como montar uma palestra

Veja como montar uma palestra de sucesso com nosso passo a passo6 min read

Tem uma apresentação importante para fazer, mas não sabe por onde começar? Então confira como montar uma palestra e tenha sucesso nessa empreitada – que envolve desde o bom planejamento até a execução efetiva dessa estratégia.

Vale lembrar aqui que as dicas que daremos para esse passo a passo bem sucedido valem para todas as palestras. Então, se você deseja saber como montar uma palestra online ou presencial, tratar de assuntos mais formais ou coloquiais, a preocupação deve ser a mesma. E as dicas a seguir também.

– Veja também: Como fazer palestras online, leia nossas 5 dicas

como montar uma palestra

Passo a passo para preparar e fazer uma boa palestra

Para preparar uma palestra de sucesso você pode seguir alguns passos específicos, confira:

1. Antes de tudo é preciso planejar uma palestra

Essa é uma dica válida para qualquer área: o planejamento. Qualquer pessoa que almeja crescer e ter sucesso na vida deve dedicar um bom tempo para pesquisas e planejamento. Ao se tratar de saber como montar uma palestra, é preciso planejar:

– Qual o assunto que será tratado na palestra?

– Para quem será apresentada a palestra?

– Qual o tempo de duração da apresentação?

– Será presencial ou online?

– Se for presencial: será onde? Para quantas pessoas?

– Se for online: por onde será transmitida?

A partir dessas informações, você saberá qual o caminho seguir para, primeiramente, saber como montar uma palestra. Isso porque é possível tratar de um mesmo assunto, porém, de várias maneiras diferentes.

Você pode falar sobre marketing digital, por exemplo. Mas, se você der uma palestra fechada para gestores de uma multinacional ou uma palestra em um auditório para alunos de uma graduação, a forma de abordar e apresentar esse assunto será diferente. Por isso é preciso planejar e estruturar a sua palestra.

2. Mostre para o seu público o que ele ganhará ao assistir a sua palestra

Ou seja: quais os benefícios que aprender aquelas informações que você irá compartilhar. São essas questões que motivarão uma pessoa a assistir a sua palestra ao invés de recorrer a um concorrente ou a leituras na internet. Por isso, você deve incitar a curiosidade e o senso de urgência do seu público. Estimule-os com perguntas intrigantes, dados relevantes, informações novas.

3. Você é o diferencial!

Ao assistir uma palestra, seja de uma empresa grande ou de uma pessoa física, a pessoa associará o assunto ali tratado diretamente com o palestrante. Ou seja: você está vendendo a sua imagem. Por isso, apesar de ser importante contar com bons materiais de apoio e estrutura (como você verá nos tópicos a seguir), também é importante focar em você mesmo. Para isso, é preciso treinar muito, desenvolver a boa oratória e tratar dos temas de maneira confiante.

Montar uma palestra de sucesso passa por um bom profissional. Para acertar em cheio nesse ponto, tenha um exímio domínio sobre aquilo que será ensinado. Mesmo que você esteja palestrando para um público altamente credenciado, você é quem estudou – e muito – para apresentar esse tema. Então confie no seu trabalho!

4. Invista em bons materiais

Seja de maneira presencial ou online, é importante ter um bom material de apoio na hora de saber como montar uma palestra. Aqui, você pode incluir conteúdos de diversas maneiras: vídeos, infográficos, slides bem produzidos, fotos, apostilas, entre outros. Essa questão também deve ser levada em consideração na hora de apresentar essa palestra.

5. Infraestrutura: tanto presencial quanto online

Para montar e apresentar uma palestra você precisa de uma infraestrutura mínima. Se você vai montar um material que será disponibilizado via online, precisa saber onde hospedar o conteúdo e fazer a transmissão, por exemplo. Agora, caso a apresentação seja presencial, pode ser necessário contar com o auxílio de um microfone, computador e projetores.

– Veja também: Como fazer transmissão ao vivo: siga esses 3 passos para fazer a sua

6. Parcerias são importantes

Novamente: tanto para eventos online quanto para ações presenciais, é importante ter bons parceiros. Entenda:

  • Online: poderão divulgar seu trabalho nos sites deles – assim, você atingirá um maior público. Esse formato de indicação é importante e traz resultados para você e também para a empresa parceira;
  • Presenciais: podem auxiliar com os materiais extras e estrutura física – como o coffee break, o empréstimo de uma sala e materiais, entre outros. Também é legal contar com alguém que possa se responsabilizar por passar os slides, por exemplo.

Além disso, também é importante contar com o auxílio de alguém para revisar o seu material – online ou presencial.

7. Treine muito

Você já planejou a sua palestra, sabe quem é o público que a assistirá, por onde ela será transmitida, tem um bom material de apoio e sabe quem são seus parceiros nessa empreitada? Então é hora de treinar.

Veja qual a linguagem mais adequada para cada situação e atente-se para vícios de linguagem e cuidados com gírias. Evite utilizar expressões que possam conter duplo sentido e encontre um bom ritmo de fala.

Para facilitar nesse processo, você pode gravar esses treinos e ouvi-los depois. Também pode pedir para pessoas próximas ajudarem nesse processo.

8. Divulgue o evento

Tudo feito? Então agora é hora de divulgar o seu trabalho. Aproveite a internet e todas as suas ferramentas para ter sucesso na divulgação. As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse processo. Use-as com sabedoria e parcimônia. Assim, poderá atingir a um maior público, conquistar novas parcerias e fazer com que seu negócio cresça de maneira exponencial.

– Veja mais: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

Agora você já sabe como montar uma palestra

Você já sabe como montar uma palestra, então chegou a hora de colocar em prática essas dicas. Assim, aumentará a sua credibilidade no mercado, fortalecerá a sua marca e contará com seguidores mais fidelizados.

Também sugerimos a leitura do seguinte artigo para complementar o seu conhecimento: O que aprendemos ao criar o evento online EADSUMMIT. Ali, explicamos um pouco mais sobre os cuidados a serem feitos na hora de planejar e montar um grande evento de ensino a distância. Essas informações podem ser absorvidas na hora de montar uma palestra de sucesso.

Agora, aproveite e compartilhe conosco: você já montou ou assistiu alguma palestra bem sucedida? Está pronto para investir nessa carreira ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias