O Instagram é uma das maiores e mais movimentadas plataformas de mídia social. É o sexto aplicativo móvel mais usado, com mais de um bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo.

Obter melhores resultados com o Instagram pode significar melhores resultados para a sua empresa também!

O que mais?

Mas não é apenas o grande público que o torna uma plataforma de marketing ideal. É uma plataforma de marketing visual altamente direcionada , ótima para construir um público fiel. Mais do que isso, os números acima significam que também tem um dos maiores públicos-alvo envolvidos.

Mas com tantas marcas competindo por engajamento pós-vendas, como você garante que ganhará a parte do leão? Aqui estão quatorze das melhores estratégias para ajudá-lo a aumentar o engajamento no Instagram para sua marca.

O que é o Engajamento no Instagram?

Antes de passarmos a discutir as estratégias reais que podem ajudar sua empresa, vamos primeiro tentar entender o engajamento no Instagram. As taxas de engajamento, em qualquer plataforma de mídia social, podem ser consideradas como uma medida da lealdade de seus seguidores a você.

Não é o tamanho do seu público, mas o grau de envolvimento dele com o conteúdo da sua marca que mais importa. É a medida de seu interesse e interação com suas fotos, vídeos e Stories que realmente contam para o sucesso de marketing digital.

Dados como a taxa de engajamento também podem ser úteis quando você investe em campanhas pagas nas redes sociais.

Como assim?

Marcas com altas taxas de engajamento estão em uma posição melhor para negociar com influenciadores e embaixadores da marca para anunciar para eles com taxas mais baixas. Da mesma forma, influenciadores com seguidores engajados podem obter taxas mais altas de clientes em potencial.

Se você deseja rastrear seu envolvimento manualmente, alguns dos principais parâmetros que você deve observar são:

1. Seguidores

Este é um fator óbvio que você deve monitorar. O tamanho do seu público ou de seus influenciadores são importantes, mas não o parâmetro mais crucial. Mais do que apenas o número de seus seguidores, você deseja analisar com que rapidez está ganhando novos seguidores.

2. Likes

Curtidas são outro parâmetro fundamental que contribui para suas taxas de engajamento. É uma medida de nível básico para saber se o seu conteúdo é bem recebido por seus seguidores. É um indicador bastante direto de quão popular é seu perfil entre o seu público-alvo.

3. Comentários

Os comentários são a próxima métrica que você deseja observar ao rastrear o aumento em seu envolvimento no Instagram. Analisar os comentários dará a você uma compreensão mais qualitativa do que seus seguidores pensam sobre suas postagens.

Gostar de uma postagem é uma coisa, mas os comentários são um sinal melhor de seu envolvimento porque eles gastam tempo escrevendo uma.

O que mais?

Claro, a qualidade dos comentários é tão importante. Frequentemente, as pessoas deixam comentários simples como “Legal” ou “Parece bom”, que não significam muito. Basta olhar para os comentários de emoji com spam abaixo.

4. Ações e repostagens

Com base no acima exposto, o número de compartilhamentos e repostagens no Instagram que suas postagens obtêm também são muito importantes. Se um usuário deseja compartilhar seu conteúdo com os amigos, então você sabe que ele gostou muito do conteúdo que você postou.

Como aumentar o envolvimento com o Instagram

Continuando, vamos dar uma olhada em algumas estratégias que podem ajudá-lo a aumentar seu envolvimento orgânico no Instagram.

1. Aproveite Hashtags

O poder das hashtags em uma plataforma como o Instagram não pode ser subestimado. As hashtags certas e, mais importante ainda, relevantes ajudam você a crescer e alcançar as pessoas certas na plataforma.

No entanto, é essencial encontrar as hashtags certas para o máximo impacto. Para encontrar essas hashtags, recomendo usar HashtagsForLikes.

Você pode inserir qualquer hashtag na caixa de pesquisa e ela fornecerá todas as estatísticas de que você precisa saber sobre ela. Essa ferramenta com tecnologia de IA também encontra as hashtags certas para você, sem a necessidade de intervenção manual. Tudo que você precisa fazer é inserir seu nome de usuário do Instagram.

Normalmente, você deseja que suas hashtags sejam relevantes para sua marca, seus produtos, sua postagem e a mensagem que você está tentando transmitir.

Mas como você encontra as hashtags certas para usar? Você pode tentar usar ferramentas como HashtagsForLikes para encontrar as hashtags mais populares e relevantes para sua marca e nicho. Esta ferramenta o ajudará a atingir seu público-alvo de forma orgânica.

2. Conduza concursos de brindes

Um dos melhores comentários que você pode obter é aquele em que um usuário marca seu amigo nele. Esses comentários contribuem para aumentar seu envolvimento no Instagram e trazer um novo membro para o seu público.

Você pode acumular muitos comentários fazendo brindes e concursos regulares no Instagram.

Mas, como você pode planejar e lançar brindes?

Para isso, recomendo o uso de VYPER. Esta é uma ferramenta abrangente que ajuda você a criar a página de destino de seu sorteio no Instagram ou concurso.

Usando seu construtor de página de arrastar e soltar, você pode desenvolver sua página de destino sem nenhum conhecimento de codificação. Dessa forma, você pode obter leads para sua empresa com facilidade.

O MVMT, por exemplo, oferece brindes regulares em que pede aos usuários que marquem seus amigos em troca de uma recompensa.

3. Publique conteúdo significativo

Qual a melhor maneira de aumentar o engajamento no Instagram do que postar conteúdo significativo que incentive os usuários a se engajar?

Não é apenas a imagem real e suas legendas cativantes que contam, mas também o tipo de conteúdo. Você deseja compartilhar conteúdo que mostre aos usuários o verdadeiro valor do seu produto.

Mas como é isso?

Como uma empresa de fitness, você pode compartilhar fotos antes e depois de seus clientes que se beneficiaram com seus serviços.

4. Evite a fadiga do seguidor

Embora plataformas como o Twitter tratem de micro-conversas e interações constantes, esse não é o caso do Instagram. Aumentar o envolvimento no Instagram tem mais a ver com postar conteúdo de alta qualidade do que postar com frequência.

Então o que você deveria fazer?

Idealmente, você deve se limitar a uma ou duas fotos ou vídeos cativantes por dia.

falar com um consultor

Posteriormente, você corre o risco de prejudicar suas taxas de engajamento devido à fadiga do seguidor. Os usuários provavelmente ficarão desinteressados ​​se acharem que você envia muito spam, resultando em uma eventual queda no engajamento.

5. Use os Stories do Instagram

Os usuários do Instagram gastam cerca de 28 minutos em Stories do Instagram diariamente. A popularidade do recurso é tamanha que cerca de 300 milhões de pessoas o usam diariamente.

Qual a melhor maneira de envolver seu público do que compartilhar imagens de bastidores e vídeos errados com eles.

Outra opção interessante é usar o TBT do Instagram. Descubra aqui o que significa tbt.

6. Encontre os filtros certos para usar

Instagram tem tudo a ver com cativar o público com o máximo apelo visual.

Uma maneira bastante simples de fazer isso é usando filtros do Instagram. Cada filtro tem seu próprio apelo e pode adicionar uma dimensão única às suas imagens.

Juno, Clarendon, Valencia e X-Pro II são alguns dos mais populares.

7. Experimente os temas do Instagram Feeds

Os temas de feed do Instagram são outra ótima maneira de adicionar algum apelo visual às suas postagens.

Embora muitas pessoas usem filtros, nem todos são capazes de extrair temas de feed. Esse apelo extra ajudará a aumentar o engajamento no Instagram para sua marca.

Você pode optar por algo tão simples como um tema em preto e branco ou algo mais complicado.

8. Aproveitar geotags

Além de hashtags, você também pode usar geotags para tornar suas postagens e Stories detectáveis.

As empresas locais podem aproveitá-los ao máximo adicionando etiquetas de localização às suas postagens. Isso pode ajudá-lo a interagir com as postagens de outros usuários nas proximidades físicas.

9. Experimente os horários de postagem

Uma tática que você pode usar para aumentar o engajamento no Instagram para sua página de negócios é postar nos momentos certos.

Você pode maximizar seus engajamentos postando conteúdo quando a maioria de seus seguidores estiver navegando em seus feeds.

Como você pode encontrar o momento certo para postar?

Você pode usar a ferramenta analítica nativa do Instagram para ver quando é mais provável que o seu público esteja online. Ao postar, você ganhará mais engajamentos em poucos minutos, o que conta mais do que engajamentos ganhos anos depois.

Dê um passo adiante usando ferramentas como o editor de mídia social do Sprout Social para agendar postagens com antecedência.

10. Tenha destaques dos Stories em seu perfil

Quando um usuário chega à sua página, você tem alguns breves momentos para convertê-lo em um seguidor.

Uma maneira de fazer isso e aumentar o engajamento do Instagram em sua página é usando o recurso “Destaques”. Os Stories do Instagram duram apenas 24 horas, mas com os destaques, você pode estender sua vida útil e atraí-los.

11. Adicione CTAs às suas postagens

Um simples ato de solicitar que seu público comente e convidá-los a se envolver será muito benéfico. É por isso que é importante incluir uma frase de chamariz nas legendas da postagem.

O que os CTAs podem fazer?

Eles incentivam os seguidores a se envolverem com seu conteúdo por meio de comentários e a dedicarem mais tempo à sua postagem.

É um meio simples e eficaz de aumentar o envolvimento no Instagram. Você pode tentar alavancar essa tática em uma oferta de mídia social que veremos em alguns instantes.

Ou você pode optar por uma abordagem muito mais fácil, como fazer uma pergunta aos usuários.

12. Interaja com os seguidores por meio de comentários

A melhor maneira de aumentar o engajamento é simplesmente interagir com as pessoas que gostam e comentar suas postagens. Reserve algum tempo diariamente para comentar suas postagens e interagir com seu público.

Como isso pode te ajudar?

Por um lado, responder aos comentários dos usuários fará com que seus seguidores se sintam especiais. Eles estarão mais inclinados a permanecer leais a você, bem como interagir com sua conta regularmente.

Você será capaz de manter um aumento constante de engajamentos no Instagram dessa forma.

13. Envolva-se com contas semelhantes

Essa tática bacana pode ajudá-lo a ganhar terreno sobre seus concorrentes. Vá além de apenas espionar suas contas para monitorar o tipo de conteúdo que estão postando.

Dê um passo além ao envolver o público.

Encontre contas semelhantes à sua. Envolva seus seguidores, aqueles que eles seguem e os usuários que frequentemente comentam suas postagens.

Você ficaria surpreso com o tipo de relações que pode construir dessa maneira. Além do mais, eles provavelmente também acharão seu conteúdo envolvente.

14. Medir e otimizar

A última peça desse quebra-cabeça envolve a análise constante dos dados e a otimização da sua campanha. Somente se você souber o que está fazendo de errado ou certo, poderá ajustar suas estratégias para aumentar as taxas de engajamento no Instagram.

Então o que você pode fazer?

Você pode usar a ferramenta nativa do Instagram para rastrear o desempenho do seu conteúdo, bem como entender o comportamento do público. Você só precisa de uma conta comercial no Instagram para fazer isso.


Categorias