acelerador digital

Crianças com Transtorno do Espectro Autista começam a demonstrar os primeiros sinais já nos meses iniciais de vida. Para os pais, esse é um momento importante de observação, para tentar identificar a condição e adequar a sua realidade ao contexto da criança.

Nesse cenário, com os filhos apresentando dificuldades de interações sociais, muitas famílias buscam um curso de autismo para entender melhor o transtorno e, assim, conseguir ajudar no desenvolvimento das crianças.

Por isso, neste conteúdo, você vai entender quem pode fazer curso TEA, quais as melhores opções no mercado e um guia de compra, para ajudá-lo na escolha do curso ideal para atender às suas necessidades. Vamos começar?

Quem pode fazer curso de autismo?

É comum encontrar curso TEA para profissionais e estudantes da área de pedagogia que desejam se especializar para tornarem-se Acompanhantes Terapêuticos para crianças com autismo. 

Entretanto, não são apenas pessoas que já atuam na área que podem fazer esses cursos, como é o caso dos educadores. Pais, familiares e até mesmo babás também podem investir nesse conhecimento para contribuir.

Qual o melhor curso de autismo? 

Muitas perguntas surgem ao buscar por cursos de autismo. Entre elas, qual seria o melhor e mais adequado para o seu caso, considerando também o formato (presencial ou online, por exemplo). 

A seguir, você vai conhecer 5 opções disponíveis no mercado. Confira!

1. Instituto Neurosaber

O Instituto Neurosaber oferece diversos cursos focados em desenvolvimento infantil, abordando diferentes transtornos além do autismo. É o caso do TDAH, TOD e DI, que contam com diferentes metodologias de ensino para cada situação. 

No site, você encontra cursos online que vão desde programas especializados em psicomotricidade infantil até palestras sobre Transtorno de Asperger. São diversas opções para diferentes momentos da educação infantil.

2. Instituto Neuro

Outra opção de curso de autismo, o Instituto Neuro também conta com cursos online. Nele, você pode encontrar aulas voltadas não só para o ambiente escolar, como também para aplicações práticas em casa com a terapia ABA.

Além disso, ainda possui um curso especializado em acompanhante terapêutico e pacotes de cursos para pais e educadores. Basta escolher qual é a capacitação mais indicada para o seu caso.

3. Instituto Singular

O Instituto Singular conta com 13 cursos em diferentes frentes para apoiar no desenvolvimento de crianças autistas, desde treinamentos para pais até estratégias de inclusão nas escolas. 

É possível encontrar cursos mais curtos, de 2 horas, até programas mais completos, com 100 horas de conteúdo.

Semelhante à opção anterior, ele também conta com a opção de pacotes para diferentes públicos. Assim, você pode encontrar conteúdos voltados apenas para pais ou educadores ou cursos para as demais pessoas que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o autismo.

4. Aba Acessível

A Aba Acessível tem a proposta de tornar a terapia ABA mais alcançável. Para quem não sabe, essa é uma ferramenta de apoio para o desenvolvimento infantil e análise do comportamento aplicada para pais e educadores. 

Nesse sentido, os conteúdos do curso tem como objetivo simplificar as ciências utilizadas para ajudar no crescimento saudável das crianças. 

São diversos cursos online, palestras, treinamentos e mentorias oferecidos por psicólogas especialistas em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros Atrasos no Desenvolvimento.

5. Luna Educação

Por fim, a Luna Educação é mais uma opção de curso de autismo para quem deseja adquirir mais conhecimentos sobre o espectro. Possui cursos nas modalidades ao vivo e gravado, podendo escolher o formato que mais se adequa à sua realidade.

Seus cursos vão desde a alfabetização de crianças com TEA até a formação de aplicadores ABA. Além disso, a Luna disponibiliza ferramentas para apoiar no processo, como planilhas de avaliação funcional descritiva e avaliação de integridade em aplicações de programas ABA.

Guia de compra: Como escolher o melhor curso de autismo?

Conteúdo programático

Como você observou ao longo deste conteúdo, são diversas opções de cursos, para diferentes casos. No entanto, o melhor curso de autismo é aquele que faz sentido para o momento da criança e as suas necessidades.

Por isso, é importante atentar-se para o conteúdo programático de cada curso online.

Suporte da plataforma

O conteúdo é muito importante, entretanto, a plataforma em que ele será hospedado precisa ter os recursos necessários para uma boa experiência de quem assiste.

Por isso, conheça a plataforma EAD em que os cursos estão hospedados e procure saber se contam com suporte, para o caso de algum problema durante as aulas.

Metodologias de ensino

Aspecto muito importante em um curso TEA, avalie quais as metodologias de ensino são aplicadas, bem como quais ferramentas são utilizadas durante as aulas. 

Assim, você evita investir tempo e dinheiro em um curso que não tem uma metodologia adequada para as suas necessidades.

Professores

Mesmo com a metodologia certa e diferentes materiais de apoio no processo de aprendizado, conhecer o corpo docente é fundamental para aproveitar ao máximo os cursos. 

Nesse sentido, saber quem são os professores titulares e a sua formação também é importante para a sua experiência.

E você, já conhecia algum destes cursos? Sabe de alguém que está procurando uma boa opção para investir, mas ainda está em dúvida de qual é a melhor?

Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias