16 de junho de 2017
Um dos bens imateriais mais valiosos dentro de uma empresa, sem dúvida, é o cliente fiel. Por isso, o treinamento de clientes é tão importante neste cenário de mercado acirrado que vivemos. Quanto melhor treinados, mais vão entender a importância da sua empresa. Quando isso ocorre eles vão disseminar o seu conceito no mercado, atraindo mais clientes.
Empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes funcionam como um núcleo de atração para novos compradores e disseminam a boa imagem da marca. Esta é a dica de Steve Denning, autor do livro The Secret Language of Leadership. Você pode encontrar o volume em português como “A linguagem secreta da Liderança”.
As empresas precisam oferecer a melhor qualidade possível com o menor custo. Por isso, apresentar o máximo de confiabilidade do seu produto ou serviço ofertado é fundamental. A confiabilidade vai surgir com a rentabilidade do fornecedor, que por sua vez depende das habilidades dos funcionários para lidar com o produto ou serviço adquirido.
Assim, com tudo entrelaçado, é muito importante que os consumidores estejam treinados para lidar com as informações, metodologias e softwares daquilo que adquiriu, e estejam amparados para o melhor aproveitamento do potencial.
O que você vai ler nesse artigo?
Como desenvolver uma estratégia para treinamento de clientes.
O treinamento de clientes como educação continuada mantem eles envolvidos após a empolgação do contato inicial. Isso aumenta a satisfação geral com o produto ou o serviço prestado. O segredo é fazê-los continuar a encontrar o valor em sua empresa.
A ideia é fornecer treinamentos sobre atualizações dos seus produtos, novas ofertas, e até mesmo refreshers sobre como maximizar o uso de seus produtos atuais. Essas são ótimas maneiras de ajudar a cultivar o relacionamento com o cliente.
Mas por onde começar o treinamento de clientes?
1. Defina o objetivo do treinamento de clientes.
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de treinamento de clientes é analisar quais os objetivos que ele deve atingir. Seguem abaixo alguns exemplos.
- Ajudar o cliente a implementar o serviço/produto;
- Reduzir as chamadas de suporte (fornecer treinamento para os clientes de como usar produto vendido podem reduzir o número de chamadas de suporte técnico);
- Educar o mercado;
- Alcançar uma receita ou meta de lucro das vendas de formação;
- Reduzir o tempo que os serviços gasta formação (para que eles possam se concentrar seu tempo em execução e trabalho de consultoria);
- Aumentar o uso de produtos (uso mais frequente e / ou mais uso recurso);
- Aumentar as taxas de renovação (fidelização);
- Aumentar as compras de recursos adicionais do produto;
- Melhorar os resultados dos clientes.
Veja também: 4 benefícios dos programas de treinamento de serviços aos clientes.
2. Objetivos essenciais
Neste ponto você precisa organizar a lista de objetivos por ordem de importância. Nesta etapa a dica é determinar quais itens possuem a maior prioridade. Mantenha o foco neste objetivo até que ele seja alcançado. Só então avance para os próximos.
3. Implementação
Na maioria dos ciclos de compra e vendas de serviço, o item mais vendido tende a ser o recordista em problemas. Por exemplo, o software mais vendido tende a ser o produto que vai ter a maior demanda da sua equipe de atendimento. Por isso, ajudar o cliente a implementar o produto ou serviço é essencial.
A implementação do produto ou serviço adquirido é o momento mais popular e óbvio quando a maioria das empresas oferecem treinamento. No entanto, pode ser difícil para empresa saber em qual fase da implementação o cliente tem mais dificuldade. Por isso, se faça as seguintes perguntas:
- O que torna uma implementação bem-sucedida?
- O que desvia uma implementação?
- O que acontece quando a implementação é bem sucedida?
- O que acontece quando ela não é bem sucedida?
As respostas a estas perguntas podem levá-lo a descobrir o que o treinamento de clientes deve abordar. Isso resulta numa ação muito mais efetiva.
Por fim, vale lembrar que estamos na era do avanço contínuo da tecnologia. Por isso é inegável constatar que o perfil dos clientes mudou. Os consumidores vão passar a ser mais interativos em suas ações. Essa é uma boa oportunidade para que os treinamentos sejam fornecidos de forma online.
Como fornecer o melhor treinamento de clientes?
O ensino a distância é a melhor alternativa para o treinamento dos clientes. Os modelos tradicionais de comunicação interna estão em declínio e estamos vivendo o momento que o vídeo é a principal ferramenta de comunicação do mundo moderno. Em treinamentos online, o principal investimento da empresa é a produção de conteúdo e a escolha de uma plataforma LMS.
Para saber com mais detalhes como trabalhar com o treinamento de clientes e descobrir as suas necessidades e prioridades, vale a pena você buscar workshops e alguns cursos sobre o assunto. O webinar de abaixo tem dicas muito boas para fazer isso.
Quatro dicas fundamentais para fidelizar clientes.
- Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido;
- Direcione o foco para o cliente certo;
- Monitore, sempre.
- Para clientes fiéis, dê tratamento VIP!
A última delas é a mais importante. Os clientes fiéis representam grande parte da fatia do faturamento, podendo chegar até 65% (sessenta e cinco por cento). Eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado.
Confira alguns exemplos de ações de relacionamento para investir em seus clientes.
- Newsletters exclusivas;
- Cupons de desconto;
- Clube de fidelidade;
- Conteúdo personalizado;
- Treinamento exclusivo.
O treinamento de clientes é uma forma de envolver eles continuamente, garantindo o sucesso. A recomendação é de que seja integrado com outras plataformas de monitoramento para uma visão global da fidelização de todos os clientes, não apenas os VIPS.
Para ajudar você a colocar a mão na massa, utilize as perguntas listadas neste para realizar a análise do cenário da sua empresa. Faça a lista de prioridades e valide-a com a sua equipe de gestão. Quando fizer isso, vai estar com o caminho livre para desenvolver a sua estratégia de treinamento de clientes.
Se curtiu este post, aqui tem mais uma recomendação que você vai adorar!
Tem alguma sugestão de conteúdo sobre o qual queira aprender mais? Deixe um comentário ali embaixo.
[wen_cta id=”2320″]
Categorias