A automação de marketing é uma solução que ajuda as empresas a terem uma comunicação mais ampla e no timing certo. Para as instituições de EAD, ter uma atuação próxima e frequente é importante, mas seria impossível sem automatizar suas ações no contato com alunos e leads.

A modalidade de Ensino a Distância (EAD) vem crescendo no âmbito educacional e, além do tipo de ensino, ela apresenta algumas diferenças das escolas e cursos presenciais.

Atualmente, ela é desenvolvida no âmbito digital, e isso influencia as ações de marketing. A automação de marketing para EAD é uma estratégia fundamental, que ajuda a manter a instituição relevante e pronta para captar cada vez mais alunos.

Para isso, é importante estabelecer ações que sejam realmente impactantes e tragam resultados. Esse é o caminho para que uma escola ou curso de EAD esteja sempre em destaque e sobreviva em um mercado tão competitivo e que investe bastante em marketing digital.

A automação é uma forma dinâmica de captar interessados para convertê-los em alunos. Que tal saber mais sobre esse assunto? Neste conteúdo, você entenderá mais sobre automação de marketing para EAD e como usar o recurso em suas ações!

O que é a automação de marketing?

O marketing sempre teve o objetivo de posicionar marcas em determinado segmento, fazendo com que potenciais clientes as conhecessem melhor até que, efetivamente, se tornassem consumidores.

Na prática, isso não mudou, mas os meios de chegar a esses objetivos passaram por mudanças ao longo dos últimos anos. A internet e seus recursos fizeram com que as ações e estratégias passassem a ser automatizadas.

Desse modo, a automação de marketing consiste em ações de marketing digital direcionadas de maneira mais ampla.

Ou seja, mais pessoas podem ser atingidas, sem que o trabalho seja replicado o mesmo número de vezes proporcional à quantidade de usuários que se deseja alcançar. Isso tudo por meio de um trabalho personalizado, mesmo com suas características de larga escala.

O berço da automação é a era da transformação digital. As mudanças pelas quais o marketing passou nesse período têm relação direta com a tecnologia e a forma como ela se desenvolveu, favorecendo essas estratégias de alcance de público.

Hoje, uma campanha programada da forma certa é capaz de chegar a milhares de pessoas, conseguindo a atenção desejada e despertando ações dentro do que a estratégia da empresa espera.

A automação no EAD

Quando o assunto é EAD, a automação de marketing já é uma realidade concreta. Sem essas estratégias, fica muito difícil conquistar atenção, se destacar em meio aos concorrentes e, principalmente, obter mais alunos.

Além de novas matrículas, as instituições de EAD buscam a retenção, outro objetivo possibilitado por ações baseadas na automação.

Há duas formas de se trabalhar essas estratégias dentro do EAD. A primeira delas é valorizar o relacionamento com a sua base atual, ou seja, os alunos que já estão matriculados e podem renovar as matrículas.

Paralelamente a isso, a busca é por alcançar pessoas que estão dentro do seu público-alvo, mostrando por que sua instituição de EAD é qualificada e por que os potenciais alunos devem estudar lá.

O ensino a distância envolve números bastante relevantes: já são 1,5 milhão de alunos em todo o Brasil. Faculdades e cursos de qualidade podem ser feitos sem sair de casa, graças às plataformas online.

Naturalmente, é fácil entender que esses alunos são nativos da internet. Por isso, as estratégias de relacionamento e captação direcionadas a eles precisam estar alinhadas com o marketing digital.

Quando se trata de estratégias executadas na Web, a automação é um caminho inevitável, principalmente, pela eficiência. De forma simples, a instituição pode dar continuidade à relação com um aluno ou ir em busca de novos interessados em uma formação remota.

Como aplicar a automação de marketing para EAD?

As instituições de EAD que querem se manter competitivas, com bom relacionamento com seus alunos e maior captação de matrículas, devem implementar a automação de marketing de maneira competente. Para chegar a isso, é preciso seguir etapas importantes e estabelecer boas práticas.

Só assim, é possível obter bons resultados e, gradativamente, conquistar os diferentes objetivos da instituição. A seguir, saiba como deve ser a aplicação da automação de marketing em EAD!

Defina bem a sua persona

Uma instituição de ensino deve conhecer bem o seu público, ou seja, as pessoas que têm interesse no ensino a distância e estão mais propícias a serem envolvidas por boas estratégias de marketing.

A persona é fundamental nesses objetivos e se trata de uma representação semifictícia do modelo ideal de consumidor daquele negócio. Ela reúne características mais detalhadas, que ajudam a criar um verdadeiro personagem.

Quanto mais próxima essa persona estiver das características comuns do público do EAD, melhor será o nível das ações de marketing.

Isso porque a automação tem uma grande necessidade de ser precisa. Por isso, realize pesquisas, observe bem os hábitos e costumes do seu público e, então, defina essa persona. Sempre que planejar uma campanha, adapte todas as ações a essa persona e, assim, elas terão sucesso.

Gere conteúdos para obter leads

As instituições precisam gerar conteúdos capazes de chamar a atenção de pessoas interessadas que, no futuro, podem se tornar alunos do EAD.

Uma das estratégias mais interessantes e de baixo custo para isso é o marketing de conteúdo. Por meio de posts, e-books e materiais especializados, é possível gerar interesse no público, captar atenção dele e, então, conduzi-lo até uma possível matrícula ou renovação.

Há duas formas principais de obter leads por meio dos conteúdos: solicitar a assinatura de newsletter para que esse usuário receba posts e outros materiais no email, ou desenvolver landing pages antes de entregar e-books, por exemplo.

Assim, a instituição consegue ter uma base de leads crescente e, com um trabalho de qualificação e de nutrição, há o direcionamento exato para conseguir as conversões desejadas.

Mantenha um bom relacionamento com sua base de contatos

Mais do que conseguir leads, é importante saber como tratá-los. Além deles, há também a base ativa do EAD, composta por alunos matriculados e que fazem os cursos. Cada um em seu estágio, todos devem ter a devida atenção do time de marketing da instituição.

A automação se faz fundamental para que emails periódicos sejam disparados com abordagens e ofertas realmente interessantes para cada uma dessas pessoas.

Se você ainda tenta transformar um lead em aluno, a automação deve entregar conteúdos que ajudem a entender melhor como é o EAD, valorizando a modalidade.

Já para os alunos, os emails devem ter uma abordagem mais voltada para relacionamento com o cliente. Nesses casos, é fundamental o disparo de comunicados, gerais ou específicos, ao aluno, oferta de descontos e outros temas.

Tenha uma estratégia de follow-up

Em alguns momentos, será preciso acompanhar mais de perto seus contatos, independentemente do estágio em que eles se encontram.

Se você tem um aluno que se matriculou e ainda não começou as aulas, é preciso disparar alertas, sempre mostrando a importância de se dedicar ao curso. Isso ajuda a gerar uma proximidade e uma boa relação, conquistando o engajamento tão necessário nos dias atuais.

Em outros casos, esses contatos podem ser mais direcionados para fechar negócio. Há situações em que os interessados não terminam o cadastro ou abandonam o processo na hora do pagamento.

Estrategicamente feito por meio de email marketing, o follow-up é importante para que a conversão iminente não seja perdida. A automação permite realizar esses disparos específicos, de acordo com o estágio desse lead.

Quais são as vantagens da automação de marketing no EAD?

A automação é a realidade atual do marketing, então, o caminho natural é que ele traga impactos bastante positivos para as instituições de EAD.

Há algumas boas vantagens estratégicas e objetivas que podem ser conquistadas com a implementação dessas ações. A seguir, conheça as principais e entenda melhor a importância da automação de marketing nesse segmento!

Maior retenção de alunos

Se a instituição consegue manter um bom relacionamento com seus alunos, a tendência é de que eles estejam satisfeitos.

Nesse processo, a automação ajuda a manter a comunicação certa com essa base de dados, fazendo com que entendam que, ali, há uma valorização de quem já é “da casa”. Ofereça novos cursos, descontos, ajude o aluno com seus compromissos e mostre dedicação. Assim, você conseguirá retê-los!

Conquista de matrículas

Conquistar novos alunos também é um dos principais objetivos de instituições de EAD, especialmente, em um momento tão favorável. É preciso saber aproveitar bem esse movimento de crescente aceitação da modalidade, graças às facilidades e comodidades que proporciona.

A automação ajuda a captar a atenção das pessoas certas, ou seja, aquelas alinhadas com a persona. Esse trabalho certeiro, naturalmente, resulta em novas matrículas!

Maior presença na Web

Se o momento atual é a era digital, é fundamental estar no principal ambiente: a internet. Qualquer empresa precisa se posicionar online na atualidade, e isso significa estar nas redes sociais, ter um site atraente, criar um blog e interagir.

Nesse processo, a automação ajuda a tornar esse trabalho mais prático, alcançando mais pessoas e mantendo um espaço na web capaz de atrair um bom tráfego.

A automação de marketing para EAD é a mais pura tradução de como a tecnologia tem ajudado no desenvolvimento do marketing. Com ela, é possível dar continuidade ao relacionamento com sua base e conquistar ainda mais atenção de quem tem interesse na modalidade. Assim, sua instituição se desenvolve por meio de ferramentas que facilitam o trabalho estratégico do time de marketing.

Para começar a obter já os melhores resultados nesse sentido, veja aqui 44 maneiras de segmentar sua base de emails!

Conteúdo produzido por Rock Content.


Categorias