o que é serviço de streaming netflix

O que é Streaming: sucesso Netflix e mais ideias de negócio

O que é Streaming? Trata-se de uma tecnologia usada para fornecer conteúdo para computadores e dispositivos móveis pela Internet. Streaming transmite dados – geralmente áudio e vídeo – como um fluxo contínuo, que permite que os destinatários comecem a assistir ou escutar esses materiais quase imediatamente.

Existem basicamente duas maneiras de baixar conteúdo pela internet:

  • Downloads progressivos
  • Streaming

Streaming é a maneira mais rápida de acessar conteúdo pela Internet, mas não é o único caminho. O download progressivo é outra opção que foi usada durante anos antes que o streaming fosse possível.

Para entender o que é streaming, onde você o usa e por que ele é tão útil, você precisa entender essas duas maneiras de baixar o conteúdo.

O que é Streaming? Entenda a diferença entre download progressivo e streaming

Antes de iniciar a explicação sobre o que é streaming e qual a sua diferença para o download progressivo, é importante uma rápida passagem sobre como funciona a internet.

Os dados, ou as informações computadorizadas, se movimentam eficientemente pela Internet, sendo divididos em pequenos pedaços conhecidos como pacotes. Cada pacote é endereçado independentemente e viaja separadamente, ou seja, diferentes pacotes podem viajar por rotas muito diferentes.

Imagine-se querendo enviar um livro muito pesado para um amigo em outro país. Em vez de enviar o livro inteiro, você o rasga em páginas separadas, coloca cada um em seu próprio envelope com um carimbo e um endereço separado e envia todos esses envelopes um após o outro.

Seu amigo pode recebê-los em momentos ligeiramente diferentes, na ordem errada, mas ele pode facilmente remontá-los no livro.

Por que você enviaria um livro de maneira tão estranha? Acontece que a Internet funciona melhor assim, com tudo dividido em pequenos pedaços de tamanhos semelhante.

Quando você faz o download de um arquivo da maneira tradicional, você está efetivamente pedindo a outro computador (um servidor que envia arquivos para várias pessoas diferentes) para enviar zilhões de pacotes um após o outro e você tem que esperar que todos cheguem para que você possa fazer qualquer coisa com qualquer um desses pedaços.

Com o streaming, você começa a usar os pacotes assim que chegar o suficiente deles (as páginas do primeiro capítulo do livro, dessa forma você já pode começar a lê-lo). Essa é a diferença essencial.

Entre as principais diferenças do download progressivo e o streaming são: o momento de início do uso do conteúdo e o que acontece com o conteúdo depois de ter sido baixado.

Os downloads progressivos são o tipo tradicional de download. Quando você faz o download de um aplicativo, jogo ou compra músicas da iTunes Store, é necessário fazer o download de tudo antes de usá-lo. Isso é um download progressivo.

Já o conceito sobre o que é Streaming é diferente. O Streaming permite que você comece a usar o conteúdo antes que o arquivo inteiro seja baixado.

Ao acessar uma música do Apple Music ou Spotify, você pode clicar em reproduzir e começar a ouvir quase imediatamente. Você não precisa esperar que a música seja baixada antes que a música comece. Essa é uma das principais vantagens do streaming.

A outra grande diferença entre streaming e downloads progressivos é o que acontece com os dados depois de usá-los.

Nos downloads progressivos os dados são armazenados permanentemente no seu dispositivo até que você os exclua. Já no streaming os dados são excluídos automaticamente após o uso.

Uma música que você ouve por Spotify não é salva em seu computador (a menos que você a salve para audição off-line, o que é um download comum).

Outros pontos diferenciam o download progressivo do streaming. Separamos algumas dessas diferenças abaixo:

Rapidez

Download progressivo: Imprevisível: o tempo de download não está relacionado ao tempo de reprodução. Um álbum de música pode ser baixado em 5 minutos ou 5 horas, dependendo do tamanho, da conexão da rede e do tráfego da web.

Streaming: Tempo real: Geralmente, um vídeo de 1 hora será transmitido em aproximadamente 1 hora (embora possa haver atrasos ocasionais causados ​​pelo buffering). Ao contrário do download tradicional, a transmissão de mídia pode ser usada para transmissão ao vivo de eventos à medida que eles acontecem (também conhecidos como webcasting).

Qualidade

Download progressivo: Usa a comunicação tradicional de pacotes da Internet (tecnicamente conhecida como TCP / IP) com um sistema que corrige erros automaticamente. Todos os “pacotes” perdidos ou danificados (pedaços de dados baixados) são retransmitidos. O arquivo que você recebe no seu computador é uma cópia exata do arquivo que estava no servidor.

Streaming: As perdas de pacote são ignoradas (pacotes perdidos e danificados não são reenviados), mas isso geralmente não importa, porque o áudio e o vídeo transmitidos digitalmente são convertidos novamente para o formato analógico antes de serem usados.

Todos os pacotes perdidos durante a transmissão simplesmente adicionam “ruído de superfície” a um fluxo de áudio ou degradam a qualidade de imagem de um vídeo (por exemplo, com pixelização excessiva (em que a imagem desaparece em blocos quadrados).

Tipo de arquivo

Download progressivo: Um download é um único arquivo com todos os dados relevantes juntos. Então, se você está baixando um filme, tudo é empacotado em um único arquivo de filme com um tipo de arquivo como o MPEG4.

Streaming: O que é streaming de vídeo? Se você transmitir um filme, cada parte diferente do filme (som, vídeo, legendas ou qualquer outra coisa) será transmitida como um fluxo separado. O reprodutor de filmes reagrupa e sincroniza os fluxos à medida que chegam ao seu computador.

Leia também: O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem: aprenda a explorá-lo

Tipos e exemplos de Streaming

Como apresentamos acima, alguns dos aplicativos mais famosos da atualidade utilizam o formato Streaming.

A Netflix, é o mais famosos exemplo para o que é Streaming de vídeo. Você só precisa apertar o play para que o conteúdo comece a ser exibido. Para ter acesso a este material basta ter conexão com a internet, uma conta na ferramenta e realizar o pagamento de uma mensalidade.

Esse formato de comercialização de conteúdo tem ficado famoso e é parecido com o que acontece com o Spotify, ferramenta de música já citada acima.

Outro aplicativo de música que também é streaming é o Deezer. O aplicativo, além de disponibilizar músicas aprende com o comportamento do usuário e apresenta novas sugestões de acordo com o gosto do ouvinte.

Ainda dentro do universo musical, a Apple Music também é um exemplo do que é streaming, assim como o Google Play Música.

Como você percebeu com os exemplos até o momento apresentados, tradicionalmente, o streaming tem sido usado para fornecer áudio e vídeo, mas recentemente tecnologias como a Twitch tem sido desenvolvidas. A plataforma, filiada a Amazon, veicula transmissões ao vivo de partidas de videogames. Para atender ao mesmo nicho, o Youtube desenvolveu o Youtube Gaming, que também apresenta partidas de video game.

Requisitos para conteúdo streaming

Depois de entender o que é streaming, o que é streaming de vídeo, áudio, vale a pena entender quais os requisitos para seu funcionamento.

O streaming requer uma conexão de internet relativamente rápida – o quão rápido depende do tipo de mídia que você está transmitindo.

Uma velocidade de 2 megabits por segundo ou mais é necessária para transmitir vídeo de definição padrão sem pulos ou atrasos de buffer.

O conteúdo HD e 4K requer velocidades mais altas para uma entrega perfeita: pelo menos 5 Mbps para conteúdo HD e 9 Mbps para conteúdo 4K.

Transmissão ao vivo

O streaming ao vivo é o mesmo que o streaming discutido acima, ele é usado especificamente para conteúdo entregue em tempo real. A transmissão ao vivo é popular com programas de televisão ao vivo e transmissão de eventos diversos.

Quando você acessa, por exemplo, canais que passam jogos de futebol ao vivo pela internet, está consumindo streaming ao vivo.

No Brasil, as televisões abertas começaram a investir nesse formato entendendo que o consumo de conteúdo online aumentou de maneira considerável e a tendência é que tome ainda mais conta da rotina das pessoas.

A Rede Globo, por exemplo, criou o Globo Play, canal pelo qual é possível assistir o que está sendo transmitido ao vivo pela emissora na televisão ou assistir capítulos de novela, séries e programas da emissora a qualquer hora.

Primeiros passos para implementar Streaming como negócio

A mudança do comportamento do consumidor com a tecnologia, está possibilitando o surgimento de novos negócios em todos os setores e em especial em um setor que sempre necessita de investimento: a educação.

As instituições de ensino à distância, sejam faculdades ou cursos livres são exemplos de negócios fundados e disseminados, que só se popularizaram graças a tecnologia streaming.

Você também pode utilizar essa tecnologia e investir na construção de cursos virtuais e treinamentos à distância. Trata-se de um negócio que realmente está possibilitando ao profissional compartilhar seu conhecimento, utilizar sua expertise e ainda ganhar dinheiro.

Você pode conhecer todas as vantagens do EAD e entender porque investir na educação à distância pode ser um bom negócio para você dar uma virada na sua vida.

Acesse também: Grandes ideias de como ganhar dinheiro trabalhando em casa: leia estas dicas

Se você ficou interessado em investir em cursos virtuais como um novo negócio, você deve conhecer um ambiente virtual de aprendizagem, economizando custos e ampliando a capacidade de alcançar alunos.

A Eadbox é a única plataforma para EAD com tecnologia própria e integrada para transmissão de aulas ao vivo e webinars.

Ela disponibiliza recursos para seu curso online e garante segurança e confiabilidade para sua transmissão, bem como melhor experiência para seus alunos.

A Eadbox é uma plataforma de ensino a distância completa e intuitiva, preparada para receber seus cursos com tecnologia atual e preparada para acesso de muitos alunos. Fale com um consultor e saiba como começar gratuitamente.


Categorias