O número de alunos cursando o ensino à distância (EaD) é maior a cada ano. Durante a pandemia de Covid-19, as aulas remotas receberam grande evidência. No ensino superior, o curso de pedagogia é, de longe, o que tem mais matriculados. 

Em 2018, segundo o Censo da Educação Superior, eram 189.751 calouros. Em segundo lugar, a administração, com 92.452 estudantes. Qual é a razão? Falaremos sobre o assunto a seguir. 

Os cursos EAD no Brasil hoje

O ensino superior a distância é uma realidade, que cresce a cada dia no Brasil.

Anualmente, o Inep realiza o Censo da Educação Superior, no qual analisa o perfil dos estudantes entre 17 e 24 anos.  Se, em 2010, apenas 7,3% dos alunos eram adeptos à modalidade de EaD, em 2018, a taxa disparou para 22,1%. 

A qualidade dos cursos também melhorou significativamente. O ano de 2019, por exemplo, foi marcado pelo fato dos cursos EaD terem um desempenho superior aos presenciais, em números proporcionais. 

De acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um indicador levantado pelo MEC anualmente, 2,7% dos cursos da modalidade EaD receberam nota 5 (máxima) contra 1,6% da presencial. Em 2017, a proporção era de 0,4% e 2,4%, respectivamente.

Para os estudantes, é uma ótima oportunidade. Afinal, além da autonomia para realizar as atividades diárias, é possível ter acesso a uma boa educação com custos menores (tanto em relação ao valor das mensalidades quanto nos gastos com deslocamento para a faculdade, alimentação no local etc.).

Isso abre portas, por exemplo, para pessoas que precisam trabalhar e/ou precisam cuidar dos filhos em casa. 

falar com um consultor

Afinal, por que a pedagogia vem em primeiro lugar? 

Profissionais da educação, de modo geral, estão sempre em grande demanda. O mais interessante da área de pedagogia é a ampla capacidade de atuação, afinal, pode atuar tanto de maneira estratégica ao lado de professores quanto dar aulas.

O curso de pedagogia também são bem mais baratos, práticos e com grande flexibilidade de horários. Por isso, é comum que os profissionais que já estão no mercado de trabalho busquem por uma formação mais especializada. 

Entretanto, apesar de liderar a lista, outras áreas também se destacam. Confira, a seguir, os 10 cursos de ensino superior mais procurados no Brasil.

Top 10 cursos de ensino superior mais procurados

De acordo com o Censo do Ensino Superior de 2018, os cursos de ensino superior mais procurado pelos brasileiros são:

RankingCurso Número de ingressantes
1Pedagogia189.751
2Administração92.452
3Contabilidade55.542
4Gestão de pessoas50.901
5Educação física45.144
6Serviço social29.433
7Gestão de negócios28.744
8Sistemas de informação26.201
9Logística24.678
10Educação física formação de professor24.013

Como posso oferecer ensino superior à distância?

A criação de novas faculdades a distância foi facilitada pelo Decreto 9.057, em 2017. Ainda assim, o desafio é grande para quem deseja fundar um curso online de nível superior.  Para dar uma noção, muito superficialmente, é necessário: 

  1. Fazer um plano de negócios;
  2. Ter um espaço físico;
  3. Solicitar a autorização do MEC;
  4. Respeitar todos os trâmites jurídicos e burocráticos;
  5. Contratar professores regulamentados;
  6. Escolher plataformas tecnológicas confiáveis;
  7. Investir em marketing para atrair estudantes. 

Portanto, que acha de investir nessa área, e, até mesmo, criar um curso de pedagogia? Se quiser saber mais detalhes sobre como fundar uma faculdade EaD no Brasil, confira este artigo


Categorias