Vender na internet vai muito além de ter uma boa estratégia de marketing. A conversão de clientes implica na eficiência das suas táticas de vendas do início ao fim. Para isso, as landing pages são uma das principais ferramentas que você precisa trabalhar. 

Landing pages são páginas que possuem um foco principal: a conversão. Ou seja, são como sites de vendas para o seu negócio. Agora, é preciso torná-lo um cliente de verdade. Para isso, as páginas de conversão têm elementos com o único objetivo de vender.

Neste artigo, você vai conhecer como fazer uma landing pages, quais elementos são essenciais para sua composição e o principal: como torná-la mais atrativa para o seu público. Vamos lá?

Qual é a função de uma landing page? 

Sendo direto ao ponto, uma landing page serve única e exclusivamente para gerar leads. Isso acontece através de um formulário que você pode disponibilizar na sua página para que o seu público preencha em troca de baixar um material de valor, como ebook, infográfico, entre outros.

Vale ressaltar que leads são oportunidades de negócio para a sua empresa. Afinal, de nada adianta ter muitas visitas no seu site se você não consegue entregar resultados palpáveis para o setor comercial da sua empresa transformar em rentabilidade.

As páginas de conversão possuem alguns objetivos que você precisa ficar atento para explorá-los na sua estratégia de marketing. Funciona assim: depois de capturar o e-mail do seu possível cliente e mais alguns dados, você pode essas informações para:

  • Iniciar a construção de um relacionamento mais próximo com o seu lead, aumentando sua confiança e empatia;
  • Conhecer mais profundamente quem são as pessoas que consomem seus conteúdos e se elas estão dentro do perfil que você desenhou para o seu cliente ideal, sua persona;
  • Colaborar com o seu time de vendas oferecendo oportunidades para que eles possam entrar em contato a qualquer momento e convertê-as em vendas;

Além desses exemplos citados, as landing pages também diminuem o custo de aquisição de clientes, já que trabalham suas oportunidades através do marketing de conteúdo. Uma estratégia que valoriza a construção de relacionamento antes, durante e depois da venda.

O que deve ter em uma landing page?

Para ser eficiente, uma página de conversão precisa contar com alguns elementos que possibilitam a navegação do visitante, deixando sem dúvidas ou objeções no primeiro contato com o que você tem a oferecer. 

Confira o que não pode faltar na sua landing page:

1. Título e subtítulo

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo site Copyblogger, uma das maiores referências em copywriting, 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma landing page leem apenas o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 pessoas continuarão navegando pela página. 

Em outras palavras, os principais elementos de uma página de conversão são o título e o subtítulo. Esses elementos devem transmitir, de forma clara e objetiva, a proposta de valor da sua oferta. Por isso, dê o máximo de atenção a esta etapa.

2. Imagem

Como diz o ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Essa máxima é primordial quando falamos de uma Landing Page.

Invista em uma imagem que reflita a proposta de valor da sua oferta. Pense no que vai tornar a sua mensagem mais clara e atrativa. Caso contrário, com uma imagem genérica, você pode afastar o seu público por tornar a sua oferta desinteressante.

Lembre-se: usar imagens de banco que já foram muito usadas pode atrapalhar a conversão. 

Se você trabalhar um ebook, trabalhe a capa do seu material como forma de apresentá-lo. O mesmo serve para um webinar ou um infográfico.

3. Descrição da oferta

Na maioria das vezes, criar uma landing page eficaz implica em descrever bem a sua oferta, eliminando quaisquer dúvidas que venham a surgir e trazendo argumentos que matem objeções do seu público. Se liga em algumas dicas de boas práticas:

  • Utilize bullet points;
  • Trabalhe seus argumentos ou parágrafos ou sentenças curtas, que sejam rápidas e fácil compreensão;
  • Opte por 3 a 5 itens mais importantes. Evite blocos de texto muito longos e destaque termos importante em negrito.

Incluir vídeos ou outros elementos explicativos para ofertas mais complexas, pode ajudar e muito na sua empreitada. Por isso, não economize na mão de obra quando for necessário.

4. Formulário

De nada adianta prender o seu público até o preenchimento do formulário se este for trabalhoso e cansativo. O visitante perde o  interesse e você perde uma oportunidade de negócio.

Quanto mais informações, menor será a sua taxa de conversão. Por isso, inclua no seu formulário apenas aquilo que será necessário para que você possa trabalhar os leads convertidos rumo à venda do seu produto ou serviço. 

5. Call To Action (CTA)

A maioria dos seus visitantes que entrar na sua página de conversão não irá preencher o seu formulário. E é por esse motivo que você precisa ter uma Chamada Para Ação (Call To Action) poderosa.

Trabalhe botões que façam com que a sua audiência tome uma decisão de imediato. Evite imperativos e dê mais poder de ação ao visitante. Escreva algo como “Quero baixar”, “Quero agora”, por exemplo.

6. Mensagem de agradecimento

Para finalizar a experiência do seu usuário, nada melhor do que uma mensagem de agradecimento. 

Além de ajudar na construção de um relacionamento com a sua audiência, você dá a certeza ao usuário de que o processo foi encerrado e de que o conteúdo estará pronto para ser consumido.

Como criar landing page grátis?

Agora que você já sabe quais elementos a sua landing page precisa ter, é preciso encontrar a ferramenta correta. Uma das ferramentas mais eficientes que existem, a HeroSpark te ajuda a criar uma página de conversão de um jeito fácil e rápido.

1 – Acesse o site da HeroSpark e clique em “Começar Grátis Agora”:

passo a passo de como criar landing page

2 – Preencha o formulário:

passo a passo de como criar landing page

3 – Responda algumas perguntas essenciais para a HeroSpark entender o seu perfil:

passo a passo de como criar landing page

4 – Depois de preencher as perguntas, clique em “Acessar Minha Conta”:

passo a passo de como criar landing page

5 – Agora, você terá acesso ao painel de criação da HeroSpark. Nele, será possível criar sua Landing Page em apenas alguns passos. Para isso, basta seguir as orientações dispostas nas barras de ferramentas da página.

passo a passo de como criar landing page

No canto direito, você terá informações sobre como criar um produto, como personalizar uma página de vendas e até mesmo como conquistar sua primeira venda.

E aí, vamos criar sua Landing Page agora mesmo? A HeroSpark é a escolha ideal para você bombar na internet, adquirir novos leads e levar mais oportunidade de negócio e vendas para a sua empresa. 

Faça um teste grátis na HeroSpark!


Categorias