cursos online de sucesso

O que faz um curso online ser um sucesso?

No universo de conteúdo que é a internet, ter a resposta para esta pergunta é uma mina de ouro. Logicamente não existe nenhuma fórmula de sucesso, mas existem alguns conceitos que, se forem seguidos, certamente vão fazer com que o seu curso se torne um sucesso de vendas.

Vale lembrar que o sucesso de um curso não se mede apenas pelo número de vendas em seu lançamento. Claro que esses números são importantes e você deve aplicar uma divulgação massiva antes do lançamento para gerar o interesse e a expectativa no seu público, mas é a satisfação dos alunos que vai fazer o seu curso online um sucesso. O nível de satisfação da satisfação deles durante e ao final do curso é fator primordial para garantir as vendas na cauda longa, ou seja, a longo prazo. O boca a boca, mesmo no mundo conectado, ainda é extremamente importante para as vendas, seja para o varejo, seja para Cursos Online.

[Leia Também: Como Acelerar e Aumentar as suas Vendas de Cursos Online]

Cursos Online Eadbox

 

Um dos fatores predominantes na internet, e em cursos à distância, é que todo o conteúdo é sob demanda. Fazer um curso de duas horas, quando ele se encaixaria em 40 minutos de aula, não vai agradar o seu aluno, pelo contrário, vai deixa-lo irritado, pois ele está comprando o conteúdo que você está entregando, não a quantidade de horas. Evite ser prolixo, procure ser direto e claro.

Planejar o conteúdo e o formato de suas aulas vai ajudar você a ter um controle de qualidade próprio. Testar o conteúdo antes é interessante, mostre para um amigo ou para alguém da família, receba o feedback e melhore seus pontos fracos, críticas positivas vão te ajudar muito, principalmente no começo. Lembre-se que você precisa despertar o interesse do aluno, a experiência de um curso online não pode ser a mesma que você teve com aquele professor do Ensino Médio que fazia você dormir na sala. A linguagem é muito importante, falar para um público jovem, entre 15 e 20 anos, é diferente de falar para quem está na casa dos 40, identificar o perfil de quem vai assistir a sua aula é o primeiro passo para ser um sucesso com seus alunos.

Dê o gostinho de quero mais, prepare material para que os alunos possam se aprofundar no assunto, com links para conteúdos externos e bibliografia. Experimente também linkar com outros cursos que você já produziu e avise quando vai sair seu próximo vídeo aprofundando o conteúdo, assim você fideliza eles e começa a construir o seu público.

Professores e instrutores não podem ser tímidos, embora você possa gravar sozinho com uma câmera, vai precisar deixar a timidez de lado e falar com desenvoltura, quanto mais natural melhor. Tente ser um apresentador daqueles programas esportivos descontraídos, mas cuidado para não exagerar, pois é o conteúdo que deve ser o centro das atenções, não você. Evite gravar com fundos de cores chapadas, monte um cenário agradável e que converse com o tema de sua aula, assim o aluno ficará um ambiente temático, passando uma experiência mais agradável.

 

O guia completo para vender cursos com webinars

Evite a utilização de bg (background ou trilha sonora) de maneira gratuita, isso tende a tirar a atenção do aluno, que pode se desligar do conteúdo e começar a prestar atenção na música. Lembre-se que quem está assistindo a sua vídeoaula é um aluno, ele está estudando e nem todo mundo gosta de estudar curtindo um som.

Uma vídeoaula com uma boa edição pode fazer você pular do rótulo “é só mais uma aula” para o “você precisa fazer esse curso”. A edição é o que vai dar o ritmo para a sua aula, se você tem a certeza de que vai ligar a câmera e passar o conteúdo que você domina em, digamos, 40 minutos sem errar ou travar a língua, mantendo o nível de interesse do aluno lá em cima, imagine o potencial que sua aula vai ter se, quando estiver discorrendo sobre o sistema solar, aparecerem animações e imagens que ilustrem aquilo que está falando.

Se você não souber editar vídeos, existem duas opções: aprender a editar fazendo um curso ou com os tutoriais disponíveis na internet; ou contratar alguém para fazer uma edição profissional. Ao optar pela segunda opção você conseguirá ter mais tempo para se dedicar ao planejamento de suas aulas e ainda pode contar outros elementos mais sofisticados na edição. Voltando ao exemplo do sistema solar: “o sistema solar possui oito planetas”, enquanto você fala isso, uma caixa de texto aparece ao lado com os nomes dos planetas. Conseguiu imaginar a diferença de uma vídeoaula em um fundo branco para uma que possui um quadro negro no cenário e quando o professor ou instrutor fala, as palavras chave se desenham no quadro? Isso é um recurso visual que ajuda na retenção da atenção dos alunos, e consequentemente a eles fixarem o conteúdo.

Experimente colocar questionários avaliativos ao final de cada módulo, eles funcionam bem para aumentar o nível de satisfação do aluno. Além de servir como uma ferramenta para fixação do conteúdo, o aluno consegue acompanhar seu próprio desempenho e sua evolução de conhecimento no tema. Lembra quando você estava na escola e ganhava estrelas por bom comportamento ou por tirar boas notas? Criar um sistema de condecorações (badges) mexe com o ego e motiva o ser humano, fazendo com que o seu aluno se aplique cada vez mais para absorver o conteúdo e se sair bem em suas provas. Quanto mais ele aprender, maior a probabilidade de indicar o seu curso para os amigos, tornando o seu curso um sucesso.

Para compreender o que está funcionando com seu aluno e ter a certeza de que ele vai falar bem do seu curso online, o feedback do usuário é muito importante para entender qual parte da sua metodologia está dando resultado e no que você precisa se aprimorar. A plataforma EadBox conta com uma ferramenta de pesquisa de satisfação, que entrega esses dados para você melhorar ainda mais.

Quer criar já um curso online? Aprender fazendo ? Então crie um Trial na Plataforma e teste grátis por 15 dias, é só clicar aqui abaixo:

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias