herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Criar um blog é uma das principais etapas para alcançar os melhores resultados dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Ter um site bem estruturado e um blog que possua artigos relevantes é essencial para atrair leads de forma orgânica com uma boa otimização de SEO.

Contudo, mesmo depois de decidir iniciar sua criação, é muito comum surgirem dúvidas a respeito de onde criar um blog, qual tipo de plataforma usar ou como começar a produzir conteúdo. 

É importante esclarecer qu evocê não precisa entender de programação para criar seu blog, basta escolher a ferramenta que se encaixa em seu negócio e começar a escrever. 

A fim de ajudá-lo na escolha da plataforma certa, listamos neste artigo as 5 melhores ferramentas para criar blogs incríveis e as melhores práticas no processo de criação.

Continue lendo para saber como criar seu blog!

WordPress

O WordPress é um dos sistemas mais populares para criação de sites, blogs ou aplicativos. Essa ferramenta é uma daquelas onde criar um blog se torna algo menos complicado do que parece.

A ferramenta conta com uma interface amigável, mas para fazer edições mais complexas, é necessário saber um pouco de programação.

No entanto, o plano gratuito é fácil de usar, além de haver a possibilidade de adquirir planos com o intuito de otimizar sua experiência.

A popularização do WordPress ocorreu devido à versatilidade de sua plataforma, que fornece múltiplas possibilidades aos usuários. 

Na ferramenta, você pode escolher templates, layouts, inserir imagens e muito mais.

Nas versões pagas, as facilidades se expandem e os usuários podem instalar plugins, domínio próprio, remoção de anúncios do wordpress, integração com o Google Analytics, entre outras facilidades.

Wix

O Wix é uma plataforma online para criação e edição de sites. A interface da ferramenta costuma ser um pouco mais intuitiva que o WordPress, pois eles trabalham com templates personalizáveis caracterizados pela função de arrastar e soltar os blocos e itens escolhidos pelos usuários.

Além disso, o Wix oferece a possibilidade de criar um template do zero ou utilizar os templates prontos da plataforma. 

Da mesma forma que o WordPress, o Wix conta com planos gratuitos e pagos.

O plano free costuma ser mais limitado com relação às funcionalidades disponíveis, ao passo que os planos pagos oferecem mais benefícios ao usuário.

Alguns benefícios são adquirir um domínio personalizável, remoção dos anúncios na plataforma, maior espaço de armazenamento, entre outros.

Blogger

O Google também pode ajudá-lo a localizar onde criar um blog perfeito, basta recorrer à sua plataforma: o Blogger. Essa ferramenta do Google tem como característica a simplicidade em seu manuseio.

Assim como as opções anteriores, a plataforma fornece a possibilidade de escolher os templates prontos da plataforma ou iniciar um do zero. 

Além das funcionalidades essenciais para um criador de blogs, o Blogger oferece a oportunidade de ganhar dinheiro por meio dos anúncios do Google Adsense.

Dessa forma, anúncios segmentados, pelos temas abordados em seu blog, podem ser exibidos entre suas postagens automaticamente, assim você ganha um  valor referente à divulgação realizada em seu domínio. 

Medium

O Medium é uma plataforma de publicação de blog. Ao contrário das ferramentas anteriores, a possibilidade de interação entre outros blogs é maior, visto que a plataforma tem como objetivo gerar uma relação mais profunda entre leitores e escritores. 

A plataforma também permite uma personalização e é simples de ser usada. Existe também a possibilidade de construir uma rede de contatos por intermédio de seguidores. 

Weebly

O Weebly é um criador de sites, blogs e e-commerce. Sua proposta é fornecer um construtor intuitivo no qual o usuário não precisa recorrer aos códigos.

Por isso, eles são adeptos ao modelo “arrasta e solta”. Como o Wix, o criador do site pode arrastar os itens desejados e soltá-los nos blocos, tudo de forma muito intuitiva. 

Logo, a partir do momento em que o usuário se depara com a plataforma, ele já identifica o processo de criação do blog.

Além disso, a ferramenta oferece opções de layout, vídeos em segundo plano e outras funcionalidades. Da mesma forma que as opções anteriores, o Weebly tem uma versão gratuita e planos pagos. 

Melhores práticas para criar seu blog

Agora que você já sabe onde criar um blog, vamos listar as melhores práticas para produzir conteúdo.

Planejamento de Conteúdo

O processo de criação de conteúdo também precisa ser planejado e alinhado aos seus objetivos. Para melhorar seus resultados, recorra ao planejamento de Marketing de Conteúdo, procure documentar toda a sua estratégia para tê-las fixada no fluxo de produção de conteúdo do seu blog 

Dentro deste planejamento, inclusive, você irá definir sua linha editorial, que consiste na definição das temáticas do conteúdo abordados no blog. Ela irá nortear toda a produção de conteúdo que você inserir nele. 

Monte um calendário editorial

O calendário editorial é uma parte importantíssima na execução da sua estratégia de conteúdo. Será por intermédio deste calendário que você irá organizar as postagens dos seus artigos.

Com o seu planejamento bem desenhado, você já poderá investir em conteúdos para cada persona do seu negócio, além de saber exatamente em qual etapa que elas estão no funil de conversão.

Invista em SEO  

Para alcançar as melhores posições nos motores de busca, você precisa investir em uma estratégia chamada SEO ( Search Enginner Optmization).

O uso dessa estratégia em seu blog irá impulsioná-lo para atingir as melhores posições no ranking orgânico, uma vez que os artigos bem posicionados nas primeiras páginas do Google, por exemplo, têm maior possibilidade de conversão.

Escolha uma plataforma para produtos digitais

Além das ferramentas para criação do blog, vale a pena investir em uma plataforma voltada aos infoprodutos. Afinal, depois de criar um blog, você já se torna um produtor digital.

E para alcançar mais visitantes, leads ou clientes, será necessário adquirir uma ferramenta para auxiliá-lo neste processo. Sendo assim, escolha uma plataforma que oferece a possibilidade de automatizar e-mails, assim você pode enviar newsletters e atualizações dos seus conteúdos ao seu público, por exemplo. 

Na HeroSpark, você irá encontrar uma ferramenta completa que irá otimizar a sua estratégia de planejamento de conteúdo.

Por intermédio da plataforma, você pode criar gratuitamente landing pages de conversão, automatizar e-mail, criar funis de vendas, publicar produtos digitais, entre outras funcionalidades.  

Agora que você já conhece onde criar um blog de sucesso e as melhores práticas para isso. Está na hora de colocar a mão na massa e investir nesta etapa tão importante do seu negócio.

Cadastre-se gratuitamente na HeroSpark e transforme seu blog em dinheiro!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias