Não importa em qual segmento você atue, a gestão de negócios nunca será uma atividade fácil. Afinal, demanda uma análise precisa de absolutamente todas as áreas da sua empresa, incluindo a operacional, a financeira, a de vendas e a de comunicação.

Assim, se você deseja encontrar a resposta para a pergunta: “como divulgar minha empresa na internet”, primeiro você tem que descobrir como gerenciar todas as áreas internas,  para só depois conseguir gerar soluções assertivas para as externas – o que inclui a promoção digital da companhia. 

Ficou curioso para descobrir como colocar isso em ação? Continue acompanhando esse artigo. Detalharemos sobre o que é a gestão de negócios, como a área é capaz de garantir o sucesso do seu negócio e quais são as ferramentas que podem te ajudar. 

O que é gestão de negócios? 

A gestão de negócios nada mais é do que a atividade de: 

  • Definir objetivos, 
  • Analisar metas, 
  • Checar os processos desenvolvidos, 
  • Adotar estratégias de marketing, 
  • Controlar os custos operacionais, 
  • Gerenciar as compras, as vendas, 
  • Administrar as finanças. 

Tudo a fim de assegurar um crescimento sustentável por meio de métodos inovadores. 

Resumidamente, o gerenciamento empresarial pode ser definido como a chave para o sucesso ou o fracasso de uma organização, visto que os acertos podem garantir um aumento significativo dos lucros e os erros são capazes de levar uma companhia à falência. Por isso, nunca deve ser ignorado. 

Os principais aplicativos e ferramentas 

Como captar clientes pela internet?” é uma dúvida comum na atualidade. Para conseguir a resposta correta, não basta apenas ver dicas no Google sobre ter um site funcional e estar presente nas redes sociais, pois somente essas atitudes não garantirão bons retornos. 

Quer entender o motivo? Pense que você deseja adquirir uma mesa rústica de madeira em um fabricante X, que tem uma página no Instagram extremamente atrativa. Assim que você entra em contato, percebe que a equipe de atendimento está um pouco despreparada para lidar com os clientes, mas ainda resolve fechar contrato. 

Eis que após o prazo de duas semanas que a empresa te deu para concluir o projeto, ligam avisando que estão com matérias-primas em falta e não farão a entrega. Que dor de cabeça, não? Se a companhia imaginada tivesse feito a gestão de negócios corretamente, nunca venderia algo que não tinha como produzir e nem deixaria um cliente frustrado. 

Certo, vamos supor que você esteja pensando: “vai que aconteceu um erro de cálculos”. Bem, dificilmente você encontrará um cliente que vá ficar tranquilo com essa situação, afinal, a pessoa investiu uma quantia, e às vezes até mesmo tempo, em algo que precisa e não recebeu no prazo estabelecido. Viu que de nada adiantou ter uma página bonita?

Na antiguidade, essa desculpa até poderia funcionar, mas com os avanços tecnológicos, não. Afinal de contas, existem vários aplicativos e ferramentas que podem garantir a assertividade dos processos. Visando te ajudar a escolher os melhores, separamos algumas opções por categorias. Confira! 

Organização de tarefas

Vamos começar pelo tópico básico: a organização de tarefas! Não importa em qual segmento você atue, a gestão de negócios sempre irá envolver uma lista de atividades, que podem incluir acompanhamento de equipes, análises de resultados, atualização de planilhas, contato com sócios e acionistas, reuniões com potenciais clientes e parceiros, etc. 

falar com um consultor

Se você não organizar as suas tarefas diárias, semanais e mensais, dificilmente conseguirá fazer tudo o que precisa. Nesse tópico, é fundamental destacar que a definição de prioridades regem o gerenciamento assertivo de tempo, visto que você nunca pode – nem deve! – deixar uma atividade de extrema importância por último. 

Especialistas afirmam que a organização permite aumentar a produtividade e o foco, características primordiais para garantir melhores resultados. Algumas pessoas optam pelas agendas de papel para fazer isso, e não está errado, é apenas um pouco menos eficiente que os aplicativos. 

Isso porque o Trello, o Evernote, o Quire, o Wunderlist, o Rescue Time e o RunRun.It, modelos muito populares de apps de organização, permite que você tenha acesso às entregas de todos os colaboradores e equipes, facilitando inclusive a tomada de decisões. 

Controle de finanças

Nenhuma pessoa em sã consciência abre um negócio com a intenção de fechá-lo rapidamente. Entretanto, dados revelam que cerca de 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completarem um ano. Das que sobram, levando em consideração uma nova estimativa em 100%, 60% não são capazes de ultrapassar cinco anos. 

Levando em consideração que basicamente todos os negócios começam de baixo, isso significa que um número mínimo de empresas conseguem se manter ativas. Agora, se formos analisar os motivos que causam os fechamentos, a maioria envolve a falta de controle das finanças, que levam à falência. 

Hoje em dia, só peca nessa atividade quem é 100% desinformado ou desinteressado, pois existem uma ampla gama de aplicativos para apurar todos os gastos e os lucros de uma empresa. A seguir, serão apresentados alguns dos mais populares: 

  • ContaAzul: permite um controle preciso de finanças, serviços, vendas e estoques;
  • Quickbooks: permite vistoriar finanças, importar e organizar dados bancários e obter relatórios sobre entradas e saídas; 
  • Mobills: permite realizar o controle de entradas e saídas, bem como o estabelecimento e acompanhamento de objetivos e metas; 
  • Expensify: permite a digitalização ilimitada de recibos, o controle do cartão corporativo, gerenciamento de despesas internas e a reserva inteligente de viagens corporativas. 

Controle de vendas

Sem dúvidas, a pergunta “como vender meus produtos pela internet?” é feita por muitos donos e gestores. Porém, antes de descobrir a resposta,é fundamental ter em mente que se você não estiver acertando no controle de vendas, poderá estar entrando em um universo perigoso. 

Muitos aplicativos de finanças podem ajudar nesse processo. O Venda Fácil, por exemplo, possibilita o cadastro de clientes, fornecedores, produtos, gerenciamento de receitas, controle de formas de pagamento e parcelamento e emissão e compartilhamento de recibos pelas redes sociais. 

Outra opção é o Boss. Em questão de funcionalidade, ele é bem semelhante ao Venda Fácil, mas se diferencia por permitir a administração de todas as contas ou empresas em um único lugar, gerando PDFs de qualquer relatório de sistema, que podem ser simples ou detalhados. 

Independentemente do escolhido, as vantagens são incríveis! 

Gostou do nosso post sobre gestão de negócios: Aplicativos e ferramentas que podem otimizar as atividades? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.


Categorias