dicas para divulgar canal do Youtube

12 dicas para divulgar um canal do Youtube [ COMECE HOJE ]

O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa no mundo, atrás apenas do Google. Isso mostra a importância da plataforma e por isso, separamos neste conteúdo 12 dicas para divulgar seu canal do Youtube.

Seis entre 10 pessoas preferem assistir a vídeos online em vez de navegar em canais na televisão tradicional. Por isso, faz sentido que marcas tenham começado a utilizar a plataforma em seus planejamentos estratégicos de marketing, e pessoas comuns criem uma presença na plataforma para compartilhar hobbies, conhecimento e informações.

Para auxiliar marcas e pessoas a terem sucesso na plataforma, este conteúdo apresenta 12 dicas para divulgar seu canal do Youtube. Separamos maneiras realmente inteligentes e eficazes para promover seu canal e melhorar o ROI da sua estratégia do YouTube.

12 dicas para divulgar um canal do Youtube: promova seu conteúdo.

Existem milhares de dicas para divulgar um canal do Youtube, entretanto, neste artigo, selecionamos 12 táticas fáceis e simples, que qualquer pessoa ou empresa, pode começar a implementar para alcançar sucesso na plataforma.

Se você ainda não criou seu canal sugerimos que antes de se aprofundar nas dicas para divulgar um canal do Youtube, que leia nosso artigo exclusivo; “Como fazer um canal no YouTube? Leia essas dicas e crie o seu”.

A seguir 12 dicas para divulgar um canal do Youtube.

1. Otimize seu conteúdo do YouTube para que ele se classifique nos mecanismos de pesquisa

A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é uma importante dica para divulgar seu canal do Youtube. Isto é o que fará com que o seu conteúdo possa ser encontrado e se posicione nos rankings de busca.

O algoritmo do YouTube leva vários itens em consideração ao extrair vídeos para os resultados da pesquisa. Portanto, inclua o máximo de informações possível.

  • Saiba quais palavras-chave deseja classificar
  • Inclua essas palavras-chave nos títulos de vídeos, nomes de arquivos, descrições, tags, anotações e campos relevantes em seu perfil.

Por exemplo, se você tem uma faculdade EAD e quer rankear seu vídeo para pesquisas como “dicas para fazer uma faculdade EAD”, uma sugestão é criar um vídeo e otimiza-lo para essa frase.

Veja como fazer isto:

  • Defina as palavras-chave. Você pode usar a ferramenta de palavras-chave do Google ou plataformas como o SEMRush.
  • Inclua a palavra-chave no título, meta descrição e arquivo de imagem
  • A descrição do vídeo deve incluir outras palavras-chave relacionadas ao seu negócio
  • Insira o vídeo em seu blog e outros canais sociais
  • Incentive as pessoas a se inscreverem em seu canal. Seus inscritos serão notificados quando o vídeo foi enviado, o que significa visualizações instantâneas
  • Crie listas de reprodução ricas em palavras-chave, que darão ao YouTube informações mais detalhadas sobre o tópico de seu vídeo

2. Crie ótimos títulos de vídeo

Essa é provavelmente a primeira coisa que alguém verá onde quer que encontre seu vídeo.

O título deve ser informativo e chamar a atenção.

Aqui estão algumas práticas recomendadas para você construir bons títulos:

  • Mantenha simples. Você pode estar inclinado a incluir todas as informações do seu vídeo, mas os melhores títulos são curtos e objetivos.
  • O Google omite títulos de páginas com mais de 60 caracteres, então qualquer coisa além disso é cortada nos resultados de pesquisa.
  • Faça pesquisa de palavras-chave. Use novamente ferramentas como o Google Adwords Keyword Planner para encontrar uma ou duas palavras-chave relevantes para incluir no seu título. Isso ajudará sua classificação de vídeos a ser mais alta nos resultados de pesquisa.
  • Diga ao possível espectador por que eles devem assistir seu vídeo. Como uma manchete em um post de blog, seu título é uma promessa para o espectador. Você está dizendo a eles como eles se beneficiarão dedicando tempo para visualizar seu conteúdo.

Alguns exemplos de como estruturar bons títulos para a pesquisa do usuário:

  • Como abrir um e-commerce – O guia absolutamente completo
  • O que o Pac Man pode nos ensinar sobre video game
  • O que ninguém te diz sobre a gravidez
  • 5 perguntas que você deveria fazer antes de viajar para o Chile

3. Crie miniaturas do YouTube claras e atraentes

Essas minúsculas imagens são uma prévia do vídeo.Certifique-se de que ela tenha alta qualidade.

A miniatura também deve representar com precisão o conteúdo do vídeo e ser facilmente vinculado à sua marca. É claro que a coisa mais importante é que a imagem chame a atenção e seja atraente.

Algumas das miniaturas mais eficazes incluem:

  • Close-ups de rostos
  • Sobreposições de texto
  • Fundos coloridos
  • Um pequeno logotipo ou marca d’água no canto da imagem – com uma identidade visual bem desenvolvida
  • Contraste e contornos (em torno de pessoas ou objetos)

Leia também: Como fazer vinhetas para seus vídeos do Youtube: leia 5 dicas.

Embora o YouTube gere automaticamente opções de visualização de imagens ao enviar um vídeo, sua melhor opção é criar uma miniatura personalizada.

4. Preencha o máximo possível de informações no seu perfil do YouTube

Quando um usuário chega até seu canal pela primeira vez ele não te conhece e sabe pouco, ou nada, sobre o que irá encontrar alí. Dessa forma, preencher de maneira correta seu perfil auxiliará o público a compreender quem é você e o que irá encontrar em seu canal.

Veja algumas dicas para divulgar seu canal do Youtube criando um perfil atraente que ajudará a conquistar espectadores e inscritos.

  • Mantenha seu perfil consistente
  • Verifique se os elementos da sua marca – cores, planos de fundo, logotipo, ícones e layouts – são tão consistentes quanto possível em suas mídias sociais e site.
  • Otimize sua descrição do canal do YouTube
  • Apresente-se. Qual problema seu canal resolve para seu público? Que necessidade do seu público você conhece?
  • Use esse espaço para estabelecer sua programação. Quando e com que frequência você publicará novos vídeos? Informe a seus espectadores para que eles possam voltar e assistir a mais vídeos.
  • Inclua links de contato. É ótimo que as pessoas visualizem seus vídeos, mas também é interessante elas possam entrar em contato com você de outras maneiras.
  • Facilite o envio de feedback. Conecte seu usuário ao seu site, bem como a outros canais de mídia social, e inclua um e-mail de contato.

5. Mantenha-se ativo na comunidade

Não é suficiente criar conteúdo regularmente, você precisa se envolver ativamente com suas personas.

Quando um espectador deixa um comentário em seu vídeo, reserve um tempo para responder. Interaja e responda a todas as perguntas. É mais provável que os espectadores se envolvam mais se souberem que receberão uma resposta.

Você também deve estar ativo em comunidades de nicho. Encontre a comunidade certa para sua marca e assine outros canais. Deixe comentários e feedback sobre vídeos e compartilhe qualquer conteúdo que seu próprio público possa achar útil.

A promoção de outros canais e a participação na comunidade ressaltam você como um YouTuber ativo e engajado e seus espectadores perceberão isso.

Se você está iniciando sua caminhada como Youtuber, talvez se interesse mais sobre essa carreira. Sugerimos então a leitura do artigo; Como saber quanto ganha um Youtuber?

6. Faça parcerias com outros canais

Essa é uma das mais valiosas dicas para divulgar seu canal do Youtube de maneira orgânica.

Considere parcerias com outras marcas e influenciadores do YouTube para promover seus vídeos. Você pode colaborar para criar vídeos juntos e depois publicar o conteúdo em seus respectivos canais e promovê-los.

É importante conhecer o canal parceiro e se ele conversa com seu público.

Os dois canais ganham nessa parceria, pois alcançam usuários qualificados, mas que ainda não haviam interagido com o seu canal. Dessa forma, você entra em contato com a audiência de um outro canal e divulga seu trabalho e suas ideias por meio do conteúdo compartilhado.

Além disso, a parceira com outros canais pode ser benéfica porque:

  • Reforça os valores que seu canal acredita por meio da seleção de parceiros
  • Aumenta o número de visualizações de seus vídeos
  • Potencialmente amplia o número de inscritos em seu canal

Seus vídeos também podem começar a aparecer como sugestão para esses novos espectadores, vindos do outro canal.

Embora isso possa ser uma ótima tática para aumentar seu alcance e criar sua base de inscritos, lembre-se de alguns pontos ao procurar marcas com as quais trabalhar:

  • Certifique-se de que seus objetivos estejam alinhados.
  • Não force um relacionamento
  • Ao escolher uma marca ou um influenciador parceiro certifique-se de que essa parceria faça sentido para você. Suas metas devem ser alinhadas.
  • Autenticidade é fundamental. Nenhum conteúdo de parceiro deve ser apresentado como um discurso de vendas. Mantenha as mensagens autênticas e genuínas.

7. Anuncie seu canal do YouTube

Uma dica para divulgar seu canal do Youtube e alcançar novos usuários com seu conteúdo é experimentar as diversas opções de publicidade do YouTube.

Execute uma campanha publicitária com o AdWords para vídeo. Não se preocupe: não há orçamento mínimo para anúncios, então você não precisa investir muito para veicular seus anúncios no Youtube.

Para garantir que você crie um anúncio que realmente ressoe com seu público-alvo, a Academia de Criadores do YouTube ofereceu algumas dicas para guiá-lo pelo processo:

  • Mantenha os anúncios curtos (30 a 60 segundos)
  • Aproveite ao máximo os primeiros 5 segundos para manter seu público assistindo.
  • Use frases de chamariz claras, e chamadas para ação, os CTAs, para informar seus espectadores sobre o que devem fazer em seguida, como se inscrever em seu canal do YouTube, inscrever-se em sua lista de e-mails, compartilhar seu vídeo ou acessar seu site.
  • Alcance novos públicos-alvo com segmentação por canal e segmentação por categoria de interesse.
  • Use o formato TrueView a seu favor. Os anúncios TrueView In-display aparecem como uma miniatura e um texto nas páginas de exibição do YouTube, no lado direito dos vídeos sugeridos e recomendados para um espectador. Esse formato permite que você pague um “custo por visualização”.

8. Promova seu canal do YouTube em seu blog e redes sociais

Entre as dicas para divulgar seu canal do Youtube, saber utilizar esse material em outras plataformas é uma estratégia importante e simples.

  • Crie conteúdo de blog relevante para compartilhar seus vídeos e incorpore-os às postagens em seu blog
  • Compartilhe o lançamento de novos vídeos em suas redes sociais como Facebook e Instagram, avisando assim que um novo vídeo ficar disponível
  • Utilize as redes sociais para criar suspense sobre novos vídeos e seus temas
  • As redes sociais também podem ser usadas para você buscar inspirações para seus conteúdos, entendendo e respondendo a dúvidas publicadas por seus seguidores. Por exemplo, se você tem um canal sobre empreendedorismo e em seu Facebook muitas pessoas estão conversando ou fazendo perguntas sobre startups, uma sugestão é que você crie conteúdos com esse tema.
  • Além de pesquisa, você pode perguntar de forma direta que tipo de conteúdo e tema seu público gostaria de ver em seu canal

9. Crie playlists

As listas de reprodução, ou playlists, farão com que seus espectadores consumam mais de seu conteúdo de uma só vez. Em uma lista de reprodução, assim que um vídeo termina, outro começa. Se um dos seus vídeos não estiver em uma playlist, talvez o espectador precise clicar deliberadamente em outro.

Na página do seu canal, crie uma lista personalizada composta pelos seus vídeos existentes.

As listas de reprodução também podem ajudar a melhorar as classificações de pesquisa, pois os títulos de playlists são outra oportunidade para segmentar palavras-chave.

10. Crie vídeos de perguntas e respostas

Faça uma campanha pedindo ao seus inscritos para enviarem perguntas e faça um vídeo respondendo algumas.

Essa dica para divulgar o canal do Youtube não só faz com que os espectadores se engajem, mas também promove um senso de comunidade.

Além disso, você mostra interesse pelas dúvidas de quem te segue, bem como pode encontrar, nessas dúvidas, temas para muitos outros vídeos.

Por meio de ações como essa você aprende muito sobre o seu público e sobre como você pode se tornar ainda mais relevante para ele.

Nunca se esqueça que as redes sociais são sobre relacionamento, então use o Youtube para se relacionar.

11. Use chamadas para ação

Você já deve ter visto alguns vídeos em que os Youtubers pedem para você se inscrever no canal, correto? Como acontece com quase todos os outros conteúdos de marketing, é crucial incluir uma mensagem de apelo à ação nos seus vídeos. De outra forma, o usuário pode se esquecer de se inscrever, por uma simples distração.

A inclusão de um CTA garante que seus espectadores saibam exatamente o que você deseja que eles façam a seguir quando terminarem de assistir a um vídeo.

A utilização de CTAs é particularmente importante quando se trata de seus esforços de promoção de canais do YouTube.

Se você deseja que os espectadores se inscrevam, compartilhem ou gostem de seu conteúdo, seja claro e conciso sobre a ação que você deseja que eles realizem.

12. Ofereça outros conteúdos relacionados

Quer terminar seus vídeos garantindo que seus espectadores se mantenham conectados a você, consumindo mais conteúdo de seu canal? Crie chamadas que apontam para outro vídeo do seu canal ou incentivam inscrições.

  • Aponte espectadores para outros vídeos, playlists ou canais no YouTube
  • Chame para inscrições no seu canal
  • Promova seu site, mercadorias ou campanhas de crowdfunding

As chamadas finais ocupam os últimos cinco a vinte segundos do seu vídeo. Mas lembre-se de que seu vídeo precisa ter pelo menos 25 segundos para ter uma tela final.

O YouTube é uma rede social incrivelmente valiosa e poderosa. Com as dicas para divulgar seu canal do Youtube mencionadas anteriormente, você pode promover seu canal de forma que não apenas ajude seus negócios, mas envolva e construa uma comunidade engajada em torno deles.

Este conteúdo foi produzido pela Eadbox. Somos uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva. Se você está interessado em compartilhar seu conhecimento por meio do oferecimento de cursos virtuais, você pode investir em um ambiente virtual de aprendizagem.

Além de criar seus cursos online, você também tem seu portal e controla sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Fale com um consultor e saiba como começar gratuitamente.


Categorias