equipe home office

Saiba como gerenciar uma equipe home office com nossas dicas5 min read

É verdade que as empresas estão cada vez mais atentas aos benefícios que a tecnologia pode trazer. Além das estratégias que os avanços tecnológicos nos permitem ter, podemos ampliar nossos horizontes aplicando-as aos colaboradores. Se você pensou em equipe home office, acertou!

Além das facilidades tecnológicas o comportamento das pessoas mudou bastante. Com isso, as pessoas passaram a priorizar a vida pessoal e o conforto tanto quanto a vida profissional. Dessa forma é comum que até mesmo nas entrevista de empregos os candidatos já questionarem as empresas sobre políticas de equipe home office.

É seu papel como gestor estar por dentro dessas novas práticas no mercado, sabendo o quanto ela pode ser benéfico para a organização quando bem aplicada. Quer saber tudo isso e muito mais? Então continue sua leitura e entenda tudo o que você precisa sobre esse universo!

equipe home office

O que é home office?

Independente se é uma equipe home office ou apenas um indivíduo, essa prática significa que o trabalho pode ser realizada em um espaço alternativo ao escritório da empresa. Se você achou que home office significa trabalhar de casa, fique tranquilo, pois não é o único com essa ideia.

Acontece que que em tradução livre, home office significa fazer da casa o escritório. No entanto, seu significado real é de trabalhar em ambientes alternativos, sendo eles a sua casa ou não.

Por exemplo, uma equipe home office pode trabalhar cada em sua casa, ou até mesmo em cafés, hotéis, aeroportos, parques e assim por diante, varia de acordo com o que desejam os colaboradores.

Para quem deseja usar termos em português para se referir essa prática, sem que haja interpretações diversas, é possível nomear de: trabalho remoto, trabalho à distância, trabalho portátil ou até mesmo trabalho remoto.

Pode ser do seu interesse – Profissional liberal: tudo o que você precisa saber para se tornar um

Como gerenciar uma equipe home office?

Ok, você já sabe o que é home office e decidiu implantar na empresa que trabalha. No entanto, chega a parte de provar que sua ideia é realmente relevante e não será um prejuízo na empresa.

Afinal, o maior medo de grandes gestores é que seus colaboradores percam o bom rendimento e fiquem procrastinando na hora do trabalho. Bom, para este tipo de situação, é possível mostrar seu planejamento de gestão.

Não sabe como montar um bom planejamento? Então confira abaixo nossas dicas!

Selecione as pessoas corretas

Nem todo mundo consegue trabalhar em outro ambiente que não seja o escritório da empresa. Sendo assim, é preciso escolher os profissionais que possuam perfil de autonomia e foco.

Além desses dois tópicos é importante levar em consideração as atividades dos colaborador. Pode ser que ele precise utilizar todos os dias as ferramentas que só constam na organização, dados sigilosos que não podem sair da empresa ou até mesmo a interação constante e presencial com outros membros.

Por mais que pareça invasivo, é preciso perguntar onde os colaboradores da sua equipe home office irão se instalar. Pois, além de analisar o perfil dos colaboradores, é necessário saber suas condições técnicas e como se comportam suas famílias. Sendo que quem possui uma família pouco colaborativa ou ferramentas de trabalho desatualizadas terá dificuldade para produzir.

Faça reuniões

Realizar reuniões é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento entre a equipe home office. Afinal, apesar de não estarem todos no mesmo ambiente físico, ainda é preciso que se comuniquem, troquem informações e trabalhem pelo bem maior com a mesma determinação.

Para isso, reuniões diárias ou semanais devem ser realizadas. Nas diárias cada membro compartilha rapidamente as suas tarefas do dia e o os possíveis problemas que enfrentou para a conclusão das tarefas. Podendo também ser realizadas no começo de cada dia, com os relatos dos problemas que enfrentaram no dia anterior e quais serão as prioridades do dia.

Enquanto isso, nas reuniões semanais une-se toda a empresa, ou seja, tanto a equipe home office quanto os funcionários presenciais. O principal objetivo dessas reuniões semanais é incluir todos em uma só causa, a empresa. Mostrando como o trabalho de cada um é importante, influencia o desempenho do próximo e principalmente da empresa. Além disso, essas reuniões permitem a aproximação dos colaboradores.

O horário deve ser fixo

Outro ponto que deve ficar bem claro para os gestores é sobre o horário que a equipe home office irá trabalhar. O home office, assim como o presencial, deve ocorrer em horário comercial.

Acontece que muitas pessoas acham que home office é sinônimo de flexibilidade de horários, o que é uma falsa ideia. A prática de trabalho com horários flexíveis é outra, freelancer.

A importância do horário é que os profissionais se sintam tão comprometidos com o trabalho quanto se sentiram na empresa e que possam entrar em contato com os outros colaboradores. Além de ser mais fácil para quantificar a nível da produtividade.

Controle os horários

Para o sucesso da gestão de uma equipe home office é imprescindível que exista organização. Com isso chegamos ao ponto que pode fazer sua gestão um sucesso, o controle dos horários.

O controle de horários é importante tanto para empresa quanto para os funcionários. A empresa tem o direito de definir um horário de trabalho que deve ser cumprido e penalizar os funcionários que não anotarem e cumprirem o ponto.

Já para os funcionários, ajuda a sair e entrar do “modo empresarial” ajudando separar lazer de trabalho. Para isso as empresas podem utilizar aplicativos de ponto online.

Gerencie as tarefas

Para saber assertivamente em que sua equipe home office está trabalhando é possível usar ferramentas de gerenciamento de tarefas. Assim o gestor delega as funções e pode acompanhar o desenvolvimento de cada uma. Boas ferramentas de gestão de tarefas são o Trello e o Runrun.it

Essas foram as nossas 5 dicas sobre como montar um bom planejamento para implantar e gerenciar uma equipe home office. Aplicando-os corretamente suas chances de sucesso são altíssimas.

Leia também – Conheça 3 ferramentas de produtividade para melhorar a sua empresa

Ainda está com alguma dúvida? Basta deixar sua questão logo abaixo e nós responderemos para você!


Categorias