O marketing nós já sabemos o que é, mas o que seria o live marketing? É um termo que até então não era muito utilizado, mas começou a tomar espaço recentemente. 

Descubra neste artigo as vantagens, as estratégias e como aplicar esse recurso nos seus eventos. 

O que é live marketing?

A tradução literal de live marketing seria “marketing ao vivo”, sendo assim, podemos entender que são feitas estratégias em tempo real, em que a experimentação é o principal atrativo. 

Essa estratégia permite que as pessoas entendam de maneira completa sobre o seu produto, serviço, empresa – o que aumenta o engajamento e traz uma boa taxa de aceitação.

É um tipo de ação promocional que provoca sentimentos e sensações, ou seja, uma experiência sensorial para os consumidores e participantes. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que outro termo para live marketing pode ser “marketing de experiência”.

Esse tipo de técnica permite que se conquiste a platéia ou audiência por meio das emoções. Com mais proximidade é possível fazer com que o público se identifique, se emocione e vivencie uma experiência memorável. 

As vantagens do live marketing

E é claro que uma estratégia dessas pode nos trazer diversas vantagens no meio corporativo. A primeira e mais importante é a facilidade de ser aplicada, principalmente em meio a pandemia, já que o live marketing não necessariamente precisa ser feito de forma presencial.

E essa facilidade permite que se façam eventos online com experiências incríveis aos seus participantes. Você pode pensar fora da caixinha e proporcionar atividades que ativem os 5 sentidos do seu público.

O vínculo se torna maior, podendo até fidelizar o cliente ou fazer com que uma pessoa se torne um lead da sua empresa ou marca. Ou ainda um embaixador da sua produção, quando conta para outras pessoas o que viveu no seu evento. 

E com a internet ainda por cima, as chances das suas ações de live marketing repercutirem em grande escala são gigantescas, sendo isso o que geralmente acontece. O marketing boca a boca, ou “mensagem a mensagem” se torna muito importante nesse momento.

Live marketing para eventos

Como dito anteriormente, podemos usar o live marketing em eventos. Afinal, eventos são uma estratégia de marketing, então, nada melhor do que unir estratégias em prol de uma produção inovadora. 

Eventos são um tipo de reunião entre pessoas com um mesmo objetivo ou mesmo interesse. Esse encontro nichado, de uma comunidade, é um excelente lugar para gerar leads, impactar clientes ou fidelizar colaboradores. Isso vai depender do objetivo do seu evento. 

E também da sua persona. Ter o público-alvo bem definido é uma grande ajuda na hora de pensar em quais estratégias usar, já que assim saberemos suas preferências, anseios, problemas e como resolvê-los, por meio da solução envolvendo seu evento. 

Para proporcionar experiências diferentes envolvendo os sentidos da sua audiência, podemos buscar as técnicas de gamificação ou outras ideias criativas que podem servir para engajar e envolver.

Caso esteja produzindo um evento híbrido, as possibilidades são ainda maiores. Mas lembre-se de que as experiências em ambos ambientes, presencial e virtual, precisam ser equivalentes para não privilegiar certo público.

Estratégias de live marketing

Existem muitas maneiras de aplicar o live marketing no evento, conheça algumas delas. 

Realidade aumentada ou virtual

O 3D nunca esteve tão perto de nós como hoje em dia. Ele deixou de ser algo de cinema e passou a ser cotidiano, algo que podemos ter em casa. Por isso, podemos passar a pensar em como incluir essa técnica em eventos online.

Isso pode ser feito por meio de lobbies 3D na plataforma de eventos, que precisam de apenas uma boa conexão de internet para performar bem, ou ainda por meio de experiências mais profundas, usando recursos físicos. 

Potencialize o aspecto sensorial do seu público distribuindo óculos 3D e faça brincadeiras divertidas com conteúdos interativos. Aproveite a oportunidade para promover mensagens-chave do evento ou ainda as marcas patrocinadoras. 

Prêmios

Não é por ser online que precisa ser maçante, podemos fazer brincadeiras com imagens, jogos online e outras muitas atividades lúdicas. Pense fora da caixa e explore diferentes ideias criativas.

Crie sistemas de premiações ou de distribuições de brindes como forma de incentivo ou reconhecimento. Use a famosa estratégia de gamificação e traga a criança interior dos seus participantes à tona.

Amostras grátis

Muitas vezes, enviar amostras grátis para a casa do seu público-alvo pode fazer com que ele se lembre de você no futuro. Podem ser coisas simples, brindes personalizados que despertem algum sentimento positivo em quem participou do evento. 

Com uma ação tocante como essa, você sai na frente e conquista sua audiência pelo coração. 

Sessões exclusivas e personalizadas

Tem algum speaker popular no seu evento? Promova um encontro no estilo “meet & greet” com ele e outros participantes para que possam conversar, trocar ideias e experiências.

Ter sessões exclusivas para poucas pessoas pode trazer uma experiência de aproximação muito importante para o seu público, ainda mais se tratando de questões de carreira, mentoria e coaching. 

Ao invés de fazer com que o seu evento seja um monólogo para uma grande audiência, faça com que se torne uma troca quase que de um para um. O seu público com certeza nunca irá se esquecer disso.

Conclusão

Para que seja possível ter um evento interessante, com engajamento, boas taxas de aceitação e para que se alcance o seu objetivo você pode usar estratégias de live marketing que façam a diferença e agreguem valor.

E para se organizar em meio a tantas iniciativas, conte com organizadores para te ajudar, como uma planilha de cronograma para eventos.

Esperamos que este conteúdo tenha trazido insights que te ajudarão a criar momentos inesquecíveis para conquistar a sua plateia! 


Categorias