7 de novembro de 2017
Em momentos de crise e com a alta taxa de desemprego no Brasil, trabalhadores autônomos estão querendo regularizar seus negócios e encarar os desafios do empreendedorismo.
Para sair da informalidade muitos querem saber como ser empreendedor individual. O MEI nada mais é do que a regularização do trabalho mediante o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Pensar em formalizar o trabalho geralmente acompanha o pensamento de que será gasto muito dinheiro para isso, mas na verdade não é bem assim.
Desde 2008, com a lei do Microempreendedor Individual (MEI) aprovada, é possível regularizar o trabalho dos pequenos empresários, além de terem acesso aos benefícios da previdência social. Tudo isso com uma carga tributária baixa.
Veja também: fórmula de lançamento: entenda o que é e como funciona
O que você vai ler nesse artigo?
Como ser empreendedor individual?
Se você é um desses que decidiu: – Quero ser empreendedor individual! – saiba que isso é bem mais fácil do que muitos imaginam.
O processo para se tornar um empreendedor individual é rápido, fácil e não tem taxa de aquisição. Se você acha que precisa separar uma papelada, agendar um horário e enfrentar uma fila para poder fazer seu MEI, pode ficar calmo.
É possível pedir seu MEI pela internet, sem toda aquela burocracia e taxas exorbitantes.
Mas, fala a verdade: você sane mesmo o que é empreendedor individual?
O que é empreendedor individual?
Trata-se de um profissional que trabalha sozinho e que está regularizando sua situação, para poder contar com um CNPJ e poder emitir notas fiscais.
Passos a passo para inscrição de empreendedor individual
Veja como ser empreendedor individual. Bastam alguns cliques e já sai com seu MEI:
- Primeiro é necessário entrar no site do Portal do Empreendedor.
- Logo na página inicial à esquerda terá a frase “Microempreendedor Individual QUERO SER”, você precisa clicar.
- Abrirá uma tela com várias opções em que você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre MEI. A primeira opção “formalize-se” é para você fazer a inscrição.
- Preencha as informações pedidas.
- Coloque sua ocupação e -caso houver – coloque a segunda ocupação.
- No momento de colocar o endereço de seu negócio é necessário verificar junto à prefeitura se é possível exercer sua atividade nesse local.
- Com tudo devidamente preenchido envie o formulário de inscrição.
- Depois do formulário enviado você já é um nome empreendedor individual.
Feita a inscrição como empreendedor individual, agora é preciso se atentar as regras e direitos que o MEI te garante.
Motivado com esta possibilidade? Então confira: 20 melhores frases motivacionais para empreendedores: sua dose de inspiração
Obrigações de um microempreendedor Individual
Não basta saber como ser microempreendedor individual, conheça seus direitos e obrigações:
Aqui vale salientar que para fazer a inscrição do MEI, o empreendedor individual é isento de taxas e tem as taxas de obrigações tributárias mais baixas.
Essas taxas são chamadas de Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), que são cobradas mensalmente e garantem que o empreendedor está em dia com as obrigações tributárias.
Para gerar o DAS basta entrar no Portal do Empreendedor, tudo isso para descomplicar a vida do empreendedor individual, sem que tenha a necessidade de passar por filas e esperar pela burocracia.
Para efetuar o pagamento basta comparecer no Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, lotéricas e bancos estaduais.
Quer ser MEI?
Com todas essas informações de como ser empreendedor individual, é possível começar já a ser um deles. Mas você sabe se a atividade que você faz é aceita pelo MEI?
São mais 470 atividades aceitas que englobam cabeleireiro, comerciante, diarista, mecânico, entre outros.
Para tirar suas dúvidas emitir notas fiscais as atividades permitidas.
[wen_cta id=”7956″]
Categorias