marketing de negócios recorrentes

Conheça o papel do marketing de negócios recorrentes e entenda essa tendência

Você sabe o que é o marketing de negócios recorrentes? Essa tendência é um modelo de negócio em que o cliente deixa de ter a posse de um produto ou serviço e passa a ter acesso ao que foi comprado mediante o pagamento de uma assinatura. Ou seja: através de um pagamento recorrente.

Essa forma de negócio muda como é feito o marketing e divulgação de uma marca. Isso porque as empresas precisam concentrar seus esforços na retenção de clientes – e não apenas na atração. O lado extremamente positivo dessa questão é: reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo. Ainda, essa é uma ação que gera mais receita para a empresa. Ademais, levando em consideração estudos de Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing, captar novos clientes custa cerca de 5 a 7 vezes mais do que reter os já existentes.

Mas você sabe colocar em prática o marketing de negócios recorrentes? E como utilizar essa estratégia na sua empresa? Então confira nossas dicas e aprenda mais.

– Veja também: Saiba tudo sobre o custo de aquisição de clientes e comece a reduzi-lo

marketing de negócios recorrentes

Como funciona o marketing de negócios recorrentes?

Para obter sucesso nessa tendência, é importante que a empresa invista de maneira eficiente em duas áreas. São elas:

  • A área de customer success, que é essencial para nara nutrir os clientes com informações relevantes;
  • A geração de prospects qualificados com o menor custo de aquisição de clientes (CAC) possível.

Essas duas áreas ganham destaque pois de nada adianta conquistar um consumidor se ele não possui a intenção de continuar sendo seu cliente com o passar do tempo. Afinal, se isso acontecer, é questão de esperar poucos meses para que ele faça o cancelamento da assinatura.

Porém, com o marketing de negócios recorrentes bem direcionado, focado na área de customer success e – após, na manutenção dos clientes já existentes, – é possível conquistar e reter o seu consumidor ideal. Porém, como fazer isso? Existem algumas ações para garantir esse sucesso. Confira.

– Você pode se interessar por: Estratégias de fidelização de clientes: conheça 9 táticas infalíveis

Como colocar em prática o marketing de negócios recorrentes?

1. Foque no relacionamento com o público

Para obter sucesso no marketing de negócios recorrentes é essencial investir pesado no relacionamento com o público. Pense que na jornada de compras tradicional o visitante conhece a sua marca, se torna lead e concretiza a compra, virando cliente, certo? Porém, ao se tratar de produtos e serviços recorrentes, esse relacionamento é cíclico e infinito.

Assim sendo, deve ser nutrido. Como? Por meio de ações relevantes e encantamento ao utilizar o seu serviço/produto. É preciso sempre relembrar, de maneira sutil, o quanto o seu produto/serviço continua sendo essencial para o cliente. Ainda, reforçar a confiança, credibilidade e experiência de uso para o esse consumidor.

Pense que o seu objetivo é nutrir a sua relação com o público. Isso faz com que seus clientes migrem para planos mais premium, que contratem outros serviços e funcionalidades ou ainda comprem produtos complementares. Ainda, é maior a probabilidade de eles se tornarem promotores da sua empresa. Ou seja: que passem a indicar o seu produto/serviço em suas redes sociais e em grupos de amigos.

2. Tenha regras e planos estabelecidos com clareza

Muitas pessoas desejam se tornar clientes de empresas que oferecem serviços recorrentes, porém, ficam inseguras. Isso acontece porque os planos de assinatura não são claros ou possuem um período de carência. Ainda, também existem empresas que geram multas por cancelamento ou experiências ruins de relacionamento.

Assim sendo, é essencial garantir que a sua empresa tenha regras e planos pré estabelecidos de maneira clara e transparente. Isso evita que os clientes tenham uma experiência traumática – e, consequentemente, falem mal da sua empresa.

Deixe os termos de uso disponíveis e acessíveis para todos. Garanta que o seu público conheça as regras da empresa. Ainda, mais do que isso, faça tudo o que estiver ao seu alcance para garantir um bom relacionamento e uma boa experiência.

3. Conheça o seu público – e use essas informações para encontrar novos clientes

É essencial que você conheça os seus clientes. Isso porque, o marketing de negócios recorrentes, como você pôde perceber, é focado em grande parte no relacionamento com o público. Assim sendo, utilize todo esse conhecimento sobre o mercado para analisar e conquistar novos clientes.

Para isso, use todos os dados que você tem para monitorar o comportamento e o perfil do seu público. Assim, saberá identificar futuros clientes e, principalmente, como encantar aqueles que já são consumidores da sua marca. Aproveite essas informações para saber qual o tipo de conteúdo preferido desse público, quais os canais que eles utilizam, quais anúncios devem ser feitos, entre outros.

4. Escolha os melhores canais de relacionamento e marketing

Conhecer o seu público faz com que você identifique exatamente onde ele está presente e quais são os seus influenciadores. Assim sendo, analise e estude com calma o comportamento do seu público. Após, opte pelos melhores canais para fortalecer seu relacionamento.

5. Produza conteúdo relevante

Como você pode perceber, o marketing de negócios recorrentes vai muito além de vender um produto ou serviço. É importante adicionar valor sobre aquilo que a sua empresa comercializa. Assim sendo, a melhor maneira de garantir isso é por meio da produção de conteúdos relevantes.

Também, aproveite para falar sobre temas que estejam relacionados ao seu negócio e auxiliem a transformar a sua marca em referência naquele segmento. Essa ação faz com que o cliente dê mais valor ao que está consumindo e acredite que vale a pena continuar ao seu lado.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Ainda, existem ferramentas que podem ajudar no marketing de negócios recorrentes durante todas as etapas dessa jornada. Aproveite-as. Busque por soluções que automatizem os processos, ofereçam ganho de performance e tempo. Também, pesquise por aquelas que possam melhorar o relacionamento com os clientes e ofereçam dados precisos sobre o comportamento e consumo.

– Veja também: 4 ferramentas de atendimento ao cliente que vão melhorar a experiência do usuário

E então, está pronto para colocar em prática o marketing de negócios recorrentes? O que você acha desse formato de relacionamento? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias