Mindfulness no ambiente de trabalho

Como criar um programa de mindfulness no ambiente corporativo

O método mindfulness propõe incentivar os colaboradores a desligar a função multitarefa. A intenção é fazer ele se concentrar total e intencionalmente no presente. Embora não pareça a melhor estratégia para o ambiente corporativo que visa prazos e resultados, muitas empresas tem obtido ótimos resultados com esta técnica.

Há uma relação de mão dupla, os gestores que promovem práticas mindfulness auxiliam as pessoas a serem mais ativas. Eles conduzem a sua atenção para a tarefa mais pertinente. Ou seja, a técnica aplicada dentro do ambiente corporativo propicia o aumento do foco e de produtividade. Mas não é só isso, ela também melhora o desenvolvimento, mental, potencial e criativo do colaborador. Assim, a empresa vai desenvolver profissionais mais comprometidos com resultados.

Como transformar dispersão em produtividade através do mindfulness

Para facilitar o entendimento, vamos citar um exemplo que provavelmente você já viu por aí. Algumas empresas acreditam que, quanto mais tempo o profissional passa engajado em desempenhar uma determinada tarefa, mais ele produz. Quando isso acontece, em teoria, mais resultado ele trará, mas não é bem assim. Ao longo do dia ficamos dispersos e a nossa mente procura fugas. O ser humano consegue manter o foco em uma atividade durante 40 minutos, após isso ele precisa de um tempo. Um estudo de Harvard, realizado em 2010, aponta que, de todo o tempo que permanecemos acordados, quase a metade dele (47%) é gasto com as distrações.

E como conseguir transformar essa dispersão em produtividade? Veja bem, o mindfulness, consiste em prestar atenção ativamente a tudo que surgir interna ou externamente. Dentro do ambiente corporativo existe uma busca constante por resultados. É uma exigência para que o trabalho seja desempenhado da melhor forma. Pensando assim, é possível supor que um funcionário será mais produtivo se estiver com uma mente mais focada, certo? As empresas que pensam no futuro entendem a importância de valorizar o capital humano. Pois são os colaboradores os principais responsáveis pelo desempenho e pelos resultados da corporação.

O Google investe não apenas em programas de mindfulness, mas também trabalha a inteligência emocional. O mais conhecido é o “Search Inside Yourself”, aplicado desde 2007. Com isso, o colaborador trabalha mais focado e toma decisões mais assertivas. Percebe-se que o retorno para a organização não é só rentável, mas principalmente engloba satisfação dos colaboradores. Isso melhora o bem estar na empresa e se reflete na produtividade. Quanto melhor o seu colaborador se sentir no ambiente de trabalho, melhor será o clima organizacional.

Veja também: A importância de avaliar e medir o clima organizacional.

Direcionar a atenção: Os dois tipos de foco

Para aperfeiçoar as competências de cada individuo por meio mindfulness, alguns passos são necessários. O primeiro deles é que o o colaborador compreenda os benefícios da atividade. Vamos imaginar a seguinte situação: um funcionário está tentando trabalhar, há vozes ao redor, uma impressora barulhenta e o ruído externo de movimentação e carros; esta é a distração fácil, a qual é possível ignorar e dar continuidade ao trabalho. Agora vamos para o outro exemplo: o funcionário está desempenhando sua atividade, então o chefe pede para ele entregar o trabalho antes do horário previsto. No mesmo momento, ele lembra um problema pessoal e de uma atividade importante que tem que fazer no mesmo dia. O foco já não é mais o mesmo. Então ele vai de encontro com a distração difícil, aquela que causa estresse, cansaço e preocupação.

Como aplicar o mindfulness

O mindfulness tem como objetivo principal desenvolver a capacidade de focar unicamente no momento que está sendo vivenciado. Quando uma empresa decide aplicar uma vivência mindfulness é imprescindível que o processo comece pelos gestores. Desta forma a transição para os demais níveis hierárquicos é mais fácil. Desta maneira, a técnica deve ser desenvolvida pensando em dois focos.

  • Aplicando o mindfulness na cultura da empresa

Modificar o sistema organizacional e seguir um modelo mais flexível de atuação exige um desenvolvimento contínuo entre a empresa e o funcionário. Para gerenciar os colaboradores é preciso uma estratégia prática, entende-se que, investir no mindfulness é investir em capital humano, e consequentemente em resultados. A criação deste ambiente favorável é um processo gradativo, com o decorrer do tempo o próprio funcionário terá visão de suas possibilidades e estará mais engajado em resultados. Desta forma, é importante que a empresa e seus gestores estejam preparados para adaptar o modelo de mindful com responsabilidade.

  • Aplicando o mindfulness no funcionário

Imagine como o colaborador vai enxergar a sua empresa se você disponibilizar um ambiente satisfatório, criativo e saudável. Com certeza ele vai estar mais produtivo e com um maior potencial de inovação, certo? Se sua resposta foi “sim”, você provavelmente entendeu os benefícios práticos do mindfulness. Agora imagine uma plataforma com conteúdo estratégico, uma ferramenta completa que vai facilitar o treinamento dos seus colaboradores, aprimorando e trazendo economia a sua empresa.

Veja também: Melhore hoje a sua comunicação empresarial através do ead.

Efeito + produtividade = treinamento da empresa

Uma plataforma de ensino a distância oferece diversas facilidades. Se você precisa treinar sua equipe, seu colaborador vai poder acessar os conteúdos de onde estiver no local e no horário desejar. Com um treinamento específico ele vai estar caminhando juntamente com os ideais da empresa. Um funcionário mais motivado, também gera mais resultado e crescimento para a empresa.

Uma organização disposta a oferecer um estado mais mindful aos seus colaboradores precisa dispor de um tempo estratégico e um planejamento. Para que assim, consiga mostrar os benefícios que a meditação pode trazer para o ambiente corporativo. A experiência não é apenas corporal, mas também regula a atenção, o pensamento colaborativo e o equilíbrio emocional.

Mesmo que realizado em um período curto, o treinamento melhora a qualidade do trabalho em equipe, a capacidade de tomar decisões e também proporciona um impacto positivo na competência de solucionar problemas. Mas quais os momentos específicos que mindful pode ser utilizado? O melhor da prática, é que ela pode ser realizada em qualquer lugar e em qualquer situação. Entretanto, no ambiente corporativo ela é altamente positiva, uma vez que, liberta o indivíduo do condicionamento automático e dos padrões mentais (cognitivos) influenciando na capacidade da atenção. Faz com que o profissional esteja mais predisposto a tomar decisões assertivas e conscientes.

Avaliando todas essas vantagens é interessante destacar alguns pontos. Por exemplo, dispor de um serviço completo de ensino a distância, como a plataforma Eadbox, é fundamental para sua empresa. Desta forma ela vai poder empregar de maneira estratégica e funcional um treinamento completo para os seus colaboradores. Isso vai viabilizar a flexibilidade, qualidade e resultado. Descubra como esta plataforma de aprendizagem pode auxiliar a transmitir conhecimento para todos os seus colaboradores. Conheça o universo de possibilidades disponível através deste ambiente virtual de aprendizagem.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias