Criar material online

10 dicas infalíveis para criar material online para sua videoaula

Criar material online dinâmico o suficiente para atrair a atenção do seu aluno em uma videoaula é um desafio para os criadores de cursos online. Quanto mais atrativo o seu conteúdo for para o aluno, maior será o engajamento dele. Uma videoaula que possui o tom certo tem mais chances de se tornar um sucesso de vendas, atraindo mais público através do boca a boca e gerando mais vendas.

Não basta apenas ter conhecimento, equipamentos e saber editar. Você precisa saber transmitir o conteúdo que possui de forma interessante. Por isso, neste texto, vamos te passar algumas dicas para tornar o seu conteúdo ainda mais atrativo.

10 dicas para criar material online

Parecer complicado, mas basta seguir as nossas dicas e você vai ver que não é difícil. Vamos lá?

Crie um roteiro

Antes de qualquer coisa, lembre-se: vivemos na era digital. Aqui, tudo pode ser moldado de acordo com suas necessidades, ou o timing do serviço. Portanto, ter um roteiro não é engessar seu produto, pelo contrário. Essa ferramenta pode ser sua principal aliada no momento de criar material online.
O roteiro para um curso online é um guia. Ter esse planejamento em mãos facilita a produção do vídeo. Desta forma, você não se perde em meio às próprias ideias e evita a criação de um conteúdo que seja maçante. Com um plano inicial, se torna mais fácil saber quais assuntos abordar e, principalmente, de qual forma trabalhar cada um deles.

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

Cada público, uma linguagem

Saiba o com quem você está falando. Por mais que o conteúdo repassado seja o mesmo, você não pode conversar da mesma maneira com adolescentes e empresários. Pesquise pelo menos a idade dos seus alunos, mas quanto mais características da sua audiência você souber, melhor. Ajustando a linguagem ao seu público, você vai conseguir uma ligação mais forte com o seu aluno.

Criar material online

Interaja com o aluno

Você não precisa incorporar um palhaço para fazer um vídeo leve, independente do assunto abordado em sua videoaula. Porém, por meio da interação é possível criar um material online dinâmico sem perder a seriedade necessária. Mostre que você se preocupa com o ensinamento que está repassando ao aluno. Crie canais de diálogo e esteja aberto a perguntas.
Aqui, a postura também interfere. Não precisa assumir um personagem em frente à câmera. Seja quem você é, sem robotização. Faça com que o aluno esqueça que há uma tela entre ele e o aprendizado.

Evite a enrolação

Lembra do roteiro? Ele pode te ajudar muito neste ponto. Para seu vídeo ser dinâmico, é importante cuidar da maneira com que você vai apresentar o conteúdo. Falar a mesma coisa de dez maneiras diferentes não é interessante e pode acabar confundindo, além de cansar quem está assistindo.

Não se esqueça do cenário

O que está atrás de você nunca pode chamar mais atenção do que a informação que está transmitindo. Ou seja, cuidado com itens no cenário que tirem a concentração do seu aluno, ou te atrapalhem no momento de passar o conhecimento. Evite utilizar um enquadramento com um fundo sem nada para compor a imagem. Utilize pelo menos um quadro que tenha haver com o tema da sua videoaula. Cuide da iluminação e prefira locais claros e bem iluminados. Desta maneira, você consegue criar material online mais interessante, menos poluído e eficaz.

Destaque conceitos chaves

Se você está produzindo um vídeo, não se esqueça de destacar os conceitos chaves de cada aula de maneira visual. Escreva as palavras chave do lado esquerdo da imagem, pois é o primeiro local que o aluno irá olhar. Se fizer isso de maneira manual, utilizando um quadro negro, por exemplo, cuide com a caligrafia. Caso você decida inserir as palavras na edição, escolha uma fonte fácil de ser lida e cuide com a cor.

Dica importante: independente se for digital ou manual, as palavras precisam estar visíveis em qualquer aparelho que o aluno possa estar usando. Seja em um computador, tablet, ou smartphone, ele precisa conseguir entender o que está escrito.

Crie um padrão para seus vídeos

Não há problema em uma vídeo aula ter duração diferente da outra. Porém, é importante criar certo padrão no seu produto, pois isso faz com que o aluno capte melhor o que lhe é dito, além de transmitir profissionalismo e credibilidade. A padronização também ajuda a criar uma rotina para quem está te acompanhando. Temos quatro pontos que vão lhe ajudar com isso.

  • Use sempre a mesma vinheta;
  • Tenha sempre a mesma estrutura em suas videoaula;
  • Padronize a linguagem utilizada dentro de cada curso.
  • Trabalhe com maneiras parecidas de edição dentro de cada módulo.

Utilize cortes rápidos na edição

Sabe quando alguém começa a falar e nunca mais para? Não importa quão interessante seja o assunto, ninguém consegue ficar mais de cinco minutos vendo alguém falar sem parar. É aqui que entra a edição, através de cortes rápidos e elementos visuais. Se estiver falando em frente à câmera, procure frases diretas. Mude a abordagem, seja direto.

Tente cortar a parte chata. Não é necessário mostrar, por exemplo, o momento em que você está digitando um código. Vá direto para a parte que o código está redigido. Desta forma, o seu material fica menor, mais dinâmico e menos cansativo. Ao criar material online, não esqueça: que tipo de vídeo você gostaria de assistir?

Explore diferentes ângulos!

Se você possuir mais de uma câmera, não hesite em utilizar. Veja bem, quando dizemos “câmera”, você pode interpretar como câmera de celular mesmo. Hoje, os smartphones conseguem captar em high definition. Posicione os equipamentos em ângulos diferentes e veja como isso irá facilitar na hora da edição. Isso vai trazer para o seu vídeo maior movimento e flexibilidade. Mas fique atento: gravar com duas câmeras pode fazer com que seu processo de edição fique lento, dependendo da potência do seu notebook.

Caso seu computador não seja tão potente, ainda existe uma saída. Você pode aproximar e afastar a sua imagem para dar mais dinamismo para a sua videoaula. É simples de fazer e o resultado é satisfatório.

Seja criativo!

Junte os cortes rápidos, a linguagem adequada e aproveite para ensaiar aquilo que vai falar. Ao fazer isso, você potencializa seu discurso e foge de uma linguagem cansativa ou maçante.
A internet te oferece milhares de recursos, não hesite em usar! Explore itens multimídia, crie mascotes e use elementos audiovisuais. Não se limite, busque diferentes metodologias que possam te auxiliar a criar material online. E o mais importante: não tenha medo da câmera!

Treine em frente ao espelho, peça para alguém assistir, grave quantas vezes for necessário. Se você tem domínio do assunto, com certeza irá se sair bem e encontrará a melhor forma de repassar tudo aquilo que sabe. Não tenha medo de arriscar!

E você? Tem mais alguma dica que pode dar para outros produtores de conteúdo? Deixe nos comentários.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias