Os e-mails são incomparáveis ​​na comunidade empresarial. Se você deseja incluir um endereço de e-mail em um cartão de visita, currículo ou documento profissional, certifique-se de que ele expressa profissionalismo e confiabilidade.

Se você estiver com dificuldade para escolher um endereço de e-mail profissional, este guia explicará suas opções e as regras que você deve seguir.

Certifique-se de que é permanente

Antes de continuar, considere a permanência de seu endereço atual. Quantos anos você acha que vai durar antes que as mensagens enviadas para ele não levem mais a você?

Para maximizar o alcance de seu contato, você deve alterar seu endereço de e-mail com a menor frequência possível.

Cartões de visita e sites antigos com suas informações de contato ainda podem exibir suas informações, fazendo com que você perca oportunidades valiosas de fontes antigas.

Considere a durabilidade como o aspecto mais importante de um endereço de e-mail profissional.

Compre seu próprio domínio

Adquirir seu próprio domínio com base em seu nome é o primeiro passo para construir uma identidade online. Tem um custo de cerca de R$ 40 por ano, mas endereços de e-mail como joao@suaempresa.com.br dão a impressão de que você pode ser contatado independentemente da empresa para a qual esteja trabalhando.

Se for contratado, se você trabalhar como freelancer ou se estiver pensando em criar uma landing page, adicione seu setor ao final. Por exemplo, você pode comprar joaomarceneiro.com.br ou, alternativamente, estendê-lo com uma extensão de domínio apropriada para torná-lo joao.marketing. Isso combina perfeitamente seu nome e área de trabalho.

Pode ser tentador, mas tente evitar .co, .info e .net, apesar de seus preços mais baixos e maior disponibilidade. A extensão .com.br é o padrão comercial e profissional no Brasil e evitará qualquer confusão.

Se você realmente quiser outra coisa, a extensão .me funciona bem para contas de endereço de e-mail pessoal.

Para configurar seu próprio e-mail, primeiro compre um nome de domínio. Existem milhões de possibilidades e você encontrará preços especiais para diferentes termos e extensões de domínio em cada site, portanto, escolha com calma.

Em seguida, compre alguma hospedagem de sites barata que forneça a criação gratuita de endereços de e-mail e tenha recursos de encaminhamento de e-mail. O pacote de hospedagem virá com um servidor de nomes (você pode precisar pesquisar o FAQ do serviço de hospedagem para isso) que você pode fornecer ao seu registrador de domínio para vinculá-los.

Agora que eles estão vinculados, você pode usar o painel de controle de hospedagem para configurar um endereço de e-mail e um cliente para acessá-lo, ou encaminhá-lo para um endereço existente que você possui.

Não se esqueça de renovar seu domínio a cada ciclo, pois algumas empresas tentam arrebatar domínios pessoais expirados recentemente para vendê-lo a um preço muito mais alto.

Encaminhar um endereço de e-mail comercial

Se sua empresa forneceu a você um endereço de e-mail para usar, você pode configurá-lo para encaminhar para o seu endereço pessoal para que possa gerenciar tudo a partir daí.

É uma boa prática sempre usar os endereços de e-mail fornecidos pela empresa sempre que estiver em uma situação em que represente sua organização em vez de você mesmo. Muitas organizações também exigem que as comunicações comerciais percorram o endereço fornecido como uma política de TI. Isso permite que as empresas criem backups e visualizem a comunicação de seus funcionários.

falar com um consultor

No entanto, a maioria das políticas não deve impedir que você configure um encaminhamento automático, já que todos os e-mails enviados e recebidos ainda passam pela conta.

Um endereço de e-mail profissional é indicado para aumentar a credibilidade da empresa.

Estilo e formato

Existem algumas regras básicas para escolher um endereço de e-mail claro e fácil de lembrar.

Sem números. Se você alguma vez acabar em uma situação em que precisa compartilhar seu endereço de e-mail com alguém, mas essa pessoa não consegue anotá-lo, provavelmente essa pessoa não se lembrará de nenhum número.

Você pode repetir isso? Alguns endereços de e-mail ficam muito longos ou difíceis de dizer. Tente lê-los em voz alta e escolha uma opção com bom fluxo.

Primeiro nome antes de @. Se não estiver disponível, tente PrimeiroNomeUltimoNome@ ou UltimoNomePrimeiroNome@. No pior caso, use um ponto para separar os nomes ou coloque seu nome do meio.

Gmail e Yahoo

Os endereços de e-mail fornecidos gratuitamente constituem a maioria dos e-mails pessoais. Eles não parecerão tão profissionais quanto seu próprio domínio, mas se você não puder pagar o custo, é a segunda melhor opção como endereço de e-mail comercial.

O Gmail é facilmente a melhor opção de qualquer um dos serviços gratuitos, pois é improvável que o Google interrompa seu serviço tão cedo; em contraste com a possibilidade de a Verizon fechar contas no Yahoo.

Além disso, as contas do Google são mais úteis ao usar outros serviços como o Google Drive.

Provedor ISP

Usar um endereço de e-mail fornecido para você comprar um provedor de serviços de Internet é um grande erro. Essas contas estão vinculadas ao seu plano de internet, portanto, se você quiser mudar de provedor, geralmente precisará adquirir um plano de hospedagem de e-mail separado inteiro para poder continuar recebendo mensagens.

Esta é uma grande violação do nosso princípio de permanência, então você deve tentar evitá-la.

E-mails temporários e múltiplos

Configurar endereços de curto prazo pode ser uma maneira útil de gerenciar seus contatos. Se você possui seu próprio domínio, pode configurar endereços para clientes ou serviços específicos e depois encaminhá-los para um.

A vantagem disso é que você pode, simultaneamente, dar a melhor impressão àqueles que estão copiando seu endereço de e-mail, bem como coletar informações sobre de onde devem ter vindo as pessoas que estão enviando e-mails. Além disso, você pode desativar o encaminhamento de alguns e-mails se eles ficarem sobrecarregados com boletins informativos e mensagens indesejadas.

Conclusão

Se você puder sustentá-lo, então o investimento em um nome de domínio pessoal pode valer a pena. Caso contrário, uma conta do Gmail fornecerá a confiabilidade de que você precisa. Cuide de sua conta e tente mantê-la pelo tempo que puder!

Aliás, aprenda também como criar uma boa lista de e-mails:


Categorias