Livro digital: o didático do futuro

Tecnologia facilita vida de estudantes e professores, mas exige infraestrutura de primeiro mundo
A versão digital é acessada por dispositivos móveis ou computadores e folheada, assim como o jornal digital. As soluções variam, mas, em geral, ícones no livro (impresso ou digital) indicam o conteúdo interativo, hospedado no site das editoras. Ilustrações se transformam em vídeos, letras de música em áudio e exercícios complementares podem ser resolvidos on-line. O aluno lê, grifa e anota – como sempre fez, mas agora no computador.
— A divisão celular que antes era apresentada apenas por uma imagem no papel fica muito mais rica com uma animação — exemplifica Ronyse Pacheco, diretora da Editora SM.
A empresa criou uma plataforma on-line na qual estudantes e professores podem discutir em fóruns e trocar mensagens. O pacote de serviços oferecido às escolas também inclui área de apoio ao professor com galeria de recursos para utilizar em sala de aula e formação continuada a distância.
— É preciso identificar a melhor ferramenta e mídia para cada conteúdo. Em momentos que necessitam interatividade, o papel não é o meio mais adequado. Mas pode ser na hora de uma leitura aprofundada — afirma Emerson Santos, diretor-geral da Editora Positivo.
Escola pública
A partir de 2015, o livro digital começará a ser distribuído às escolas públicas de Ensino Médio do Brasil pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC). O edital para as editoras enviarem seus produtos está aberto e o material deverá ser entregue para avaliação em agosto.
O MEC exige que o livro digital tenha todo o conteúdo do impresso integrado a soluções multimídia, como mapas, vídeos, jogos educacionais, infográficos, áudios, sites etc. Login e senha para estudantes e professores baixarem o material multimídia no site das editoras deverão vir impressos na versão em papel. O livro digital deverá ser utilizado sem necessidade de conexão com a internet, a não ser no primeiro acesso para baixar o material.

fonte: oglobo.globo.com

Categorias