital precisam fazer investimentos certeiros. Assim como em qualquer mercado de negócios, para criar conteúdo é preciso um plano editorial bem detalhado que contenha:

  • Objetivos e metas da produção de conteúdo – com prazos pré-estabelecidos;
  • Público-alvo bem definido;
  • Calendário de produção e divulgação extremamente organizado;
  • Orçamentos e levantamento de custos e possíveis ganhos;
  • Conteúdo qualificado na ponta da língua;
  • Saber qual o seu diferencial frente aos concorrentes;
  • Possíveis parcerias;
  • Presença digital marcante: site/blog e redes sociais ativas; entre outros.

Ou seja: para produzir um conteúdo de qualidade e relevante, é preciso, antes de tudo, fazer um grande processo de pesquisa.

Os consumidores e usuários de internet estão cada vez mais seletivos, críticos e  impacientes. Então, é preciso captar a atenção deles logo no início do material, seja ele um vídeo no YouTube, postagem em Facebook ou Instagram, blog post, etc.

Produtor de conteúdo freelancer: o que pensar antes de começar?

Agora que você sabe algumas das principais características técnicas da produção de conteúdo freelancer, é hora de caprichar na sua marca e tornar a sua identidade conhecida. Para alcançar isso, podem ser feitas algumas ações. Destacamos as seguintes:

Aproveite a sua liberdade de expressão

Empresas grandes precisam seguir linhas de pensamento e ações mais restritas. Você como produtor de conteúdo freelancer não. Aproveite essa liberdade à seu favor e a explore com cautela e inteligência.

O que o seu público-alvo deseja?

Você já pesquisou o mercado, seus concorrentes e sabe quem é o seu público-alvo ideal. Mas agora que você busca como ser um criador de conteúdo, precisa saber o que ele deseja.

Para ajudar nesse processo, você pode investir na criação de personas. Elas tem grande valia na hora de saber exatamente quem atingir e como atingir.

Para saber mais sobre o assunto, veja: Aprenda o que são personas e como criar as suas.

Seja original

Existem milhares de assuntos que podem ser abordados, mas o que difere uma abordagem de outra é a originalidade de cada um. Faça o que estiver ao seu alcance para se destacar na sua área. A originalidade pode ser transmitida por meio da linguagem do conteúdo e da sua postura, por exemplo.

Para acertar em cheio nesse quesito, você precisa ter um bom autoconhecimento e exaltar aquilo que te diferencia dos outros, usando essa característica a seu favor.

Domine e ame o que você faz

Um produtor de conteúdo freelancer optou por trabalhar com uma determinada área. Logo, se presume que ele tem um bom domínio e ama aquilo que estão produzindo.

Além da parte técnica – que envolve todo o planejamento e estratégias – sem conhecimento profundo e paixão, um criador de conteúdo digital dificilmente terá sucesso. Isso porque se ele não tiver essas características, outro profissional terá.

Por isso, antes de pensar em colocar as mãos na massa, é preciso pensar muito bem sobre o que será o conteúdo, qual o seu conhecimento sobre o assunto e o quanto você gosta desse assunto.

Também é preciso saber lidar com as possíveis críticas – construtivas ou não. E, para isso, batemos novamente na mesma tecla: é preciso conhecer sobre o assunto para poder respondê-las à altura, quando necessário.

Use todos os recursos disponíveis

Aproveite a oportunidade que a internet lhe oferece de estar sempre presente em todas as redes sociais possíveis. Invista em aplicativos e plataformas que ofereçam maior autoridade para a sua marca.

  • Vai gravar um vídeo? Que seja em uma boa qualidade visual.
  • Vai escrever um texto? Aproveite para colocar imagens, infográficos e links interessantes.
  • Que tal apostar em uma parceria que possa trazer bons frutos para você, para os outros profissionais envolvidos e para os seus seguidores?

Outra funcionalidade disponível na internet é a interação de vários formatos. Você pode fazer enquetes, sorteios, promoções, oferecer bônus, fazer transmissões ao vivo, etc.

Aqui novamente ganha espaço um item citado anteriormente: a originalidade. Seja um daqueles produtores de conteúdo freelancer criativos e que cative o público devido às qualidades oferecidas em seus serviços.

Já pensou em expandir os seus negócios?

Agora que você sabe como ser um criador de conteúdo, como funciona a rotina e tem informações para começar a criar os seus materiais, que tal pensar em expandir os seus negócios?

Com uma produção de conteúdo freelancer adequada é possível consolidar a sua imagem na mídia – e, com isso, lançar inúmeros produtos relacionados à sua marca. Acha que está pronto para essa nova jornada?

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias