drip marketing

Veja como o Drip Marketing vai mudar sua estratégia de divulgação6 min read

Você já ouviu falar no Drip Marketing (ou no Marketing Gota a Gota, na tradução para o português)? Essa é uma estratégia de comunicação entre empresa e clientes que recebe cada vez mais atenção no mercado. Entenda o motivo desse sucesso e aprenda a usar o Drip Marketing para potencializar e divulgar a sua marca de maneira ainda mais eficaz. Ainda, aumente suas taxas de conversão de usuários em clientes em potencial (leads), e de leads em clientes fiéis.

Como fazer isso? Por meio de ferramentas e plataformas de automatização. Dessa forma, a sua empresa otimizará o trabalho ao mesmo tempo em que reduz o esforço necessário para ações específicas. Também, minimizará falhas humanas e terá uma taxa maior de assertividade.

Essas são algumas características importantes do Drip Marketing. Todavia, se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto e aplicar essa ferramenta no seu dia a dia, confira esse artigo até o final.

drip marketing

O que é o Drip Marketing?

Em resumo, o Drip Marketing é um método usado para automatizar o marketing de uma empresa. Com ele, muda-se a estratégia de comunicação e relacionamento com os clientes. Ao invés de bombardear o seu lead ou cliente com inúmeras ofertas aleatórias, a empresa cria e envia uma sequência organizada e planejada de e-mails. Essas mensagens são enviadas ao longo de um determinado período pré estabelecido. O objetivo? Acertar em cheio no público e aperfeiçoar o relacionamento.

Isso acontece porque os e-mails são enviados de acordo com uma segmentação feita de acordo com o comportamento da cada um. Por exemplo: visitantes/leads ou clientes que clicam em determinado link, recebem um e-mail relacionado a esse conteúdo. Com isso, a empresa garante que enviará conteúdo somente para pessoas que realmente estejam interessadas no seu material.

Com isso, aumenta a taxa de engajamento – e, como consequência, maiores chances de conversão. Isso porque a empresa auxilia e fomenta a jornada de compra do cliente, nutrindo essa relação e enviando materiais altamente relevantes.

– Você também pode se interessar por: Como melhorar a satisfação do cliente e conquistar fãs para sua marca

Exemplos de campanhas de Marketing Gota a Gota

Um visitante que se inscreve em uma campanha no seu site ou deseja fazer parte dos seus contatos, ele pode receber um e-mail automatizado – porém, personalizado, – de boas-vindas.

Outro exemplo é aquele cliente antigo, mas que há tempos não interage com a sua marca. Assim, você pode enviar um e-mail, também personalizado, sugerindo que ele visite o seu site. Como? Falando sobre novidades disponíveis, promoções, cupons de desconto, entre outros.

É importante lembrar que as campanhas de Drip Marketing pedem sempre por contatos personalizados e individuais. Por isso são feitas via e-mail, um canal de distribuição que preza por esse formato de conteúdo.

Como fazer Drip Marketing?

Primeiramente, é importante ressaltar que todas empresas podem se beneficiar do Drip Marketing. Seja uma corporação grande ou pequena, de qualquer área de atuação: se você quer desenvolver um bom relacionamento com seus clientes, utilizar o marketing gota a gota é importante para você. Entenda os principais passos para colocar em prática esse método:

1. Defina seus objetivos

Toda campanha de Marketing Gota a Gota precisa ser um objetivo bem definido. Somente assim você poderá desempenhar uma boa estratégia e mensurar seus resultados finais. Você pode querer que um lead se torne um cliente por meio de uma assinatura; ou que um cliente antigo renove seu contato com a empresa e faça novas compras. Os objetivos são infinitos.

2 – Quais serão as frequências dos e-mails?

Após definidos os seus objetivos, é hora de planejar a ação. Aqui, é preciso definir a frequência, o número de envios e a segmentação dos e-mails da sua campanha de Drip Marketing. Normalmente se envia uma mensagem de boas-vindas para clientes novos. Ali, a empresa já aproveita para incluir links importantes para serviços e demais informações básicas importantes. A partir de então, o número e formatos de e-mail são variados.

– Veja também: Como montar um email marketing eficaz: aprenda a fazer sua estratégia

3. Lembre-se de personalizar a mensagem

As pessoas dão mais atenção para a mensagem quando ela é personalizada. Para isso, existem várias maneiras de segmentar o seu público e personalizar o material de maneira automatizada. Você pode usar como base as informações dos clientes de acordo com a fase do ciclo de compras que ele está, e, principalmente seu histórico com a empresa.

Outro ponto importante que soa de maneira positiva é utilizar um tom mais informal, que aproxime a empresa do cliente. Quem ler a mensagem deve sentir-se único. Assim sendo, se o seu objetivo é aprofundar o relacionamento com os clientes, essa comunicação via e-mail é extremamente importante. Os clientes devem sentir que estão trocando ideias com uma pessoa real.

4. Capriche no título e no conteúdo do e-mail

Para chamar a atenção do cliente logo de cara, capriche no título. Porém, para fazer com que a ação desejada seja concluída, também ofereça um bom conteúdo – e não se esqueça de um Call to Action bem feito, que direcione o usuário diretamente para a página de destino adequada.

Vantagens do Drip Marketing

São várias as vantagens de se investir em campanhas de Drip Marketing. Essas ações, quanto bem feitas, refletem em uma grande taxa de conversão. Além disso, o Marketing Gota a Gota também é uma grande possibilidade para a empresa criar relacionamentos e laços mais profundos com o clientes. Tudo isso de maneira automatizada, poupando tempo e esforço.

Porém, para acertar em cheio nesse formato de relacionamento, é preciso focar em dois pontos extremamente importantes: envie material relevante e preste atenção na frequência. Para isso, se coloque no lugar do cliente. Pense se gostaria de receber aquele conteúdo e se não está lotando demais a caixa de e-mail dessa pessoa. Assim, terá maior noção de manter um relacionamento saudável.

Colocando o Drip Marketing em prática!

Para colocar em prática essa estratégia, comece a segmentar o seu público. Planeje a sua campanha para cada consumidor de acordo com a jornada dele. Aproveite das várias ferramentas eficazes que a internet oferece e mãos à obra.

– Para saber mais sobre o assunto, visite: 10 ferramentas de email marketing para você fazer sucesso

Terminou de ler o artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias