ou serviço, ou até mesmo no preço. Hoje, para converter um lead em cliente, é preciso de muito mais! Por isso, o funil de vendas no marketing é tão importante. 

Não sabe o que é funil de vendas no marketing ou tem dúvidas de como montar um? Então, este artigo é para você! Continue a leitura para descobrir tudo e converter muitas vendas!

O que é um funil de vendas? 

O funil de vendas no marketing é simplesmente a combinação de táticas usadas para estimular os usuários a se tornarem clientes do seu negócio. 

Isso é feito através de uma estratégia que mapeia o comportamento do cliente para que você crie um discurso mais persuasivo. 

O funil de vendas é dividido em três etapas: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. 

É através dessas etapas que você pode trabalhar seus produtos e serviços de uma forma muito mais humana e orgânica com o seu público. Assim, você o acompanha desde o momento da descoberta de uma dor ou ambição até a decisão de comprar a solução para um problema. 

Vale dizer que o seu público possui diversas etapas que são identificadas na Jornada de Compra do Consumidor, outra importante tática de marketing digital. Quando ela é aplicada ao funil e é bem trabalhada, fica impossível não obter resultados incríveis para o seu negócio.

Agora conhece melhor cada etapa do funil de vendas no marketing!

Topo de Funil 

O início do funil é a fase em que todo o foco do seu marketing deve estar em um cliente em potencial que ainda não conhece a sua empresa e os seus produtos ou serviços. 

Nessa etapa, você deve trabalhar muito bem a apresentação da sua marca. Para isso, você pode apostar em uma dor ou ambição que o seu público tem

Imagine, por exemplo, um negócio de curso de inglês. Você pode atrair a atenção do seu público usando gatilhos que falem sobre maneiras de conseguir valorizar o currículo, com dicas de cursos e habilidades que precisam ser desenvolvidas, como o curso de inglês. 

Com esses argumentos, você pode atrair um público que está passando por esses problemas no dia a dia e que ainda não considerou fazer um curso de inglês, mas que, através de você, passa a ver o curso como parte das habilidades que precisa ter. 

Meio de Funil 

No meio de funil, o seu potencial cliente já entendeu qual é o seu problema e já identificou a solução. Agora, ele precisa saber como a sua empresa pode resolver o problema

A consideração da solução pode levar seu público a se tornar um lead. Afinal, ele quer saber mais sobre o assunto, ou melhor, sobre o seu produto ou serviço. 

Por isso, levá-lo para um landing page com alguma isca digital, como e-book, infográfico ou até um teste grátis, é essencial!

Lead convertido, agora é hora de transformá-lo em cliente. Para isso, temos a última etapa do funil. 

Fundo de Funil 

No fundo de funil, o seu potencial cliente já está procurando a melhor solução para o seu problema. Em outras palavras, ele está pesquisando a empresa com os melhores produtos ou serviços. 

Por isso, nesta etapa, você precisa ser direto ao ponto. Para isso, você pode apresentar cases de sucesso de clientes com o seu negócio. Aqui, a prova social é um gatilho fundamental para que o seu lead seja convertido em cliente

Além disso, trabalhar descontos e outros benefícios é de suma importância. No fundo de funil, o seu time de vendas deve se esforçar ao máximo para converter aquele lead quentinho, que só precisa de mais um argumento para comprar de você. 

Então, não deixe essa oportunidade passar!

Como montar um funil de vendas no marketing digital?

Agora que você já sabe quais são as etapas de um funil de vendas no marketing, chegou a hora de aprender a fazer um para o seu negócio. Para isso, separamos um passo a passo super simples. Confira!

1. Defina sua persona

A persona é uma personagem semi-fictícia do seu negócio. Ela deve ser construída através de características do seu público e é extremamente importante para que você conheça a fundo o seu cliente. 

Assim, você pode montar sua persona dando um nome a ela, traçando sua profissão, seus gostos pessoais, faixa etária e etc. Aqui, valem todas as informações que vão ajudar o seu time de marketing e vendas a entenderem em quem eles estão investindo seus esforços.

Vale dizer que você pode ter mais de uma persona para o seu negócio. Mas não se esqueça de ter objetivos claros. Assim, você não perde o foco e consegue resultados bem satisfatórios.

2. Crie uma landing page

Não existe funil de vendas no marketing digital sem landing page. Afinal, como você vai converter seus visitantes em leads sem ter suas informações para contato? 

Fazer uma página de conversão requer uma estratégia que envolve uma oferta irresistível para o seu público. Até porque ele não vai fornecer seu e-mail a troco de nada, não é? 

Por isso, faça uma landing page envolvente e a sua lista de leads ficará cada vez mais lotada. 

3. Automatize seus e-mails 

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing é ultrapassado. Muito pelo contrário! Essa é uma estratégia com ótimos resultados. 

Nesse sentido, ao automatizar seus e-mails, você consegue nutrir sua lista de leads com conteúdos que os encaminhem para o fundo do funil, ou seja, para a conversão em vendas. 

Para isso, utilize plataformas de automatização de e-mails, como a HeroSpark. Assim, você passa para a tecnologia um trabalho que seria impossível da sua equipe realizar. 

4. Tenha uma boa página de checkout 

De nada adianta ter um marketing digital impecável se na hora do seu cliente comprar seu produto ou serviço pela internet ele simplesmente não conseguir. 

Por isso, ter uma boa página de checkout, além de garantir suas vendas, melhora a experiência do cliente, algo essencial nos dias de hoje.

5. Acompanhe as métricas 

Métricas são essenciais para você saber se está tudo certo com as suas estratégias de marketing digital. Então, não deixe de acompanhar os seus resultados. 

Lembre-se: as métricas devem refletir os objetivos do seu marketing. Por isso, saiba escolhê-las. Quanto menos métricas para analisar, mais você vai saber que está no caminho certo. 

6. Faça mudanças 

Tudo no marketing digital é mensurável. Ou seja, todos os seus passos podem ser analisados e você pode saber se está caminhando de forma certa ou errada. Assim, dá para mudar de caminho quando precisar.

Assim, ao analisar suas métricas, não exite em fazer mudanças. Muito pelo contrário. Execute-as o mais rápido possível. 

Perceber o erro e acertá-lo é o que vai fazer com que você evite esforços desnecessários, além de não perder tempo e dinheiro. 

[BÔNUS] Plataforma gratuita para montar um funil de vendas

Temos uma notícia excelente para te dar! Você sabia que não precisa quebrar a cabeça para montar o seu funil de vendas no marketing? 

É isso mesmo! Atualmente, há diversas ferramentas que ajudam você nessa empreitada, como é o caso da HeroSpark. Nessa plataforma, você pode montar o seu funil de forma totalmente gratuita e ainda contar com diversos recursos para enriquecer a sua estratégia.

Por isso, não perca essa chance e comece a bombar o seu marketing digital e as suas vendas. Conheça a HeroSpark e faça o seu teste gratuito hoje mesmo!


Categorias