Comunicação Empresarial

Melhore sua comunicação empresarial através do ead

A comunicação empresarial e a maneira de fazer negócios mudaram nos últimos anos. Elas evoluíram e tiraram o poder da informação dos grandes veículos, passando-o para as mãos dos usuários que exploram cada possibilidade de fazer valer sua opinião.

Assim, a imagem profissional de uma empresa depende, e muito, da forma como ela se comunica. Além de aprimorar as habilidades de comunicação nas interações com os clientes, oferecendo-lhes suporte e feedback sempre que for preciso. Também é necessário promover a produtividade no ambiente de trabalho, dando as ferramentas precisas os seus colaboradores. Assim eles vão poder atuar de maneira correta e gerar ainda mais receita para a sua empresa. É preciso escolher um meio para que aja esta comunicação, como e-mail, apresentação ou vídeos, e saber o conteúdo da mensagem: ele vai determinar como as pessoas enxergam o seu negócio.

Esta habilidade poderosa não vai influenciar apenas como o público geral vê a sua empresa. Ela pode te dar vantagem competitiva para alavancar o faturamento e o crescimento do seu negócio. O principal segredo está no seu colaborador, pois é ele quem veste a camisa da sua empresa fora do horário de trabalho. Ele é quem vai elogiar ou difamar a sua empresa para os amigos e também nas redes sociais. Um colaborador satisfeito e empolgado vale por dois e vai ajudar a construir a imagem da sua empresa.

Por outro lado, se a comunicação empresarial não está bem alinhada e desenvolvida, você vai ver a estrutura interna da sua empresa enfrentar mais desafios do que você imagina. Papel e caneta na mão? Então vamos lá.

CTA cursos online

como produzir e distribuir cursos online

1. Os avanços na comunicação empresarial

Foi-se o tempo em que você precisava enviar um memorando ou colar um aviso lá naquele quadro localizado no refeitório. As pessoas querem mais. Para promover e divulgar informações, existem soluções muito mais práticas, modernas e efetivas. Um exemplo que em alta no mercado são as plataformas de ensino a distância.

Através de uma plataforma ead você pode enxugar em até 66% o valor investido na comunicação empresarial. Isso é possível, pois o ensino a distância cria um ambiente virtual de aprendizagem. É nesta plataforma que o seu colaborador vai assistir os seus treinamentos e acompanhar as suas vídeo aulas. Tudo isso visa a melhoria da performance pessoal do seu colaborador, mas nós já chegamos nesta parte.

A plataforma ead é essencial para que as organizações diminuam os seus esforços ao mesmo tempo em que interagem com os seus clientes internos, os colaboradores. Assim você vai conseguir entender as necessidades e os desejos de cada um deles. A boa comunicação com o seu público interno fornece bons resultados e melhora a sua reputação. Ela também te ajuda a obter novos e fiéis clientes, além de bons resultados no balancete da empresa no final do ano.

A Eadbox criou uma plataforma de fácil acesso e que permite que uma empresa propague informações de maneira muito mais envolvente. Um dos seus objetivos é conquistar uma comunicação empresarial clara e sem ruídos com os seus colaboradores. O resultado é o aumento na qualidade de entrega do serviço prestado para o seu colaborador.

  • A plataforma ead no dia a dia da minha empresa

Falamos ali em cima sobre a performance profissional do seu colaborador. De nada adianta você possuir uma quantidade incrível de ferramentas de última tecnologia se o seu colaborador não souber utilizá-las. Dependendo do modelo de negócios da sua empresa, conseguir um profissional no mercado que atenda todas as necessidades necessárias para determinadas funções é muito difícil. Este colaborador também pode ser, acima de tudo, caro. Por isso nós podemos utilizar de uma plataforma de ensino a distância para capacitar o seu colaborador. Este é um dos principais benefícios de uma plataforma ead.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de implementar a tecnologia de ensino a distância na sua empresa é compreender como utiliza-la a seu favor. Não adianta apenas contratar uma equipe de profissionais que vão produzir os melhores cursos do mercado. Para a comunicação empresarial ser um sucesso você precisa saber o que o seu colaborador, de fato, precisa.

Uma pesquisa com os colaboradores em formato de questionário pode mostrar onde eles possuem maior dificuldade. Quais treinamentos eles acreditam ser necessários para desenvolver o seu dia a dia de maneira eficaz? Em cima destes dados você trabalha os treinamentos para a sua equipe.

Um departamento de recursos humanos precisa estar antenado na qualificação do seu profissional. Quanto mais treinamento ele receber, mais este colaborador vai se sentir privilegiado dentro da empresa. Ele vai perceber que a corporação aposta nele e espera melhores resultados. Isso vai fazer com que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa e rendam muito mais.

Veja também: comunicação corporativa: 9 dicas para alcançar o sucesso na sua empresa.

  • A competição global

Na medida em que as organizações multinacionais espalham suas raízes em diversas partes do mundo, divulgando seus novos produtos com a força que só algumas marcas possuem, ter boas estratégias para ganhar clientes é primordial para se manter firme nesta competição.
Por isso, é essencial que você invista em uma comunicação empresarial eficaz e estratégias de marketing certeiras! Uma das soluções é aumentar a qualidade da comunicação empresarial. Com as informações certas, metas claras e constante especialização dos seus colaboradores através de cursos e palestras, você poderá sentir o impacto no desempenho geral. Aumentando o comprometimento da sua equipe, você vai melhorar o seu negócio em todas as frentes, desde a produção e a entrega do serviço, até o atendimento posterior ao cliente.

Imagine que você trabalha no departamento de recursos humanos de uma loja de sapatos. Você possui dois funcionários diferentes: um que está há anos na empresa e conhece os processos e procedimentos da loja; e outro colaborador que começou a pouco tempo a trabalhar na empresa.

Recentemente você adquiriu um novo sistema de controle de estoque, no qual o funcionário novo recebeu um treinamento, assim como o funcionário antigo. Entretanto, você vai perceber que, quanto mais tempo os colaboradores possuem de casa, mais fechados para novas tecnologias e mudanças eles estão. Assim, o colaborador novo vai conquistar resultados melhores, pois vai ter um atendimento mais rápido para o cliente da sua loja de sapatos. Desta forma ele vai conseguir atender mais pessoas e tendo melhores resultados. O segredo aqui não é demitir o colaborador com mais tempo de casa, mas sim incentivar o uso correto das novas ferramentas, mostrando o valor prático dos treinamentos.

CTA onboarding

ebook onboarding

2. Tipos de comunicação empresarial

Vamos do começo, existem duas formas primárias de comunicação empresarial: a unidirecional e a bidirecional. No primeiro caso, a informação vem de cima e se espalha para os colaboradores ou clientes. A ação chegou a todos da maneira correta? As pessoas compreenderam a mensagem? Elas vão agir como o esperado? Sem o feedback necessário, você não poderia saber o resultado da sua mensagem.

Já com a comunicação bidirecional, é possível que aja diálogo entre o interlocutor e o receptor. A forma mais comum de comunicação bidirecional, atualmente, ocorre de maneira pessoal entre o gerente ou supervisor com o seu colaborador. Somente assim você descobre se o seu cliente interno está satisfeito ou frustrado com a sua função na empresa.

Através de uma plataforma ead você consegue produzir um questionário para todos os seus funcionários para compreender quais as aspirações de cada um deles, bem como onde e como melhorar o ambiente e condições de trabalho de um dos seus colaboradores.

  • Utilize os dados para se comunicar melhor

Mas não basta apenas receber estas informações: são dados preciosos e você precisa trabalhar com eles! A primeira forma é atender as expectativas do cliente interno. Se ele relatou um problema, veja como você pode ajudar na solução. O caminho aqui é demonstrar preocupação com as dores dos seus colaboradores. Dar um retorno para ele, como um comunicado “vamos fazer isso em oito meses”, ou explicar que a proposta é inviável e mostrar os motivos. Se ele demonstrou satisfação, agradeça, afinal, nada melhor do que o elogio sincero.

Quando a comunicação empresarial é feita de maneira aberta, você conquista resultados melhores. Desta maneira você vai conseguir captar as opiniões de quem vivencia a companhia de uma forma diferente do que você. Cada funcionário vai poder te mostrar uma visão única sobre a empresa. São estes pequenos detalhes que podem mudar positivamente a rotina de trabalho.

Quando você trabalha bem com as linhas de comunicação empresarial e consegue obter dados importantes dos seus colaboradores, você verá os resultados no seu faturamento. Ao deixar os seus colaboradores satisfeitos com o modelo de trabalho, você verá também clientes satisfeitos. E, como você deve saber, clientes felizes atraem novos clientes.

3. Como usar uma plataforma ead para se comunicar com sucesso

Uma plataforma ead possibilita que você publique diversos tipos de conteúdo que ficarão disponíveis para o público que você desejar. Assim, seu funcionário ou cliente poderá acessar de onde quiser, utilizando seu desktop convencional ou smartphone. A dica aqui é para você ficar de olho no perfil dos seus funcionários e também na legislação. O colaborador pode realizar treinamentos não obrigatórios fora do horário trabalho, pois não é necessário para o dia a dia na empresa.

Entretanto, no caso do treinamento do novo software, você precisa disponibilizar não apenas o horário para o treinamento, mas também computadores para que seja possível acessar o curso online. Estudos apontam que a economia em treinamentos através de uma plataforma ead pode chegar até a 66%. Mesmo que você precise montar um local para gravação das vídeo aulas e um laboratório de informática.

Além de possibilitar uma gama grande de formatos, como vídeos, apresentações e até mesmo transmissões ao vivo, a plataforma ead da Eadbox possui uma sistema de gameficação, para incentivar os seus colaboradores a obterem os melhores resultados nos treinamentos. Eles podem até mesmo competir e receber pequenas recompensas por sua dedicação. O ambiente virtual de aprendizagem também permite interação entre os próprios colaboradores através de fóruns. Tudo isso melhora a experiência do colaborador, incentivando ele a participar do curso e adquirir boas notas. A competição vai tornar todo o ainda mais valoroso devido a competitividade gerada entre os colaboradores.

Sem esquecer as vantagens de mobilidade, já que o conteúdo vai estar disponível onde quiser, a hora que desejar. Facilidades que fazem toda a diferença na sua empresa. Saiba mais e veja a melhor solução para o seu negócio, mande uma massagem pra gente.

4. Preciso ter uma equipe em minha empresa para realizar os cursos para o ead?

A resposta para esta pergunta depende do cenário que a sua empresa está inserida. Existem vários cursos livres disponíveis para compra na internet, que você pode disponibilizar para os seus colaboradores. Entretanto, dependendo do seu modelo de negócios, e até mesmo da sua demanda, ter uma equipe interna responsável por estes treinamentos, talvez seja a melhor escolha.

A vantagem de utilizar uma plataforma ead é que você não precisa de uma equipe fixa de profissionais realizando treinamentos, pois uma vez gravadas, as vídeo aulas podem ser replicadas quantas vezes forem necessárias. O ponto chave aqui é a qualidade do conteúdo e a dinâmica do vídeo. Várias empresas utilizam o colaborador com mais experiência para realizar o treinamento dos novos colaboradores. Entretanto, uma coisa é realizar um treinamento para dez pessoas, outra é fazer isso de frente para uma câmera. Por isso, é importante se atentar para o desenvolvimento do seu colaborador em frente às câmeras, pois não adianta a melhor didática possível se ele não tiver um bom desenvolvimento para prender a atenção do seu colaborador. Uma das saídas para este tipo de situação é treinar os seus colaboradores que vão ministrar o treinamento, para que eles aprendam a conversar olhando para câmera.

Tenha um dono do processo

Por último, mas não menos importante, é fundamental você possuir pelo menos um encarregado pelos treinamentos da sua empresa. Você não pode deixar com que o seu conteúdo fique defasado. É muito comum, pela vídeo aula poder ser replicada várias vezes, que os vídeos fiquem defasados. Por isso é importante fazer uma reciclagem dos seus treinamentos em períodos pré-determinados. A visão e a mensagem que a sua empresa deseja transmitir para os seus colaboradores pode mudar de tempos em tempos. Mas o ensino a distância vai ajudar a sua empresa a manter a mensagem sempre atualizada de maneira fácil e efetiva.

Veja também: Aumente a produtividade da sua empresa através do EAD.

Ainda possui dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que a nossa vai lhe ajudar a encontrar a melhor solução para a sua corporação através do ead.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias