Trabalhe com marketing offline e saiba como gerar leads em eventos5 min read

Provavelmente ainda esse ano sua empresa deve ter uma série de eventos programados. E você sabia que os eventos podem ser uma ótima fonte para gerar leads?

Independentemente do tamanho e segmento da empresa, os eventos fazem parte do seu calendário de atividades anuais. No entanto, quando comparado a ações de marketing digital, muitas empresas enxergam os eventos e as ações de marketing offline como gastos, ao invés de verdadeiros investimentos para a marca como um todo.

Embora cada uma possui sua especificidade, não é possível negar que as duas estratégias podem ser trabalhadas simultaneamente com objetivo de atingir um público ainda maior para potencializar os resultados.

E não é difícil chegar a esses resultados!

Pense bem. Quando as pessoas vão ao evento da sua empresa, elas estão pré-dispostas a conhecer um pouco mais sobre quem está por trás daquele movimento. Dessa forma, sua empresa pode aproveitar o momento para investir em palestras, apresentações, ou mesmo expor a marca em locais estratégicos de fácil identificação. Enfim, são inúmeras as possibilidades.

Pensando em todas essas possibilidades, desenvolvemos este artigo para você compreender um pouco melhor sobre o alto potencial de conversão  e prospecção que a estratégia de eventos possui dentro da organização, possibilitando que sua empresa gere mais leads. Confira:

O marketing offline para gerar leads

Trocando em miúdos, o marketing offline rege todas as ações que atualmente conhecemos também como marketing tradicional. Por meio dele, empresas de diversos setores se promovem com objetivo de expandir as vendas.

Alguns exemplos de marketing offline são:

  • Anúncios na televisão;
  • Anúncios de rádio;
  • Anúncios em jornais;
  • Anúncios em revistas;
  • Spots;
  • Panfletos;
  • Telemarketing;
  • Promoções;
  • Eventos.

O fato é que com a rápida difusão da internet no Brasil, em meados de 2011, quando as pessoas começaram a investir horas de seu dia conectadas através de dispositivos mobile e desktops, tanto as empresas quanto os profissionais de marketing começaram a ver esta (a internet) como uma ferramenta para atingir seu consumidor.

Embora o investimento em marketing digital seja menor, proporcionando à micro e  pequenas empresas arsenal para competir quase que igualmente contra outras organizações, no marketing tradicional, existe ainda um universo de outras estratégias que podem ser utilizadas em conjunto para atingir os objetivos do seu negócio.

E a estratégia de marketing de eventos para gerar leads é uma delas. Mas, você sabe o que é ou como fazer uso dessa ferramenta? Continue lendo que explicaremos tudo!

Marketing de eventos

Agora que você já conhece a importância do marketing offline, podemos partir para assuntos um pouco mais complexos!

Brincadeiras a parte, o marketing de eventos representa uma das várias partes das quais compõem o marketing tradicional. Os eventos têm como objetivo apresentar a marca, seus serviços e produtos ao consumidor, além de atrair clientes e proporcionar relacionamento entre ele e a empresa.

Ainda, o marketing de eventos pode se dividir em:

  • Patrocínio de eventos;
  • Apoio a eventos;
  • Exposição em feiras;
  • Participação de painéis;
  • Espaço para estandes.

Dessa forma, o conceito geral de marketing de eventos é colocar empresas ao lado de  seus clientes em potencial para “dialogarem” num ambiente “neutro”.

Como gerar leads em eventos

O uso da tecnologia é essencial e ponto final!

Convenhamos, no mundo ao qual pertencemos, é difícil ignorar o poder que a tecnologia possui para facilitar processos que antes poderiam demorar levar horas para serem concluídos. Ainda mais quando o assunto é a construção de uma base de dados.

Dessa forma, aposte na tecnologias como formulários e landing pages para cadastrar os dados dos potenciais clientes. E nesse quesito não existe receita de bolo ou fórmula mágica, é necessário dar uma pausa para conversar com os participantes para reter o maior número possível de informação sobre ele.

Para otimizar o contato após o eventos, é interessante classificar o nível de interesse dos consumidores. Assim, a equipe de vendas poderá focar seus esforços inicialmente nos indivíduos que apresentam maior interesse no produto ou serviços da empresa.

Algumas perguntas podem ajudar nesse processo:

  • Qual o nível de interesse do lead? (baixo/ médio/alto);
  • Como foi a conversa? (regular/ boa/ ótima);
  • Qual o nível hierárquico do lead? (sócio/ diretor/ supervisor).

E o que fazer para transformar todas essas informações em clientes?

Estratégia de nutrição de leads

Convenhamos, se a pessoa parou alguns minutos de sua vida para informar dados de contato significa que ela está pelo menos minimamente interessada no que sua empresa tem a oferecer.

Nesse sentido, cabe a equipe de marketing ou vendas estabelecer um relacionamento com este potencial consumidor, através do contato constante e nutrição com conteúdo de relevância para o lead.

Análise de resultados

Apesar de esse tópico aparecer apenas ao final, é muito importante que as métricas para avaliação do evento sejam elaboradas em conjunto com o planejamento da ação. Afinal, é somente com esses dados que a área de marketing poderá comprovar a efetividade do evento perante a empresa.

Além disso, as metas proporcionam um panorama sobre o desempenho tanto da equipe de marketing, quanto de vendas.

Lembre-se: as metas devem ser distribuídas individualmente e em quantidades iguais entre os membros da equipe. Além disso ela precisa ser relevante e mensurável.

Veja alguns exemplos de metas quantificáveis:

  • Realizar 30 cadastros durante cada dia de evento;
  • Efetuar 5 vendas a cada dia de evento.

Embora os eventos representem uma força de vendas muito relacionada ao marketing offline, atualmente não é possível deixar de lado o poder que a tecnologia possui de facilitar processos que antes poderiam levar verdadeiras horas. Dessa forma, fazer uso de táticas de marketing digital para complementar ações offline são ideais para otimizar os resultados de empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Agora que você já sabe como trabalhar com marketing offline para gerar leads em eventos, dê uma olhadinha no calendário da sua empresa e veja qual a melhor data para colocar em prática essa estratégia! Lembre-se de nos contar como foi!

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade

 


Categorias