editor de imagem

Editor de imagem: entenda sua importância

Que os filmes, programas de TV, propagandas e telejornais fazem sucesso como mídia audiovisual não tem como negar. Além de toda equipe que faz parte de cada projeto, o editor de imagem é o principal responsável pela qualidade final apresentada. Esse é um dos profissionais mais importantes dentro de emissoras e produtoras.

 

editor de imagem

 

Se ao assistir um programa de TV ou mesmo um vídeo produzido você sente que as imagens estão harmônicas, é porque o editor fez um bom trabalho.

É impossível pensar em um programa televisivo, telejornal, documentário ou mesmo um vídeo sem ter alguém responsável por escolher as melhores imagens, fazer os recortes necessários e montá-las de forma coerente.

Se você acha que o editor de imagem é um profissional que não faz tanta falta em uma equipe, imagine se a partir de hoje todas as emissoras e produtoras demitissem seus editores. Seria um caos, porque por mais que um videografista tenha conhecimentos – mesmo que básicos – sobre edição, não é o forte dele. Além do que, uma equipe sem um editor de imagem certamente iria sobrecarregar funções de outros profissionais.

O editor de imagem é muito mais que um software de edição profissional

Conhecer bons softwares não faz com que a edição fique boa, é necessário ter um olhar artístico mais apurado. É claro que habilidades como essa não são inatas aos editores, mas sim desenvolvidas a partir de muito estudo e prática.

O profissional precisa entender de composição, além de conseguir enxergar o potencial em cada imagem. Para que assim consiga dar um toque especial no produto final.

Algumas produtoras contratam profissionais que possuam curso técnico na área. Mas empresas ou emissoras grandes buscam por pessoas que tenham graduação na área de comunicação. Portanto, se você pretende seguir esse ramo analise bem por qual meio irá seguir.

Veja também: edição de vídeo: Conheça os 5 programas recomendados.

Só em emissoras e produtoras um editor de imagem trabalha?

Emissoras de TV e produtoras são os locais de trabalho mais comuns para um editor de imagem. Mas, algumas agências de marketing, também têm demandas de trabalhos audiovisuais. Nesses casos, geralmente, é mais comum ter profissionais formados em publicidade e propaganda trabalhando, devido à exigência de conhecimento sobre a área.

Mas algumas empresas – geralmente de grande porte – têm a área de comunicação dentro da mesma. E, em alguns casos, é necessário criar vídeos institucionais. Dessa forma, um editor pode trabalhar também em empresas que não são necessariamente da área de comunicação.

Qual o salário?

Isso vai depender da função e segmento que o profissional está atuando. Além, é claro, da qualificação que ele tem, por exemplo, experiência ou especialização na área.

Para quem está iniciando o salário pode variar de R$1,5 mil até R$2,5 mil.

Editor de imagem é quem faz acontecer

O profissional deve ser uma pessoa bem atenta aos detalhes, pois qualquer corte feito errado pode prejudicar a qualidade do produto final como um todo, além de fazer com que toda a equipe pareça ser amadora na área.

Imagine que você está assistindo a um jornal e a edição está mal feita. A primeira impressão que você terá é de que a equipe da emissora não está preparada para isso, fazendo com que todos os profissionais tenham suas funções prejudicadas também.

Portanto, se você tem interesse na área, pratique bastante e busque profissionais editores para se inspirar!

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias