Como criar Cursos Online

Como criar cursos online: Aprenda a Planejar, Construir e Vender

A plataforma de educação a distância (EaD) se tornou parte fundamental de ensino no Brasil, com o avanço da tecnologia e a necessidade de acesso, várias instituições começaram a se adaptar ao novo modelo de ensino. Criar cursos online se tornou muito popular e é muito vantajosa tanto para quem ensina quanto para quem esta aprendendo.

Esse novo formato não é utilizado somente por instituições de ensino, mas também por empresas que têm interesse em disponibilizar treinamentos aos seus funcionários. Dessa forma é possível criar cursos online e oferecer cursos atualizados e com o facilitador online, além de diminuir o gasto com a qualificação.

Antes de se perguntar como criar um curso online, é necessário considerar o que você esta disposto a ensinar, no que você é bom, qual a sua paixão, sobre qual tema vai tratar. Independente do tema a ser escolhido, é necessário fazer toda uma pesquisa antes de entrar de cabeça nesse projeto.

Ou seja, primeiramente pense em um problema sobre o tema de que vai tratar, coloque isso no papel, decida o que vai ser feito para mudar, faça testes e aí comece a criar cursos online. Depois disso é importante ver quais são as opções de contato, para quem vai divulgar, quais os contatos já existentes que podem ser o primeiro passo para conseguir pessoas que se interessem pelo assunto.

A partir daí é necessário pensar nas estratégias que serão utilizadas, na criação do conteúdo, teste desses e qual foi o retorno positivo e negativo. Basicamente estes seriam os passos necessários para começar a pensar na criação de um curso online. Agora de uma maneira mais explicativa vamos ver como seria criar cursos online:

 

1º passo: o Planejamento para criar cursos online

Como dito anteriormente, com as transformações que o ensino vem sofrendo, agora é um período muito bom para a criação de cursos online, e um dos fatores fundamentais para planejar um curso online é definir:

– Público: qual público será definido. São estudantes? Empresários? Qual o nível de estudo para poder nivelar os assuntos tratados? Respondendo a essas perguntas é possível traçar um perfil do público e saber qual a direção que deve ser tomada, quais as necessidades e as demandas específicas.

– Assunto: quais assuntos serão abordados no curso? Até que ponto ele vai ser aprofundado? Será um curso básico ou mais específico? Definindo essas questões de maneira precisa, é possível direcionar o conteúdo. É importante lembrar de disponibilizar o programa do curso no momento da venda de cursos ao aluno, além de ser sincero sobre o que esta sendo oferecido. Dessa forma evita-se críticas.

– Duração: é importante definir qual o tempo de cada aula e a duração total do curso. Isso irá te ajudar a organizar os valores na hora de vender cursos online.

– Divisão de conteúdo: é necessário que o conteúdo seja dividido de uma forma coesa e que faça sentido para que o aluno não se perca, e que não falte ou exceda informação. É importante manter um ritmo tranquilo, conectando os conteúdos de uma forma que faça sentido, assim a produção do curso online não será em vão.

– Verba: faça um cálculo da verba que você tem disponível para investimento. É a partir da verba que será possível estabelecer quais recursos serão utilizados e até que ponto você vai poder gastar com profissionais, produção de conteúdo e plataforma para as aulas online. Seria interessante montar uma planilha bem organizada e ir dividindo a verba por setor, assim o cálculo seria mais próximo do real possível.

 

2º passo: construção do curso online

Depois de definidos todos os fatores essenciais para a organização da produção de conteúdo, é possível começar a pensar na construção do curso online. Ele será em formato de texto? Áudio? É necessário produzir ou já existe? Respondendo a essas questões é possível definir qual o material mais adequado para o seu curso.

Fugir do formato tradicional já é fator decisivo para o sucesso do ensino a distância, assim, investir em vídeos é uma ótima maneira de interagir com o público-alvo. Se o recurso de vídeo aulas for utilizado pode-se expandir a experiência do aluno, fornecendo um estímulo muito maior do que apenas áudio ou escrita, pois através dos vídeos é possível ver as expressões faciais, a linguagem corporal e assim, trazer o ambiente da sala de aula pra onde quer que o aluno esteja.

Sendo definido a criação de vídeo aulas, será importante criar um bom roteiro com falas e conteúdo, ter equipamentos e um espaço adequado para a filmagem e entender pelo menos o básico de softwares de edição, claro que com o tempo e a prática tudo ficará bem mais fácil. Além disso é necessário preparar os professores para atuarem em frente a uma câmera, pois a dinâmica é bem diferente de uma sala de aula.

DICA: Criar cursos online nunca será algo muito fácil de fazer, então é legal reutilizar material institucional e até vídeos antigos como base, pois ajuda a suprir de forma mais barata e reciclável a demanda de conteúdo. Lembre-se sempre de adaptar o conteúdo ao público-alvo. Além disso, para completar as aulas online é importante ter materiais complementares e indicar conteúdos extras, como filmes, documentários e artigos relacionados ao curso.

 

3º passo: divulgação do curso online

Na hora de divulgar seu curso na internet é fundamental saber se você está em um ambiente seguro, de fácil acesso e entendimento do usuário, contato com eles e detalhamento do material utilizado no curso. Para isso é necessário investir em uma plataforma capaz de gerenciar bancos de dados complexos, assim como materiais e ferramentas de avaliação, mais conhecido como LMS (Learning Management System).

O LMS oferece aos usuários a capacidade de gerir por longo período, oferecendo equilíbrio entre a funcionalidade e a facilidade de uso, além de apresentar uma interface fácil, simples e moderna.

Ou seja, utilizando essa plataforma para cursos online é possível personalizar seu curso, modificando as cores, logo e adicionar materiais como apresentação de power point, games e PDFs. Assim, é possível ser mais assertivo com relação ao público e ao investimento que esta sendo feito.

 

4º passo: vender curso online

Agora que vimos 3 passos importantes para criar cursos online é hora de realizar a venda do curso. Para a realização de vendas dos cursos online, você pode optar por três modelos diferentes:

Venda de aula: focado em instituições que conseguem manter um padrão em seus conteúdos e trabalham com ele de forma mais específica, em uma única aula. Esse “padrão” é importante, pois existem pessoas que têm interesse em comprar uma aula direcionada a um determinado assunto, não sendo necessário comprar o curso inteiro.

Venda do curso: esse modelo é para aqueles que desejam entender sobre o assunto de maneira mais ampla e profunda, em que o conteúdo não pode ser trabalhado em um só dia, pois é necessário tempo para assimilar tudo o que foi passado na aula.

– Venda de assinatura: permite que o usuário consuma quantos cursos ou aulas quiser por um preço fixo pago periodicamente. Assim, o aluno pode navegar por diversas áreas e conteúdos e ter uma experiência mais rica e completa dentro da plataforma.

Definido o modelo de venda junto ao consumidor/aluno/cliente, o próximo passo é fazer com que a oferta chegue as pessoas e isso pode ser feito de diversas formas, uma delas é através das redes sociais (facebook, linkedin, instagram, anúncios no google ou sites relacionados, propagandas na tv, jornal ou rádio).

A melhor maneira para decidir o foco é saber em qual deles está seu público-alvo, e não esqueça de verificar a planilha de verba para saber qual o valor disponível para a divulgação.

Pronto! Tudo que você precisa para criar cursos online é ter um bom planejamento; bons conteúdos em textos, vídeos, materiais extras; uma plataforma eficiente; um modelo de vendas adequado; divulgação e disposição para criar e aprender. Agora é só se organizar e ir atrás da plataforma que você deseja criar.

Se você gostou desse post, também vai gostar de “7 Erros Que Você Não Deve Cometer Ao Criar Curso Online“.

Quer algum outro conteúdo especifico? Comente abaixo, nos conte o que você quer aprender :)

 

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Categorias