Já imaginou criar um curso online? Muitas pessoas detêm um grande conhecimento sobre determinado assunto, mas acabam guardando para si. Entretanto, com a era digital, é possível vendê-lo na internet e gerar uma renda extra – ou, até mesmo, um negócio de sucesso. 

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, está no lugar certo. Neste artigo, ensinamos o básico para que você possa tirar as ideias do papel e criar um curso online. Confira agora mesmo! 

Passos básicos para criar um curso online

Escolha um nicho

O nicho é o segmento em que você deseja atuar, sobre o qual você trará conhecimento. Marketing digital, saúde, direito e empreendedorismo são alguns exemplos de nicho.

Ao escolher um tópico para a criação de um curso online, é importante considerar cuidadosamente o que você mais gosta e no que você é bom. 

Alguns passos antes de tomar a decisão final são: 

  1. Analise o potencial de lucro;
  2. Avalie a demanda de mercado;
  3. Esteja sempre ciente das tendências do setor;
  4. Dê uma olhada crítica na concorrência  e pense como o seu curso pode se diferenciar;
  5. Selecione um tópico específico em seu nicho.

Ao configurar um curso online, lembre-se de que você precisa estudar muito e dominar o assunto que deseja ensinar. Uma sugestão é pesquisar o conteúdo em sites estrangeiros, para ver se há algum novo que ainda não tenha chegado por aqui.

Lembre-se que, ao adquirir um curso online, os alunos esperam que as aulas ofereçam a solução para alguma questão ou apresentem uma novidade. Por isso, capriche! Isso abre portas para que os futuros cursos façam ainda mais sucesso. 

Crie um script e escolha um formato das aulas

Você não precisa saber como escrever um roteiro de filme, mas preparar um para o seu curso online é fundamental. Mesmo que seja básico. Os scripts ajudam o conteúdo a ter uma ordem lógica dos fatos e evitam que as pessoas se percam ao usar o material.

É muito comum que os cursos online sejam criados em formato de vídeo, que é o mais utilizado pelos usuários. No entanto, se quiser configurar seu curso online de forma diferente, você pode usar o formato e-book, por exemplo.  

Qualquer que seja a sua escolha, é muito importante criar um roteiro para que informações importantes e relevantes não sejam esquecidas ao longo do caminho.

Adquira equipamentos de gravação

Quanto maior a qualidade do curso online, mais provável é que as pessoas fiquem satisfeitas, comprem e indiquem. Portanto, se possível, invista em bons equipamentos de gravação. Os principais são: 

falar com um consultor
  1. Câmera
  2. Tripé
  3. Microfone
  4. Iluminação

É muito importante fazer pesquisas de mercado, para ver quais equipamentos oferecem bons resultados a um preço que cabe no seu bolso. Hoje em dia, há celulares com câmeras que filmam em HD e podem ser o que você precisa para começar. 

Apesar de esquecidos por muitos, os microfones também são importantes.  Lembre-se de que os alunos escutam tudo o que você diz e talvez os sons ao redor atrapalhem. O mesmo vale para a iluminação. Um vídeo gravado em um ambiente muito claro ou escuro pode atrapalhar a atenção dos estudantes.

Monte um cenário

Outra parte importante para criar um curso online de sucesso é escolher onde gravar, ou seja, decidir onde será o cenário.

Pode ser em qualquer lugar, inclusive na sua própria casa ou no escritório da empresa. Mas, é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

Se possível, o ambiente deve ser silencioso e longe de ruídos. Lembre-se também de que quanto melhor for a iluminação do local, melhor será a qualidade do vídeo.

Escolha uma plataforma para hospedar o curso 

A distribuição e a hospedagem do seu curso online é algo que deve ser levado em consideração. 

No mercado, há ótimas plataformas, acessíveis e repleta de recursos muito úteis. A opção da HeroSpark, inclusive, fornece uma área de membros gratuita e permite que você gerencie o seu funil de vendas completo. 

Tenha atenção com a postura e a oratória

Já falamos um pouco da parte técnica da criação de um curso online. Mas tenha em mente que a preparação pessoal é tão importante quanto. 

Um bom desempenho na frente das câmeras é fundamental. Afinal, a linguagem corporal certamente diz muito, sem a necessidade de palavras. O mesmo vale para a questão da oratória. Busque falar pausadamente e de forma clara. 

A mensagem que o seu curso transmite deve ser decorada de forma natural e correta. Assim, os alunos confiarão em você e na sua autoridade sobre o assunto! 

Para ajudar, veja também este vídeo:

O que achou das nossas dicas para criar um curso online? Compartilhe conosco o que funcionou para você, queremos saber. E se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.


Categorias